Gast
Olá a todos,
Gostaria de montar meu próprio pequeno laboratório fotográfico. Como meu conhecido, que encontrou o equipamento no sótão, infelizmente também não tem a menor ideia das capacidades técnicas do laboratório, espero que alguém aqui possa me ajudar...
Trata-se do aparelho de ampliação MEOPTA AXOMAT 4a COLOR e a minha principal dúvida é: será que ele também serve para ampliar/realizar a exposição de fotos em preto e branco?
Desde já, muito obrigado!
Matthias
Gast
Resumindo:
sim.
Pode-se trabalhar com luz branca e filtros de gradação inseríveis ou ajustar as gradações através do misturador de cores. Já há discussões suficientes sobre os prós e contras no passado.
Atenciosamente
Martin
Gast
Desculpe, trata-se do ampliador MEOPTA AXOMAT 4 COLOR e não da versão 4a (se é que isso faz alguma diferença)!
Matthias
uworischki
O Axiomat 4 Color normalmente vem com lâmpada de vidro opalino, condensador e gaveta de filtros — ou seja, é um ampliador P&B comum. No Axiomat, “Color” não significa necessariamente “cabeçote colorido”.
Portanto, nada de inserir filtros... para papel de contraste variável, é necessário usar um conjunto de filtros multigrade. Se bem me lembro, gaveta de filtros de 75 mm x 75 mm.
uwe