Gast
Estou procurando um ampliador de 13x18 e, por acaso, encontrei o site da Kienzle. Entre outros modelos, é oferecido o C 138, que me parece muito interessante, pois é bastante compacto. Nunca ouvi falar desse fabricante; alguém com experiência própria poderia me falar um pouco sobre os equipamentos dessa empresa?
cfb_de
Olá, Karin,
O Sr. Kienzle fabrica equipamentos de engenharia mecânica suábia da mais alta qualidade em uma empresa de mecânica com décadas de existência. Aparelhos incríveis. Mas também (infelizmente? Não tenho como pagar) custam o que custam.
Basta pensar que a Kienzle ainda produz peças de reposição novas para aparelhos com sessenta anos de idade... Um conhecido meu tem um aparelho desses na Duka; comparado a ele, um Durst caro é uma verdadeira lata de conservas.
No laboratório fotográfico onde eu dou uma mãozinha de vez em quando (quando a laborante de preto e branco não pode por causa da idade), tem um aparelho Kienzle desses do final dos anos 80. Metal da mais alta qualidade, precisão sem fim. Simplesmente incrível.
Se eu tivesse grana pra um aparelho novo tão decente... Eu compraria um Kienzle sem pensar duas vezes.
Por outro lado, pra 13x18, eu também pensaria em comprar um “Teufel” barato com montagem na parede, que tá à venda no site de eletrônicos. É engenharia dos anos 50 e, com filtros de base, faz tudo o que se deseja. Embora: quem pode comprar um S-Class novo não pergunta por um Audi 200 usado.
Atenciosamente,
Franz [com inveja, porque em casa tenho “apenas” um Durst e um Meopta]
PhilippReichmuth
Olá, Karin,
Temos um ampliador Kienzle antigo para 6x9 na nossa câmara escura da universidade, ao lado de uma Durst e uma Kaiser para 6x6, que parecem minúsculas ao lado dela. O chefe do laboratório fotográfico a encontrou no lixo de entulho (!!!). Pode ser um modelo anterior da A69S; de qualquer forma, é muito parecida.
O aparelho tem um acabamento excelente e é agradável de usar. O sistema de lentes com foco automático e revolver é extremamente prático. No entanto, ele tem algumas peculiaridades comuns a ampliadores desse tipo (sem gaveta para filtros); mas isso não se aplica ao seu modelo.
No geral, é um aparelho muito bom; se todos forem assim, posso recomendá-lo sem hesitação.
Philipp
Gast
Olá, Karin,
Eu já trabalhei com aparelhos Kienzle (em um grande laboratório) e posso te dizer:
Se você tiver dinheiro, compre! É verdade que existem outros aparelhos bons no formato 13 x 18, mas a Kienzle é uma das melhores que há: robusta, confiável, durável e com um bom serviço de assistência, incluindo peças de reposição disponíveis até mesmo para aparelhos antigos (caso seja necessário).
Resumindo, não tem como ser uma má compra.
Atenciosamente,
Lothar