FlorianETeply
Depois de dar uma olhada no site do Laboratório Impex mais uma vez, sinto falta dos cursos de laboratório por lá. Acho que me lembro de que eles estavam sendo oferecidos da última vez que dei uma olhada (mas já faz um tempo). Eles não existem mais? E justamente agora, quando estou pensando seriamente em começar a fazer minhas próprias misturas? Vocês não podem fazer isso comigo...
Mas talvez alguém aqui dos berlinenses sensatos tenha alguma ideia...
*Resmungo*
Saudações e boa luz
Florian
MirkoBoeddecker
... infelizmente, eles acabaram sendo suspensos por falta de coordenação da demanda...
mas você pode, por exemplo, ir à Imago ou à VHS Schäberg, Tempelhof, Kreuzberg.
Mirko
FlorianETeply
Ah, tudo bem. Obrigado pelas dicas.
Atenciosamente
Florian
RomanJRohleder
Florian,
Será que preciso mesmo te recomendar *www.drf-tb.de*? Ou te lembrar do próximo Laborratten-TR em Steinkimmen?
Tssstsss,
Roman
FlorianETeply
Ah, Roman,
não seja tão duro comigo, pobre estudante. Por um lado, acabei de voltar das férias e preciso me recuperar mentalmente disso. Por outro lado, tenho alguns rolinhos de filme aqui esperando para serem revelados, e li em algum lugar que não se deve guardar material exposto por muito tempo. Depois de calcular rapidamente que, pelo valor equivalente ao revelador + contato na Mutti Impex, eu também conseguiria uma lata, espirais e um saco de troca, pensei: “por que não?”. E ainda tenho latas de D-76 na prateleira. Ok, talvez não seja a solução ideal para as Efkes de 25, mas tudo bem. De qualquer forma, tenho uma mistura variada na minha geladeira. Talvez ainda dê para um saquinho de ATM49 ;-)
Para minha vergonha, devo confessar que visitei o site da TB exatamente uma vez, no início do meu primeiro mandato (SB'04)...
E por causa do Steinkimmen, na verdade já deveria ter aparecido algo no drf ;-)
Saudações
Florian
Gast
Florian,
D76, não é o ideal, por que isso? Eu já revelo os filmes ADOX com Leicanol/ID11, que é praticamente o mesmo que D76 desde que os filmes ainda vinham de Neu Isenburg.
Grão extremamente fino, boa definição nas sombras, impressão visual agradável, muito melhor do que o supostamente ideal Neofin Blau.
8 minutos em 1+1, exposição a 14 DIN e os resultados são bons; só fica acentuado se você revelar por tempo demais.
Roland
FlorianETeply
?, sim, essas coisas ficam bem escuras em condições desfavoráveis, sem dúvida. Posso afirmar que cometi vários erros ao mesmo tempo naquele primeiro rolo:
1. Revelação por tempo excessivo
2. Revelador muito quente (deveria estar a 22 graus em vez de 20)
3. E ainda agitei de forma irregular...
Por isso, os resultados ficaram um pouco, bem, … “artísticos”...
Sobre o meu comentário de que o D76 não é o revelador ideal para esses filmes: de alguma forma, tive a ideia de que esse produto provavelmente combina melhor com um Plus-X ou Tri-X. Certamente também não é muito errado supor que um revelador possa ser otimizado para os filmes da própria marca. Talvez eu devesse simplesmente tentar com um rolo de teste. A ideia de fazer testes com filmes de férias não me agrada muito ;-) .
Só preciso perguntar uma coisa, já que não estou muito familiarizado com a escala DIN: 14° DIN correspondem a 20 ASA, certo? Ou seja, uma superexposição de um terço de diafragma em relação à indicação da embalagem, certo?
Ah, e já que estamos falando dos ADOX: no site correspondente, vi que, além das séries CHS (efke) e CHM (Ilford), que eu já conhecia, também estão disponíveis as séries CMS e FHM. São desenvolvimentos próprios? Ou, mais uma vez, filmes de terceiros com nova marca? No caso dos FHM, eu imagino que, na língua original deles, se chamem Delta, o que também se encaixaria na cooperação mencionada acima com os CHM. Talvez o Mirko queira dizer algo sobre os filmes, mesmo que eu ainda não os tenha encontrado no catálogo. Aproveitando a oportunidade, eu também poderia sugerir tampas de caixas de filme em cores diferentes para facilitar a identificação no armazenamento sem caixas; isso é algo que eu gosto muito nos produtos da Ilford. Claro, só se ninguém ainda tiver pensado nisso; para mim, valeria a pena pagar um ou outro centavo a mais por isso ;-)
Atenciosamente
Florian
FrankJBeckmann
Oi, Florian,
Nas minhas CHMs de 35 mm, as tampas das latas têm cores diferentes, assim como as da Ilford.
Até mais
Frank
FlorianETeply
Isso já parece ótimo.
Se tiver alguma dúvida, posso perguntar ao Mirko na loja; preciso reabastecer de qualquer jeito...
Atenciosamente
Florian
RomanJRohleder
Florian
"Já que estamos falando nisso, eu também sugeriria tampas de caixas de filme em cores diferentes para facilitar a identificação quando as caixas são armazenadas sem embalagem; é algo que eu gosto muito nas caixas da Ilford."
A Ilford já faz isso agora.
"Claro, só se ninguém ainda tiver pensado nisso; para mim, valeria a pena pagar um ou outro centavo a mais por isso ;-)"
É exatamente por isso.
Gast
Florian,
sim, 14 DIN equivale a 20 ASA; o filme tem, na verdade, 14 DIN, por isso se chamava ADOX KB14, depois Efke KB14, depois Efke KB20; no final, provavelmente deveria ter sido codificado como DX e, por isso, mudaram o nome para KB25.
Circulam alegações de que a sensibilidade é o dobro do indicado; talvez isso seja verdade do ponto de vista técnico, mas na fotografia artística é melhor não explorar isso ao máximo, para não obter contrastes muito acentuados.
Experimenta os meus tempos e depois podes ver se não te agrada.
De qualquer forma, com exceção do Svema ucraniano (grão extremamente grosso, mas bom no resto), ainda não usei nenhum filme que não se desse bem com ID11/D76.
Roland