Gast
Olá,
Gostaria de revestir eu mesmo diversos “papéis artísticos” e também “tecidos e telas” com uma emulsão em preto e branco e realizar a exposição sob o ampliador. Alguém poderia compartilhar sua experiência? Que emulsão vocês recomendam? Existem algum truque para a aplicação da emulsão? Que tipo de iluminação de câmara escura preciso usar durante o revestimento? Infelizmente, as informações dos fabricantes na internet são bastante escassas.
Saudações da Renânia
Uwe
cfb_de
Oi, Uwe,
Dica: liga para o Mirko. Ele sabe disso e dá conselhos realmente imparciais. Até agora, só encontrei três revendedores de equipamentos fotográficos que oferecem conselhos tão imparciais: o Mirko, o L***r e, da Holanda, o V**k. (Símbolos de censura, pois não quero fazer propaganda de outras empresas em fóruns da concorrência.) Por outro lado, infelizmente tive que conhecer alguns “fabricantes” que não aconselham, mas sim demonstram uma mentalidade de vendedor de seguros ou de revistas à porta. Gostaria de mencionar aqui, ainda que de forma censurada, uma empresa do círculo mais próximo de Ha****g.
É muito provável que alguma emulsão líquida atenda às suas necessidades. Pergunte ao Mirko. Ou pergunte também no fórum paralelo. Afinal, há quem escreva apenas num deles, mas compre nos dois e, por isso, possa comparar produtos.
Eu não preciso desse tipo de produto e, por isso, não posso avaliar os diferentes produtos.
Cumprimentos,
Franz
MirkoBoeddecker
Uwe,
as informações são escassas — você tem razão.
O motivo é óbvio: a grande variedade de possibilidades de aplicação implica um número ainda maior de instruções de uso diferentes. Ou, por outro lado: esse tema daria para encher um livro inteiro.
E é exatamente por isso que vendemos um livro sobre o assunto. Sarah e Martin escreveram um livro tão bom (disponível em nosso catálogo ou na Amazon.uk: Silver Gelatine, de Sarah Reed e Martin Jones) em que tudo é explicado de forma tão clara que qualquer “manual de instruções” fica ofuscado.
Por isso, limitei-me ao essencial.
O que você precisa observar são principalmente três coisas:
1) Que a emulsão seja aplicada de forma a que, depois, não apresente “sua” estrutura ou “nenhuma” estrutura (pinceladas, marcas de escoamento etc.)
2) Que o substrato tenha boa aderência e que o produto revestido esteja tão bem protegido que a emulsão não se solte do suporte no revelador ou durante a lavagem
3) Que o substrato seja quimicamente inativo ou que você aplique uma camada separadora; em substratos altamente absorventes, recomenda-se um pré-revestimento com gelatina fotográfica, para que você não gaste tanta emulsão.
Nós também temos essa gelatina — mas ela ainda não está no catálogo. Não tive tempo ainda.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko e Franz,
obrigado pelas contribuições de vocês. Vou começar por comprar o livro e depois ver o que acontece. No entanto, continuo interessado em relatos e experiências de outros usuários deste fórum.
Saudações da Renânia
Uwe
WillieJan
Primeiro vou tentar revestir o papel de aquarela e depois vou continuar com outras coisas.
Muitas vezes é preciso fazer um pré-tratamento do substrato para evitar que a emulsão seja absorvida pelo substrato.
Com papel de aquarela (300 gramas) funciona muito bem.
uworischki
Na nova edição da revista “preto e branco” há um artigo sobre revestimento caseiro, muito informativo e com algumas dicas.