Gast
Olá
Até agora, tenho revelado meu papel Adox Warmton PE no Agfa Sistan.
Alguém tem experiência com a viragem com selênio?
Qual é o efeito dela nesse papel?
Agradeço suas opiniões.
Atenciosamente, Martin
Renate
Olá,
Fiz o teste e mergulhei o papel Adox PE Warmton no Selentoner. Usei o LP Selentoner, que preparei na proporção de 1+9. Na verdade, essa concentração é forte demais para papel. Fiz essa mistura para realçar os negativos, o que, aliás, deu certo. (Mas, por mais que eu tente, não dá para ir além de N+1.) Além disso, também testei vários tipos de papel nessa solução. Os papéis ADOX PE quente e frio respondem muito bem ao selenotoner. O papel quente ficou ainda mais marrom, e o papel frio também ficou levemente acastanhado. Ambos os papéis eu havia revelado em LP Brom 1, que é considerado um revelador de tom quente. O papel Agfa Premium mostrou menos reação no selenotoner. Mas também ficou levemente marrom.
Até agora, porém, não tive tempo de testar sistematicamente o papel ADOX e o selenotoner, de modo que só posso dizer aqui: ele responde bem ao selenotoner e recomenda-se a realização de mais testes.
Atenciosamente,
Renate
Roman
Então, se o Adox Warmton for o mesmo papel que o Forte Polywarmton (de alguma forma, com toda essa loucura da ADOX, estou perdendo a noção... ;) ) — então ele reage inicialmente com entusiasmo à viragem ao selênio — primeiro, o papel esfria visivelmente até um preto neutro; com uma viragem mais longa, surge então um belo marrom-avermelhado chocolate; com um pouco de experimentação em relação à diluição e ao tempo de viragem, é possível até obter revelações em tons (luzes cinza-neutras, sombras marrom-escuras).
Ah, sim, sobre o Sistan: ele serve, na verdade, para garantir a estabilidade de arquivamento — com o selênio, porém, isso só ocorre se a impressão for totalmente tonificada (o que, no PWT, acarreta alteração na tonalidade) — se o objetivo for apenas a estabilidade de arquivamento, o Sistan é a melhor escolha (ou o Goldtoner — mas é caro e, no PWT, resulta em tons de imagem cinza-azulados).
Roman
MirkoBoeddecker
Roman,
Mas essa “loucura da ADOX” é bem simples.
O Classic Polywarmton agora se chama ADOX Polywarmton, porque não podemos mais manter a marca Classic.
O Classic Museum agora se chama ADOX Museum.
É só isso.
Todos os outros produtos da ADOX são novos.
Filmes: os efke KB 25-50-100 agora se chamam ADOX. O restante são novos produtos.
Atenciosamente,
Mirko
SamuliSchielke
Já fiz várias vezes o tonificação do Adox = Forte Polywarmtone com selênio. É possível influenciar bastante o resultado com o revelador. Se revelarmos o papel com um revelador de tonificação a frio ou neutro e, em seguida, tonificarmos bem (até 10 minutos na diluição 1+30, Amaloco Seleniton), obtemos belos tons que vão do azul ao violeta, com um toque de púrpura. Um efeito semelhante, e até um pouco mais forte, também é obtido com o Fomatone. O Adox Easyprint VC também fica visivelmente azulado com o revelador de tonificação a frio Amaloco e selênio na diluição 1+30. O Fomabrom e o Fomaspeed, por outro lado, reagem apenas fracamente ao revelador de selênio; obtém-se um tom violeta, mas não tão forte quanto nos outros papéis.
Atenciosamente,
Samuli
SamuliSchielke
Ah, e como é que se consegue o Polywarmton cinza-azulado com o toner dourado? Só consigo tons de vermelho.
Gast
Olá, Samuli,
Você faz a tonalização com enxofre antes? Na verdade, essa é a única maneira de obter um tom vermelho com o tonalizador dourado. Fora isso, vale a regra: quanto mais quente for a impressão original, mais azulado fica o tom dourado. E, no meu caso, o Polywarmton não foge à regra dos papéis de tonalidade quente.
Então: faça a exposição com intensidade, revele com diluição e com pouco revelador (em revelador de tons quentes; sempre quis experimentar glicina), pare, fixe, enxágue, tone, enxágue, seque, pronto.
Embora o toner dourado realmente não dê uma coloração tão azul quanto o toner azul. Primeiro, o tom acastanhado do revelador diminui, as densidades aumentam (como no selênio), depois surge bem devagar um brilho azul. Para que fique mais azul do que, por exemplo, papel de tom frio (Polykaltton, por exemplo) em revelador de tom frio (Moersch Blue com Finischer Blue, por exemplo), é preciso ter revelado com bastante calor e esperar bastante tempo. Em troca, obtém-se a granulação fina e os tons de um papel de tom quente.
Atenciosamente
Martin
Gast
Mirko,
concordo com o Roman sobre os nomes da ADOX; são todos muito parecidos entre si. Talvez vocês pudessem dar nomes aos papéis, como Adobrom, Portradox ou Vario Portradox, Variochlorobrom, assim como se fazia nos “bons velhos tempos”, como Leigrano, Brovira, Bromosa e Portriga Rapid.
Roland
SamuliSchielke
Olá, Martin,
ou estamos fazendo algo diferente em um ponto essencial, ou os diversos reveladores disponíveis no mercado são muito diferentes. Você usa Tetenal, Moersch ou algum outro? Eu uso o MT6 da Moersch sem tonificação prévia com enxofre e obtenho tons de vermelho em toda a imagem, desde que seja um papel de tom quente genuíno (Polywarmton ou Fomatone) que tenha sido reduzido em um revelador de ação fria ou preto neutro. Os tons mais bonitos, levemente tendendo para o marrom sépia/dourado, são obtidos com Polywarmton em um revelador de ação neutra-quente.
Isso, por si só, não é um problema, pois gosto muito dos tons de vermelho. Suponho que isso se deva tanto ao toner quanto ao revelador. Quando tiver oportunidade, vou testar o que o Moersch MT6 faz em cópias reveladas com revelador quente de verdade.
Aliás, também acho um pouco confuso com os nomes de marca da ADOX, mas isso se deve a outros motivos. Os papéis que uso se chamam Forte na Holanda (a loja de fotografia fica na esquina) e ADOX na Alemanha (MUITO mais barato), e às vezes é difícil adivinhar qual é qual. Pelo menos Foma se chama sempre Foma...
Atenciosamente,
Samuli
Roman
OK, tudo bem — o MT6 da Moersch não é um revelador dourado “normal”, mas sim um revelador dourado segundo o método de Nelson, e esses reveladores tendem a produzir tons mais suaves (além disso, são, em grande parte, difíceis de encontrar, e é por isso que a Moersch provavelmente o incluiu em sua linha de produtos).
O revelador Goldtoner “normal” da Moersch é o MT9; eu mesmo uso o da Tetenal, e acho que a Fotospeed também tem um...
SamuliSchielke
Tudo bem. Então, resta apenas a dúvida: vale a pena procurar tons de azul com a MT6 ou é melhor optar por outra logo de cara?
Gast
Bem, o Wolfgang vê isso de forma um pouco diferente do Roman, pelo menos de acordo com o manual de instruções. No entanto, ele também tem exemplos na galeria dele que são decididamente vermelhos. Acho que, se você está procurando azul, vai ter que revelar primeiro com temperatura mais alta.
A propósito, até agora só usei o Tetenal.
Atenciosamente
Martin
Roman
Martin,
como já mencionei, trabalho com o revelador dourado da Tetenal, não com o MT6 (e também não tenho experiência prática com outras variantes da Nelson) — por isso, só posso basear-me nas afirmações de Tim Rudman em seu “Toning Book”:
"Ao contrário dos toners dourados diretos acima, o Gold Toner da Nelson é, portanto, na verdade, um toner sépia 'sulfeto' com adição de cloreto de ouro e normalmente produz uma gama de tons marrons que, como dizem as instruções do Photographer's Formulary: 'podem variar de apenas um toque de calor a ricos marrons sépia. (...) O revelador é útil na fotografia de retratos, onde pode ser usado para diminuir o impacto dos tons frios.”
No entanto, nos exemplos de imagens do MT-6 da Moersch, podem-se ver de fato tanto exemplos frios quanto quentes, pelo que parece haver uma certa margem de possibilidades.