Gast
Ultimamente, revelei cerca de 40 rolos de CHM 400 e também alguns outros filmes, como o Acros (muito bom!), no Adolux ADX, e agora gostaria de compartilhar algumas perguntas e comentários.
1. No geral, gostei muito, e a caracterização de que o ADX é um “meio-termo” entre, por exemplo, o ID-11 e o RODINAL, na minha opinião, acerta em cheio. Alto contraste de bordas com grão ainda fino.
2. No entanto, parece-me que o aproveitamento da sensibilidade se inclina fortemente para o RODINAL. O fato de a maioria dos filmes se beneficiar de uma subexposição de 1/3 a 2/3 de stop não é novidade para mim, mas com outros reveladores, por exemplo, o ID-11, isso não me parece tão pronunciado (deixando de lado o A49 etc., que são casos à parte).
3. Pergunta: como fica com diluições maiores que 1+24? Como nunca faço “testes”, mas começo com os valores padrão e depois, se necessário, altero a sensibilidade, ficaria grato por valores empíricos.
4. O tempo de 4 min para FP4+ e CHM 125 me parece um pouco curto (?)
Atenciosamente,
Elmar
Gast
ad 2. : Erro de impressão! ...1/3-2/3 pontos de superexposição ... claro
Elmar
Gast
Nas últimas semanas, trabalhei intensamente com o revelador ADX. Para isso, utilizei os filmes Acros e APX100, tanto em formato 35 mm quanto em filmes em rolo. Ao longo dos testes, também registrei a curva característica. Obtive os seguintes resultados ao utilizar as caixas Jobo 1510 / 1520:
APX100: Alcançei a sensibilidade indicada na tabela de revelação, mas precisei prolongar um pouco o tempo de revelação; em vez de 5,5 min., revelei por 6 min. A curva é um pouco mais íngreme na faixa média, mas um pouco mais plana nas sombras e nas luzes do que a curva padrão. Isso resulta em uma impressão mais agradável e é vantajoso para motivos cujas partes importantes da imagem se situam na faixa média da curva característica. Uma diluição adicional do revelador além de 1+24 (corresponde a 1+1+48) leva a um revelamento irregular, especialmente em filmes em rolo (formação de manchas).
Acros: Não consegui atingir exatamente a sensibilidade de ISO 80/20 indicada na tabela de revelação. Alcancei ISO 64/19 com um tempo de revelação de 5,5 min. O filme reage de forma muito drástica a alterações nos parâmetros de revelação. Um aumento de 15 segundos no tempo de revelação é claramente visível; portanto, é preciso trabalhar com muita precisão. A curva padrão é bem atingida com um tempo de revelação de 5,5 min. Com uma diluição de 1+24 (corresponde a 1+1+48), há revelação irregular em filmes em rolo em uma lata Jobo 1520 (formação de manchas). Em filmes KB, essas manchas ficam na área da perfuração e não afetam o resultado da imagem. É possível que essas manchas desapareçam com o uso de mais concentrado por processo de revelação (compare com o APX100 acima).
Para ambos os filmes, o véu é visivelmente maior do que, por exemplo, ao usar RODINAL. Isso leva, no mínimo, a tempos de exposição mais longos na ampliação. A sensibilidade é menor do que ao usar RODINAL 1+50. Desaconselho totalmente o uso de uma diluição do concentrado maior do que a indicada.
Observação: o revelador de dois componentes Spur SD2525, de conceito semelhante, comporta-se de maneira muito diferente com o Acros. Na faixa das luzes, a curva característica torna-se plana, e isso já ocorre na região da Zona VIII. Isso só é vantajoso em determinados motivos.
Bem, espero não ter esquecido nada.
Atenciosamente, Otto Beyer!
Gast
Olá, Elmar,
Posso acrescentar aqui minhas experiências com outros filmes:
O FP4@80 também leva 5 minutos de tempo de revelação no meu caso. Como você suspeitou, os 4 minutos são um pouco curtos. Os resultados são bons, mas a amplitude de exposição é um pouco reduzida, já que, mesmo no FP4, a curva característica fica bastante plana a partir da zona 8-9. As luzes do Fuji1600@1000 são igualmente planas, mas isso provavelmente é típico desse filme (meu tempo de revelação: 6:45).
Acho realmente ótima a combinação de ADX e Delta100, com exposição a 125 ASA e revelados por 5 minutos. O resultado, com bom aproveitamento da sensibilidade, é mais nítido *e* de grão mais fino do que com meu revelador padrão anterior, o A49.
A única pequena desvantagem do ADX são os tempos de revelação, em geral, bastante curtos, ou seja, é preciso manter o processo de forma particularmente constante, o que Otto Beyer também já observou.
Atenciosamente, Manfred
Gast
Olá,
por que não há horários indicados para os filmes clássicos?
Atenciosamente,
Wolfgang
Gast
Complemento ao meu relato acima:
Entretanto, verificou-se que a formação de manchas nos filmes em rolo (APX100) depende do carretel utilizado no sistema Jobo 1500. Com os novos carretéis (pinos finos, plástico opaco), essa formação de manchas não ocorre. Com os carretéis mais antigos, transparentes, isso ocorre sim. Para mim, este é o primeiro revelador que apresenta diferenças nesse aspecto.
Atenciosamente,
Otto Beyer!
PhilippReichmuth
Olá, Otto,
Você está desenvolvendo em rotação ou o carretel também mostra o efeito no desenvolvimento por inclinação?
Philipp
Gast
Eu revelo usando o método de revelação por inclinação, conforme descrito no manual do ADX. Normalmente, eu sempre prefiro usar os carretéis Jobo antigos para filmes em rolo, pois eles são mais fáceis de carregar, especialmente com esse tipo de filme.
Atenciosamente,
Otto Beyer!