bndctcvl
Olá,
Tenho uma pergunta.
É possível usar água da chuva filtrada (filtro Paterson) para a irrigação?
Atenciosamente,
Bene
mau
Por que não?
cfb_de
Olá, bndctcvl,
Por favor, escolha um pseudônimo 1) que seja razoavelmente fácil de escrever. Também seria legal colocar na assinatura algo como um nome verdadeiro (pode ser fictício, claro). Uma saudação seria bem legal. Mesmo na internet, os princípios básicos do comportamento humano devem ser respeitados.
Agora, quanto à sua pergunta:
Eu recomendaria fervê-la antes. Não tanto por causa do calcário (que quase não está presente), mas por causa de outras substâncias dissolvidas (dióxido de enxofre...) e dos pequenos e desagradáveis habitantes biológicos. O filtro Paterson não retém tudo isso. E, infelizmente, os danos aos negativos só se manifestam depois de alguns meses ou anos.
A água da chuva é, em princípio, levemente ácida. No entanto, o valor do pH da água da chuva depende menos do “dióxido de carbono em equilíbrio” dissolvido e, em nossos países industrializados da Europa Central, mais da presença de dióxido de enxofre, que se transforma em ácido sulfureto na água. Mesmo que isso só chegue a um pH de 6,5-6, não vou mergulhar meus filmes nela.
E também não quero necessariamente expor a emulsão à carga de fungos e bactérias. É verdade que grande parte desses microrganismos provavelmente morreria asfixiada pela prata, mas certamente não todos. Também por isso não quero banhar meus filmes em água da chuva não fervida.
Além disso, essa água está longe de ser tão limpa e pura quanto se costuma pensar: Essa água geralmente escorre por um telhado sujo, passando principalmente por algum tipo de alumossilicato de cálcio (também conhecido como “telha”), e chega ao barril bem longe de ser tão “macia”. Pode-se até admitir que o aluminato de cálcio tenha propriedades de retenção de camadas, mas, de forma totalmente descontrolada e em concentração desconhecida, não acho que isso seja eficaz.
Às vezes fico um pouco surpreso. Provavelmente ninguém daria essa água para seus filhos pequenos beberem. Mas banhar nela filmes muito mais sensíveis (na verdade, o ser humano, mesmo sendo pequeno, aguenta muito mais do que um filme: o ser humano pode se desintoxicar ativamente, um filme não), isso seria considerado na moda por motivos ambientais?
Ai, ai. Por favor, levem simplesmente mais alguns litros de água para o revelamento de filmes na caravana/casa de campo. Assim, a estabilidade dos processos e a durabilidade a longo prazo também ficam garantidas. A água da chuva seria adequada para a descarga do vaso sanitário e para regar o jardim. Não vejo grande vantagem em usar filmes como se fossem crianças pequenas.
Atenciosamente,
Franz
1): Continuo usando meu login da universidade de antigamente. “cfb” significa: Química Franz Borgerding; o “_de” anexado deve ser autoexplicativo. Além disso, assino com meu nome verdadeiro, o que facilita bastante a forma de tratamento para quem responde e torna obsoleto o uso do pseudônimo na saudação.
dl8ram
Olá, Franz,
Gostaria de fazer uma pergunta a você, que entende tanto de água.
O que você acha de usar a água da secadora de roupas?
O teor de calcário e produtos químicos deve ser bem baixo, não é?
Atenciosamente,
Alois
cfb_de
Olá, Alois,
Conheço pelo menos duas pessoas que fazem isso. Só teria alguma preocupação se fossem usados produtos como amaciante ou lenços para secadora.
Normalmente, a água condensada deve ficar quase na mesma proporção que a água destilada, desde que a secadora esteja limpa.
Atenciosamente,
Franz
dl8ram
Olá, Franz,
Era exatamente assim que eu imaginava. Como nem o amaciante nem aqueles panos misteriosos vão parar na secadora, e como também não vou
deixar minhas meias velhas de molho na água, vou usar isso agora para a última lavagem.
Ontem à noite fiz mais um teste de revelação e, depois, não sequei as placas.
Desde então, não me surpreendo mais com as manchas de secagem nos meus negativos :)
Atenciosamente,
Alois
taucher
E quanto às pelinhas na água? Na minha, sempre tem algumas. Você as retira? :)
Marion
ChristianKolinski
Como acabamos de comprar uma nova secadora, ainda tenho o manual de instruções em mãos.
Lá, recomenda-se usar a água da condensação como ideal para ferros de passar e similares — depois de filtrada.
Então, a vovó mais paciente do mundo sempre passa a água por um filtro de café — depois disso, não encontrei mais fiapos nos galões. E como ela não consegue passar a roupa tão rápido quanto ela se acumula, de vez em quando sobra um cantilzinho para mim. :)
Na minha opinião, não há nada que impeça o uso da água do forno da câmara escura... digo, da secadora.
Atenciosamente,
Christian
SCKStef
Olá,
Há cerca de 7 anos, utilizo a água da secadora de roupas após passá-la por um filtro Kf, e, a certa altura, comecei a ter dúvidas sobre a questão dos “resíduos”. Um químico de confiança fez uma análise e disse que, embora existam certas substâncias aromáticas, elas estão presentes em quantidades tão pequenas que não causam nenhum efeito. Então, continuo usando tranquilamente e meus negativos continuam intactos :-)
Atenciosamente,
Stéphane.