David
Olá
Estou revelando o Fomapan 400 com o revelador da loja daqui. Os rolos três e quatro, que revelei ontem, apresentam listras transversais bem visíveis no negativo; começando pelos orifícios nas bordas.
Revelei por 5,5 minutos (agitando a cada meio minuto por cerca de 5 segundos), depois parei (banho de água com 6 a 10 agitações, repetindo o processo quatro vezes), depois fixei (cerca de 4 minutos, sem agitação), enxaguei novamente (3, 6, 12 e 24 agitações) e passei 1 minuto no banho de água. Depois, sequei e pendurei.
O fixador e o agente umectante não estavam novos. No geral, as fotos invertidas parecem desbotadas, como se tivessem uma névoa sobre elas, além desse fenômeno de manchas/listras.
Alguém tem alguma dica ou duas?
Muito obrigado.
MirkoBoeddecker
É melhor postar algumas fotos desse fenômeno.
Outras perguntas:
?
- Qual revelador você está usando (RODINAL)?
- Você preparou revelador suficiente para submergir o rolo inteiro?
- Como você mede a temperatura?
?
Os filmes Foma são cinza — eles não têm proteção extra contra halos e utilizam um suporte tingido de cinza.
?
Atenciosamente,
?
Mirko
David
Primeiro, preciso descobrir aqui como inserir imagens ;)
€
O revelador é o ADOX RODINAL. Preparo 300 ml, conforme indicado no frasco e no manual da Foto Impex.
A temperatura é medida com um termômetro, que coloco dentro do líquido.
Encho um balde grande com água a 20 graus e uso essa água para preparar a solução.€
€
O que é isso de “proteção contra halos”? Quais são as consequências disso...?
David
duas imagens negativas e uma invertida. Eu tiro as fotos com minha câmera digital e depois as inverto no ViewNX da Nikon. Os valores de contraste, cor etc. não foram editados posteriormente.
Atenciosamente,
David
Renate
Para mim, isso parece indicar uma fixação insuficiente. Durante a fixação, o filme deve ser movimentado constantemente (pelo menos a cada 5 a 10 segundos). O melhor é repetir a fixação e, por fim, prolongar o tempo de lavagem.
€
A exposição do Fomapan 400 deve ser feita a no máximo 200 ASA. Pelo que vi nos meus testes, o filme não aguenta mais do que isso.
€
€
Atenciosamente
€
Renate
David
Obrigado. Vou tentar de novo agora mesmo. Revelei isso ontem... estou curioso para ver o que vai acontecer agora.
E se eu ajustar isso na câmera para 200, o tempo de revelação muda...?
Muito obrigado pelas respostas rápidas :-)
David
Renate
Como os negativos parecem um pouco desbotados, recomendo aumentar um pouco o tempo de revelação. Qual foi a concentração do RODINAL que você usou? Com uma concentração de 1:50, para o Fomapam400, costumo usar tempos em torno de 10 minutos.
€
Se as sombras no negativo estiverem muito fracas, é preciso aumentar a exposição.
Se as luzes no negativo estiverem muito fracas, é preciso prolongar o tempo de revelação.
€
Com essas duas regras, é possível ajustar facilmente o processamento do filme.
€
€
Atenciosamente
€
Renate
HGR
É notável que as listras estejam relacionadas à perfuração.
Windisch, Die neue Fotoschule, 1960, p. 234: “Revelação na lata irregular. Na maioria das vezes, revelação com listras
nas bordas da perfuração... Causa: o filme não é movimentado o suficiente; gire a lata também lateralmente.”
€
Especialmente durante o primeiro minuto de revelação, agite constantemente!
Ou minha sugestão: revelação por rotação, rolando sobre a mesa ou com um aparelho...
€
Atenciosamente
€
Hans-Gerd
fototiger
Isso parece indicar agitação insuficiente e fixação inadequada. Dá para ver isso principalmente na terceira foto, onde há uma borda azul ao redor e abaixo das perfurações; isso indica que o filme não foi fixado adequadamente, pois não foi agitado o suficiente.
?
Mas:
As duas primeiras fotos também indicam agitação insuficiente com o revelador.
?
Tente o seguinte:
1. O Fomapan 400 é, na verdade, mais próximo de um 200; com RODINAL, talvez um pouquinho menos.
2. Com uma diluição de 1:50, eu fico com o RODINAL e o Foma 400 por cerca de 11 minutos; qual diluição você usou?
3. Durante o revelamento, geralmente agito nos primeiros 30 a 60 segundos (virando de cabeça para baixo e depois de volta), depois faço o mesmo a cada minuto por 10 segundos. Além disso, giro o frasco na mão.
4. Durante a fixação, o movimento é importante; se você agitar durante metade do tempo total de fixação, isso deve ser mais do que suficiente.
?
Sobre suas perguntas:
Você não precisa se preocupar com a proteção contra halos; essa é a cor turquesa-esverdeada (Fomapan 400 com RODINAL) que surge com o revelador. Ela é automaticamente removida durante o enxágue. Outras combinações de filme e revelador apresentam cores diferentes. Um TriX em RODINAL, por exemplo, fica em um violeta escuro, enquanto um TriX em D76 fica em um rosa claro. Eu ficaria surpreso se o Foma não tivesse nenhuma proteção contra halos. No meu caso, o banho de parada e o fixador de um Fomapan também ficam levemente verdes, mas isso desaparece e não afeta o revelamento nem o uso posterior.
?
Como você escreveu que usa um balde grande, eu faço assim com o RODINAL: vou ajustando a torneira e o copo medidor até chegar a pouco mais de 19,5 graus, esvazio a água que não vou mais usar e, então, adiciono a pequena quantidade de RODINAL. Como uso apenas a diluição de 50, a temperatura não muda mais significativamente.
David
Olá
Então: a fixação posterior funcionou!!! As manchas desapareceram. Ótimo! Muito obrigado. Parece que recebi informações erradas ou não li direito e fiz a fixação na posição vertical.
Eu realizo a diluição na proporção de 1 para 25 e, portanto, revelo por 5 minutos e meio.
Então, a próxima será ajustada para 200 ISO na câmera e revelada por 11 minutos e meio na proporção de 1 para 50, e eu devo agitar durante todo o primeiro minuto!? (Ou não?)
A câmera não vai realizar a exposição automaticamente em excesso? Já que ela trata o 400 como se fosse um 200...?
TR
Olá,
€
A câmera não realiza a exposição automaticamente demais? Já que ela trata o ISO 400 como se fosse um ISO 200...?
Um exemplo: você
mira um gato preto que está sentado em um tapete claro. Nesse caso, sua câmera não vai realizar a exposição desse gato de forma alguma como “ISO 200” (mas sim como ISO 800, ou seja, realizando uma subexposição bastante, apesar de estar ajustada para ISO 200). Não é tão simples assim. Não se preocupe tanto com o medidor de luz embutido da câmera, que é bastante rudimentar, e siga melhor a seguinte regra: dê bastante luz ao filme P&B e, em caso de dúvida, prefira o excesso à falta. Mas não revele por muito tempo.
Eu mesmo calibro o medidor de luz embutido da câmera para o valor padrão do filme, mas sempre meço um
ponto de luminosidade médio do meu motivo e salvo esse valor. De forma alguma eu simplesmente “aponto” e disparo. Apenas as câmeras mais modernas possuem métodos de medição
mais inteligentes, como a “medição matricial”. Em todas as outras, é melhor proceder como descrevi acima, desde que se dê importância a um desenho correto das sombras. Caso contrário, é claro que também se pode medir de forma bem mais aproximada, por exemplo, quando é preciso agir rapidamente.
Renate
A questão é bem simples. A Foma afirma que o filme tem 400 ASA. Mas, quando faço testes com ele, na verdade só consigo medir entre 200 e 250 ASA. Portanto, o fabricante exagerou. Mesmo com reveladores que aproveitam toda a sensibilidade (por exemplo, o XTOL), chego no máximo a 250 ASA. Por isso, a câmera realiza uma exposição muito boa quando ajustada para 200 ASA. Dependendo do objeto, pode ser necessário fazer ajustes, mas isso se aprende com a experiência.
Atenciosamente,
Renate
jonny
?
Sobre suas perguntas:
Você não precisa se preocupar com a proteção contra halos; essa é a cor turquesa-esverdeada (Fomapan 400 com RODINAL) que surge com o revelador. Ela é automaticamente eliminada durante o enxágue. Outras combinações de filme e revelador apresentam cores diferentes. Um TriX em RODINAL, por exemplo, fica em um violeta escuro, enquanto um TriX em D76 fica em um rosa claro. Eu ficaria surpreso se o Foma não tivesse nenhuma proteção contra halos. No meu caso, o banho de parada e o fixador de um Fomapan também ficam levemente verdes, mas isso desaparece e não afeta o revelamento nem o uso posterior.
?
Mirko não escreveu que o Foma não teria nenhuma proteção contra halos. Ele escreveu que a proteção contra halos seria obtida por meio da coloração cinza do suporte e que, além disso, não haveria proteção adicional contra a luz. Se for assim, o corante lavado provavelmente serve para a sensibilização.