Gast
Prezado fórum,
A Efke fornece tempos de revelação para diversos reveladores. É possível comprar esses reveladores em algum lugar, ou trata-se apenas de fórmulas?
De acordo com o catálogo, a FOTOIMPEX não os tem em seu catálogo.
Muito obrigado
Otto
MirkoBoeddecker
Olá, Otto,
Não li essas receitas agora, mas não as considero autênticas; ou então trata-se apenas das “fórmulas comuns”, como a D76, que também foram reproduzidas pela Efke para o mercado interno iugoslavo.
A própria Efke não consegue mais produzir os produtos químicos porque certos componentes codificados não estão mais disponíveis.
Essa é também a razão pela qual não as vendemos mais desde 1998.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Mirko,
essa foi a frase mais ou menos digna de um recorde desde o nascimento de Brian/Schroeder.
As receitas para os “filmes ADOX antigos”, incluindo uma ampla gama de testes (o que faz sentido, já que é preciso testar essas coisas), estão disponíveis para preparação caseira na obra de referência do Prof. Dr. Otto Croy.
Como alternativa, recomendo, pelo menos para o Efke 50, simplesmente a recomendação padrão com RODINAL, dentre as opções de revelação pronta. Isso funciona bem. Pela primeira vez, tempos de exposição iniciais honestos, sem aquele papo fiado recomendado por outras pessoas obcecadas por marketing para filmes “alemães”.
Aliás: (e agora, voltando à minha verdadeira motivação para responder)
Mirko: *Como* é possível que, até hoje, eu ainda não tenha recebido nenhuma resposta por e-mail sobre meu pedido de 27/06?
Nenhuma confirmação de recebimento, nenhuma informação sobre disponibilidade, simplesmente nada! Até mesmo uma loja Mediamarkt faz isso melhor. Ou até mesmo a Boesner, como loja de materiais para artistas.
Só para constar: fiz o seguinte pedido vinculativo:
- um rolo de Fine Print Vario Classic, 30,5 cm de largura, 85 m de comprimento, por 159 euros.
- 4 adaptadores de rosca “AS143” pelo preço de catálogo da época.
- Indicação da minha ausência em setembro.
- Menção do valor da fatura de