Gast
Para montar um grande estoque de filmes em preto e branco (cerca de 100 unidades), eis as minhas perguntas:
1. Qual é a melhor forma de armazená-los por um período prolongado? Na opinião de vocês, é recomendável armazená-los no freezer a até -18 graus?
2. E como fica a questão da validade quando os filmes são armazenados no congelador? Ou seja, esse tipo de armazenamento interrompe o prazo de validade máximo?
Gast
Oi, Volker
O congelamento interrompe o processo de deterioração.
Eu sempre coloco meu estoque de filmes no congelador — assim como o papel.
Retiro os filmes e o papel pelo menos um dia antes de usá-los, para que descongelem bem.
Importante! Deixe os filmes dentro da caixa plástica, tanto ao congelar quanto ao descongelar!
Atenciosamente,
Martin
Gast
Olá, Volker,
O Martin E já abordou os pontos básicos, por isso vou apenas compartilhar aqui um resultado prático.
Eu guardo os rolos de filme na câmara escura, dentro de uma geladeira a 5 graus; ou seja, não os congelo, já que geralmente os utilizo bem rápido.
Constatei que, nessas condições, ultrapassar em dois anos o prazo de validade oficial do filme é absolutamente seguro e não traz nenhum prejuízo ao filme.
Na verdade, já armazenei filmes por três e quatro anos a mais nessas condições, sem nenhum problema!
Por exemplo, antes de a Agfa descontinuar o filme em rolo APX 25, eu ainda tinha alguns rolos armazenados. O último eu realizei a exposição em 2004, anos após a data de validade, sem nenhum problema.
Portanto, pela minha experiência, como já mencionei, dois anos de “armazenamento” não são absolutamente nenhum problema; até mesmo quatro anos são possíveis, se o refrigerador for regulado para uma temperatura entre 5 e 7 graus. No entanto, é importante ressaltar que o material fotográfico também deve ter sido tratado e armazenado corretamente anteriormente; caso contrário, podem ocorrer surpresas desagradáveis, mesmo antes do fim do “prazo de validade”!
Atenciosamente
Lothar
Gast
Oi,
Meu pai trabalhava na DuPont Neu Isenburg, ou seja, na antiga fábrica da Schleussner. Lá, ainda nos anos 80, havia amostras de laboratório originais do “verdadeiro” ADOX no freezer, e estavam em boas condições.
Atenciosamente
Martin