A_Mu
Olá a todos,
No fim de semana, experimentei um filme diapositivo preto e branco Foma 100R com o kit de revelação da Foma. Tudo correu bem e o filme ficou realmente com uma ótima nitidez e ótimas transições de tom. Mesmo sem filtro, o céu ficou com um tom agradavelmente escuro.
É possível alterar o tom da imagem nesse processo? Acho o filme um pouco quente demais e preferiria tons de cinza e preto um pouco mais neutros.
Talvez com aditivos da W. Moersch? Para a técnica positiva, tenho o Finisher Blue. Ou estou no caminho errado e o tom da imagem não pode ser alterado?
Atenciosamente,
Andreas
WolfgangMoersch
Qualquer alteração na composição química original provavelmente prejudicará o resultado. A adição de um agente de acabamento ao revelador de negativos pode causar uma perda significativa de densidade. É possível clarear o diapositivo bem enxaguado com uma retrolavagem em água fria, utilizando um revelador mais espesso + FB.
mau
Tente dar um tom às diapositivas finalizadas usando selênio e/ou toner dourado.
mau
Tente dar um tom às diapositivas prontas usando selênio e/ou revelador dourado.
Christoph
Uma pergunta diferente: como pretendo revelar em breve um Fomapan R 100 com o kit de revelação inversa da Foma (os rolos já estão em fase de exposição e já tenho os produtos químicos),
Você realizou o processo por revelação por inclinação ou por rotação? Se for por inclinação, gostaria de saber a frequência de inclinação, pois não há nada específico sobre isso no manual.
Atenciosamente,
Christoph
A_Mu
Oi,
Eu fiz a medição. Mantive meu ritmo normal: no primeiro minuto, continuamente, e depois duas vezes a cada meio minuto.
Parece que deu certo — de qualquer forma, estou satisfeito com o resultado.
Atenciosamente,
Andreas
Christoph
Obrigado pela resposta. Então, agitar da mesma forma que com o RODINAL.
Abi
Olá, Andreas,
Acho que sim, você pode alterar a tonalidade. Experimente usar um revelador positivo de tons frios ou neutros como segundo revelador. Afinal, na segunda revelação, você não pode revelar mais prata do que a que ainda resta após o clareamento.
Atenciosamente, Abi