PhilippReichmuth
Olá,
Experimentei agora o Adox Easy Print Vario Classic PE e o Polywarmtone PE. Gosto bastante desses papéis, mas, infelizmente, ambos apresentam uma curvatura muito acentuada nos tamanhos menores, com a emulsão voltada para fora; caso contrário, seria possível simplesmente esticá-los sobre a borda da mesa. O papel fica ondulado na bandeja, e é preciso usar mais produtos químicos (2 litros para 13x18 em uma bandeja de 24x30) ou segurar o papel constantemente para baixo. Tenho a impressão de que o papel saiu do rolo “por dentro” e/ou que o saco preto de proteção contra a luz era grande demais, de modo que fica apertado na embalagem.
Isso é comum nos papéis Adox? Posso compensar essa ondulação de alguma forma? Caso contrário, eu deixaria de comprá-lo em pedidos futuros, pois o papel é bonito, mas o manuseio é um pouco incômodo.
Philipp
Gast
Olá, Philipp
Passei exatamente pela mesma experiência. O papel ADOX Warmton tem um tom de imagem maravilhoso. Exatamente o que eu procurava. Mas o papel 24x30 está enfiado à força na caixa e (talvez por isso) bastante amassado.
O que mais me incomodou, porém, foi a caixa pequena. Por que não aumentam o comprimento e a largura da caixa em 1 cm cada? A concorrência também consegue fazer isso. É realmente um incômodo ter que lidar com uma caixa tão pequena e um saco tão grande. Talvez o Mirko tenha uma solução para isso :-)
Porque eu já não quero mais ficar sem o ADOX Warmton :-)
Atenciosamente,
Martin
cfb_de
Olá, Philipp,
Que tipo de moldura de ampliação você usa? Mesmo com papel rebelde (o antigo Orwo em rolo, com espessura de cartolina), não tenho nenhum problema com minhas Versamasks. O papel que fica ondulado para fora pelo lado da emulsão é colocado de cabeça para baixo na bandeja, coloco a pinça no meio e pronto.
Atenciosamente,
Franz
PhilippReichmuth
Olá, Franz,
minha moldura (uma moldura de aço antiga de três máscaras, com acabamento martelado e tal) não é um problema, pois mantém a imagem plana. Ainda não tentei usar um formato de 24x30 ou algo parecido nessa moldura.
O que me incomoda é a bandeja. Ela se curva com o lado da emulsão voltado para fora. Quando coloco com o lado da emulsão para cima, o meio se levanta, então tenho que deixar um alicate sobre a emulsão no meio, o que de alguma forma não me agrada muito — os produtos químicos deveriam poder chegar a todos os lugares. Prender na borda não funciona muito bem, porque então a outra borda se levanta; por isso, são necessários dois alicates, e aí fica difícil agitar. Com a emulsão para baixo, por um lado não consigo ver os resultados do revelamento e, por outro, também preciso colocar alicates nas duas bordas.
Bem, isso não é nada dramático, mas é simplesmente inconveniente; enquanto em outros papéis eu simplesmente coloco lá dentro, agito um pouco e espero, com as mãos livres, aqui eu preciso segurar o tempo todo. Normalmente, eu simplesmente usaria mais produto químico, mas uma folha de 13x18 ondula de três a quatro centímetros, o que, nas minhas bandejas de 24x30, já parece uma piscina infantil. Se pelo menos a caixa fosse alguns milímetros maior para o papel e o saco, já seria uma grande vantagem; provavelmente, o papel se curvaria menos.
Philipp
cfb_de
Olá, Philipp,
Coloque a emulsão para baixo, prenda com duas pinças na borda e pronto. Basta mexer a bandeja de vez em quando — só para ficar tranquilo, pois isso não faz muita diferença para o revelador.
Como o papel, como se sabe :-) é revelado, você não precisa se preocupar com o andamento do processo. Tente ver depois de quantos minutos não acontece mais nada e use esse tempo. Assim, você estará totalmente seguro.
Duas pinças não são nada do mundo. A agitação é bastante irrelevante e, além disso, certos tipos de papel baritado já se curvam muito mais há décadas. E isso sem que os usuários sofram ataques cardíacos por causa disso. O Agfa LUPEX (que já não está mais no mercado há muito tempo, mas que eu gosto de usar para contatos 6x9 em alto brilho) se curva facilmente até formar um semicírculo como um papel 7x10.
Acontece que um sistema multicamadas com diferentes graus de absorção acaba ficando um pouco torto. Isso faz parte da diversão no laboratório. E se você não gosta disso, basta usar outro papel (por exemplo, o Ilford MG IV... mas, por favor, não reclame depois que ele não “estala”).
Afinal, existem papéis diferentes com propriedades diferentes. Graças a Deus. Mesmo que eu realmente lamente a descontinuação dos papéis Agfa. Não importa, no futuro (graças ao Mirko!) os folhas maiores só estarão disponíveis em barita. Também não dá muito mais trabalho. 1)
Mirko, essa foi a dica nada sutil de que — caso eu goste de algo do Vario em papel baritado com a emulsão que já conheço de outra forma em PE — você, por favor, disponibilize esse material anualmente em rolos de 30,5 cm x 85 m :-)
Atenciosamente,
Franz
1): Vai para o tambor de qualquer jeito, leva dois minutos a mais, vai para a prensa e é seco a quente. Retirado torto, na próxima semana é molhado de novo e seco na horizontal. E daí? Um pedaço de PE fica pendurado na frente da geladeira na segunda de manhã, atrapalhando quando quero pegar minhas marmitas de almoço. Fator de irritação: igual em PE e barita.
Ou então: colar o barita na moldura, uma moldura – duas impressões. Consigo fazer quatro à noite, aí dá certo. Sem incômodo na cozinha, elas ficam na parede do banheiro e não atrapalham.
Gast
Como é que se ajustam os papéis da Agfa?
PhilippReichmuth
Oi, Franz,
no fundo, você tá certo, não é nada de outro mundo. Ontem, mais uma vez, fiquei acordado a noite toda, usei o resto do papel e, no fim das contas, não é nada de mais e é um papel bem legal pra impressões padrão.
É uma pena que o tamanho da embalagem seja bem apertado (Mirko, você está ouvindo?), então a gente tem que apertar tudo e o papel fica facilmente amassado. Dá a impressão de que a embalagem foi projetada por pessoas que ou já trabalham com rolos ou transferem o papel imediatamente para caixas de papel. ;)
Isso sobre a descontinuação dos papéis Agfa é novidade para mim. A Agfa-Photo está mais ou menos falida, mas isso não significa nada; outros fabricantes ficam falidos por anos e continuam produzindo alegremente.
Philipp
Gast
Olá,
Parece que é verdade o que dizem sobre os documentos da Agfa; também li algo parecido, então a minha pergunta acima, na qual esqueci de assinar, está encerrada.
Roland
cfb_de
Olá, Roland,
É isso mesmo. Amanhã, os funcionários que ainda estão na Agfaphoto devem saber qual “plano de reestruturação” será adotado e se o Sr. Sill conseguiu levar adiante seus planos.
Achei interessante o comunicado à imprensa negando que tenha havido qualquer rescisão de contratos de prestação de serviços. Ficou especialmente interessante depois de uma ligação para o departamento de marketing desse parque químico e da pergunta feita sobre seus principais clientes para águas residuais contaminadas com prata ou em risco de contaminação por prata.
Uma das duas partes aparentemente não fazia ideia do que estava dizendo. Será que isso ficou formulado de maneira suficientemente diplomática?
Atenciosamente,
Franz