Gast
Olá a todos!
Alguém por acaso tem experiência com a película BlackOut (vinil preto que “gruda” no vidro da janela por meio de carga estática, ver Catálogo Impexus, p. 58) e vidro estriado!?
Em princípio, é uma solução elegante para o problema do escurecimento, mas tenho no banheiro uma janela alta e estreita de vidro estriado opaco e temo que a película não vá realmente aderir ali.
Richard
Olá,
Embora eu não tenha experiência com a película BlackOut, essa solução me parece um pouco cara. A minha solução atual (com grande sucesso) é uma fita de velcro autoadesiva (de loja de materiais de construção) colada na moldura da janela, com o lado felpudo costurado a um pedaço de tecido preto. Escolhi o lado da janela em branco e o outro em preto. O conjunto fica colado na janela em segundos e mantém uma vedação confiável.
Atenciosamente,
Richard
Gast
Olá, Richard, obrigado pela dica. Parece uma boa ideia. Eu já tinha pensado em usar fita de velcro, mas não tinha tanta certeza quanto à estanqueidade.
Vou colocar isso em prática.
Bernd
MatthiasStark
Olá,
O método descrito pelo Richard é bem mais prático, embora o tecido por si só muitas vezes não seja suficiente. Deve ser um tecido relativamente espesso e, talvez, você precise usá-lo em duas camadas, ou colocar uma placa atrás do tecido na janela, o que já bloqueia grande parte da luz.
Joguei a folha blackout no canto, furioso, depois de uns 2 ou 3 minutos, porque quase tive um infarto <_< !
Agora só uso mais uns pedacinhos dela pra cobrir coisinhas.
Talvez alguém tenha tido boas experiências com isso, mas pra mim não funcionou de jeito nenhum.
Atenciosamente
Matthias
Gast
Olá,
Me esforcei um pouco mais para escurecer a minha janela de telhado.
Estrutura (de fora para dentro): filme transparente autocolante para encadernação – folha de alumínio (à prova de sol) – um pouco de fita dupla-face – filme de PE (tinha um resto) – fita velcro nas rodas
Como ainda entrava um pouco de luz pelas fitas de velcro, colei uma tira estreita de tecido no lado da janela, que também prendi com fita de velcro nos caixilhos -> assim, a janela fica totalmente escurecida mesmo com o sol incidindo diretamente sobre ela.
Além disso, a folha de alumínio refletiva ajuda a evitar o aquecimento do ambiente.
Atenção: quem tem janelas grandes deve verificar se há uma alternativa à TESA: 1,5 m por 9,99 euros!!!
Em palavras >>nove euros e noventa e nove<<
Divirtam-se com o projeto
Patrick
Gast
No fórum Paralel Universums há uma solução muito boa com velcro e
tecido opaco.
Basta fornecer as medidas e recebe-se uma cortina sob medida já costurada,
que, quando fixada com velcro na moldura da janela, também bloqueia a luz?!
O preço é bom...
Atenciosamente, Stephan
FrankJBeckmann
Oi,
Na minha câmara escura tem uma janela de teto bem grande. Colei fita velcro preta na moldura. Para escurecer, uso uma lona para lagoa, na qual colei fita velcro preta. A lona é alguns centímetros maior que a janela, de modo que fica um pouco saliente em todos os lados; caso contrário, ainda entraria luz. A lona para lagoa e as fitas de velcro podem ser encontradas em lojas de materiais de construção. Não é exatamente barato, mas é bem mais econômico do que a versão da Tesa.
Tchau
Frank
cfb_de
Namd,
Na porta do meu banheiro, a luz passava pela borda superior. Isso não me incomodava ao ampliar (o papel é resistente...), mas sim ao enrolar o filme.
No verão passado, resolvi arriscar: coloquei cinco pontos de velcro na parte superior da moldura da porta e comprei, por uns 350 rúpias, cerca de 1 m² de tecido opaco na loja de tecidos. Prendi a fita de velcro no tecido com o famoso grampeador de escritório “Bostitch-Bukama”.
O material é barato, opaco e maravilhoso.
Para uma janela, eu usaria o dobro — incluindo uma estimativa de segurança baseada na minha intuição. Isso significaria, para a “janela normal” do meu apartamento, ainda cerca de quinze euros para o tecido, cinco para a fita de velcro e, então, mais ou menos 30 grampos do grampeador de escritório.
Resultado: material adequado. Ok, o material feito sob medida oferecido no fórum paralelo é certamente melhor.
Mas também é mais caro. Só pela precisão das medidas e pela facilidade de instalação, valeria a pena o investimento para mim. Só que: não preciso disso no momento. Meu banheiro não tem janela (foi por isso que escolhi o apartamento) e tem apenas uma porta que deixa passar um pouco de luz na parte superior, nos quinze centímetros.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá,
Não me expressei com muita clareza.
A fita de velcro da Tesa (o pacote da Praktiker tem o mesmo preço) era tão cara.
Também não vejo outra maneira de colocar velcro ao redor da janela.
Além disso, considerando o tamanho, ainda sai mais barato do que na loja da concorrência e tenho uma barreira térmica graças à folha de alumínio.
Tenho que admitir, porém, que errei feio no cálculo da fita de velcro (inicialmente, queria apenas escurecer a área da janela, que é bem menor, sem recorte — mas não deu certo por causa da maçaneta na parte superior e do veto da minha esposa -> fita de velcro na madeira).
Portanto, se você encontrar uma fonte barata de fita de velcro, o custo total fica abaixo de 10 euros (a fita adesiva dupla-face é o que encarece). Caso contrário, estamos falando aqui, para o meu tamanho (1,4 * 1,2), de 45…
CarstenM
Olá,
Comprei a fita de velcro para escurecimento aqui:
Klettbandshop.
Atenciosamente,
Carsten
Gast
Olá a todos,
É o que eu também acho: o filme blackout é caro e ruim, porque
1. não escurece de verdade (um filme para lagoa de jardim seria melhor) ;)
2. amassa-se tanto nos cantos das janelas modernas que criam fendas por onde passa a luz (se você cortar a folha um pouco maior que os vidros) :huh:
3. ou, se você cortar a folha com precisão milimétrica, a luz passa pela borda de silicone :o
4. atrai poeira de forma incrível :blink:
Depois de seis meses, investi novamente a mesma quantia (e com menos custos de envio, pois não se trata de encomenda volumosa) no sistema de escurecimento da PH***TEC (escurecimento com dimensões absolutamente precisas, tecido emborrachado e fitas de velcro), e estou totalmente satisfeito, porque:
1. _absolutamente_ escuro
2. _absolutamente_ fácil de usar
3. _absolutamente_ livre de poeira
Atenciosamente e boa luz!
Ralph