Gast
Olá,
Há cerca de seis meses que tenho alguns frascos de Neofin Blau guardados na minha adega. Gostaria de guardá-los para usar em alguns filmes de baixa sensibilidade, mas, no momento, utilizo principalmente os de 100 e 400, para os quais o A49 é certamente mais adequado. Alguém poderia me dizer por quanto tempo mais, aproximadamente, posso mantê-los armazenados?
Ole
Algumas ampolas de 1985 ainda estavam boas no ano passado...
Gast
Olá,
Ainda tenho alguns frascos de Neofin Blau da Brech, anteriores a 1964 (onde ainda constam os nomes Agfa Leverkusen e Agfa Wolfen, em vez de Orwo), que eu usava na época com o ADOX, mas nunca gostei dele, pois agia de forma muito agressiva; logo mudei para o Leicanol e depois para o ID 11.
Há alguns anos, revelei um Efke com ele; o resultado foi bom (embora naquela época os valores indicados para o ADOX fossem bem diferentes, ou seja, a fórmula do revelador não é a mesma da atual), mas a revelação apresentou estranhos aglomerados de grãos e uma imagem “rasgada”, de modo que não o considerei mais adequado.
Roland
Gast
ou seja, guardar por mais 20 anos está tudo bem, mas quarenta, nem tanto ;-)
Renate
O prazo máximo de validade depende da embalagem do Neofin. As antigas ampolas de vidro têm uma durabilidade maior do que as de plástico, que foram lançadas posteriormente pela Tetenal. Tenho algumas ampolas de plástico com mais de 10 anos. O conteúdo ficou visivelmente escurecido. Por isso, decidi não usá-las mais. Recentemente, a Tetenal voltou a embalar o Neofin em vidro, e isso parece prolongar a validade. Se mantido na embalagem original fechada, o prazo de validade pode chegar a vários anos.
Atenciosamente, Renate
Gast
Olá,
só para esclarecer
eu usei isso na época com o ADOX, mas nunca gostei dele, porque era muito grosseiro; mudei rapidamente para o Leicanol e depois para o ID 11.
Refiro-me ao Neofin, não ao Efke/ADOX; ainda hoje gosto de usar esse filme, estou até muito feliz por tê-lo de volta
Roland
CPD
Olá,
Beutler recomenda, em seu livro, preparar o Neofin em um copo transparente com água. Se aparecer a menor turvação, o revelador está estragado, ou seja, oxidado.
Eu, pessoalmente, não usaria mais um revelador tão antigo, mas essa é apenas a minha opinião. É claro que o Neofin é bastante caro, mas se você mesmo preparar a receita do Beutler, o custo de uma balança de barra simples deve se amortizar muito rapidamente.
Atenciosamente, CP
Gast
Franz,
é claro que normalmente não uso reveladores dos anos 1960; só me deu vontade de testar como esse revelador se comportava, e o Efke foi perfeito para fazer uma comparação com os meus primeiros ADOX dos anos 60.
Fora isso, KB 17, KB50 1+1 e 8 min de Leicanol/ID 11.
Roland
cfb_de
Olá, Roland,
por favor, da próxima vez, verifique a forma de tratamento antes de enviar <_<
Porque não fui *eu* :)
Atenciosamente,
Franz
Gast
Franz,
repito aqui também: confundi sua sigla CFB com CPD, pois, infelizmente, não prestei muita atenção a isso; espero que nenhum de vocês tenha se ofendido por causa disso.
Roland
Gast
Agradeço pelas respostas. Como tenho meu Neofin apenas em pequenos frascos de vidro, com certeza vou conseguir guardá-lo por mais alguns anos.