heinrich
Olá, Mirko,
Tenho as seguintes perguntas sobre o Adofix:
O tempo de fixação indicado para papel fotográfico, de 1 minuto com uma diluição de 1+9, também se aplica ao papel barítico?
Qual é o tempo de fixação com uma diluição de 1+4?
Atenciosamente,
Heinrich
MirkoBoeddecker
Heinrich,
esses valores são orientativos e correspondem aos tempos mínimos de fixação.
No caso concreto, é claro que é preciso ajustar isso.
Por exemplo, no caso da barita, especialmente se ela tiver um suporte espesso. Superfícies brilhantes também precisam ser fixadas por mais tempo do que as foscas.
Eu fixo por 4 a 6 minutos em 1+9.
A temperatura também influencia um pouco.
Atenciosamente,
Mirko
heinrich
Eu fixo por 4 a 6 minutos na proporção 1+9.
Isso também depende um pouco da temperatura.
Olá, Mirko,
...4 a 6 minutos em 1+9, sinceramente, por que vocês indicam 1 minuto como tempo padrão de fixação para 1+9? Isso não parece muito correto. Isso significa que vocês não confiam nas próprias especificações? É claro que a espessura da camada e a temperatura influenciam, mas isso realmente explica uma variação de 4 a 6, ou você fixa a 15 °C? Eu já fiz isso, porque, por precaução, defini o tempo de fixação em 2 minutos; agora posso pensar se vou refazer a fixação da pilha do último fim de semana. Você sabe o que está fazendo comigo?
Se as especificações sobre o tempo de fixação já precisam ser interpretadas com flexibilidade, como ficam as especificações sobre a capacidade de aproveitamento?
Antes que a poeira baixe, os 4 minutos para filmes funcionam muito bem, pelo menos para o HP5; o tempo de clarificação é de 1 minuto e 30 segundos. Após 20 folhas de papel barita 24x30, o tempo de clarificação fica em torno de 1min 45seg, então não há muita diferença (preparação de 2,5 litros).
Sobre a temperatura: estou me referindo ao padrão Duka de 20 °C.
Atenciosamente,
Heinrich
Gast
Quem ainda se lembra?
Catálogo 2001/2002
"O Classic Pan 400 é um [color="red"]filme extremamente robusto [/color com estrutura de grão clássica, ampla margem de sensibilidade e exposição e [color="red"]grão fino [/color.
heinrich
Olá, “Lembrança”
... quem é que vai ficar remoendo velhas mágoas? Fazer barulho faz parte do ofício quando se quer vender os próprios produtos; caso contrário, a gente vai à falência rapidinho... e isso eu não desejo a ninguém
Mas a indicação de tempo de fixação = 1 minuto me irrita mesmo... :angry:
Mas vamos esperar para ver o que o Mirko tem a dizer sobre isso... <_<
Como ponto de contato profissional entre o cliente e a empresa, conheço esse problema muito bem: de um lado, as afirmações de marketing às vezes insustentáveis; do outro, as expectativas do cliente. Às vezes, eu poderia dar uma surra em ambos os lados... uns dizem bobagens, os outros acreditam em tudo... Desta vez sou eu o cliente e tenho que me perguntar onde deixei meu bom senso...
Nesse sentido,
Heinrich
Gast
Quem ainda se lembra?
Catálogo 2001/2002
"O Classic Pan 400 é um [color="red"]filme extremamente robusto [/color com estrutura de grão clássica, ampla margem de sensibilidade e exposição e [color="red"]grão fino [/color.
Não estou entendendo nada disso. O que isso tem a ver com o assunto do fixador?
cfb_de
Pessoal,
relaxem e relaxem.
*Basicamente*, o importante na fixação é que ela seja *suficiente*. No ideal, de forma que *todos* os íons de prata não reduzidos sejam removidos da emulsão.
Isso estaria correto. Provavelmente, 99% de todos os técnicos de laboratório não conseguem resolver essa questão simples no laboratório. (Embora o “teste de tempo de fixação” em filmes, o “teste de lavagem”, o “teste de KI” para avaliar a adequação da solução de fixação, entre outros, sejam padrão na técnica laboratorial há cerca de 150 anos.)
E é apenas por isso que ainda existem — infelizmente — essas informações estúpidas nos folhetos sobre “tempos” para uma diluição “recomendada”.
Na prática, testa-se isso com os métodos analíticos disponíveis e não há motivo para dúvidas ou reclamações. Os métodos analíticos “disponíveis” significam, no caso da fixação de filmes, a determinação do tempo de fixação (e sua duplicação/triplicação para o filme a ser fixado), o “teste KI” para a determinação básica da adequação da solução (substituível, opcionalmente, por amostras de teste muito mais caras, com seus resultados piores) e um teste regular, na fixação de papel, do teor de prata e do teor de iodeto.
Quem não puder fazer isso, pode, se quiser, realizar a diluição de qualquer fixador 1+1 e usá-lo como uma solução única para uma fixação adequada para arquivamento. Revele com nitidez (barita por no máximo três minutos em Eukobrom; vale para Polywarmtone), pare rapidamente (4% de ácido cítrico, 30 seg.) e, em seguida, fixe por dois minutos em 1+1 (eu uso Amaloco-X55 para esses processos extremos)... Isso sobrevive sem alterações visíveis por 100 horas no solário.
O cartão de barita permanece firme; três vezes dois minutos na água são suficientes para a lavagem completa. Fiel ao lema de Wollstein: “Fixar intensamente, enxaguar rapidamente”.
No entanto, também não sigo esses procedimentos ideais e onerosos. Eu fixo com Superfix 1+9 ou X55 1+7 para barita por cerca de quatro minutos. Mas também presto atenção ao teor de prata/halogeneto por meio de titulação/gravimetria regulares e, em seguida, enxáguo por um tempo um pouco longo demais, utilizando um banho de sulfito.
Sobre o assunto: para mim, um filme clássico é o Efke-50. O HP5+ já é uma porcaria moderna — mas, mesmo assim, também gosto de usá-lo.
Atenciosamente,
Franz
WolfgangMoersch
Heinrich,
na verdade, o que se impõe é mais tranquilidade. Como “concorrente”, minha avaliação não deve levantar suspeitas do ponto de vista do marketing. O Adofix é um dos concentrados mais potentes do mercado. Em condições ideais (solução fresca, agitação constante), um minuto é suficiente para a maioria dos papéis; apenas para os PWs eu recomendaria um pouco mais de tempo. Mais seguro é o método de dois banhos; se isso não for possível por falta de espaço, em caso de alto rendimento, recomenda-se uma imersão no banho de água seguida de um breve tratamento na solução nova antes da lavagem.
Uma gota (generosa) de revelador de selênio ou enxofre (seja tiourea ou revelador fétido) na borda não exposta da imagem mostra em segundos o que está acontecendo.
Atenciosamente
wm
MirkoBoeddecker
Na verdade, o Franz e o Wolfgang já disseram tudo o que havia para dizer.
Materiais diferentes exigem tempos diferentes.
É por isso que na embalagem do Adofix está escrito: “Os tempos indicados são tempos mínimos de fixação a 20 °C”.
Também há uma observação sobre a capacidade. Pois isso também faz diferença.
No laboratório fotográfico, nada funciona sem testes. Todos os tempos são sempre valores orientativos.
Com meus 4 minutos, pela minha experiência com papéis baritados contendo prata, estou “de qualquer forma do lado seguro”.
Se o mesmo resultado já é alcançado após um minuto, isso teria que ser testado no caso concreto. Afinal, depende um pouco também da intensidade com que você mexe.
Eu agito muito moderadamente — por isso, também demoro mais tempo.
A propósito, o Superfix não é mais concentrado nem mais rápido que o Adofix, e eles indicam 30 a 60 segundos.
Lá também não se faz distinção entre PE, barita, cartolina grossa, peso duplo etc.
Na minha opinião, ninguém faz isso.
Atenciosamente,
Mirko
P.S.: Fixar por muito tempo também não é bom, pois danifica as luzes.
Podemos agora iniciar uma longa discussão sobre o que é melhor: especificações de tempo de fixação mais curtas ou, possivelmente, muito longas...
MirkoBoeddecker
classicpan: no que diz respeito à formulação, nenhum fabricante utiliza em lugar algum descrições com conotação negativa para seus produtos.
Ninguém iria descrever o TriX como de grão grosso e o Tmax como de grão fino; em vez disso, diz-se que um tem grão relativamente grosso, enquanto o outro tem grão fino e o terceiro, grão extrafino.
O classicpan tem grão fino porque é moldado como um filme multicamadas com grãos finos e maiores em duas emulsões. Existem filmes com grão bem mais grosso, com 200 ou 400 ASA.
O importante é que fique claro para o leitor qual dos filmes é de grão fino ou mais grosso do que o outro. Na verdade, me esforcei para descrever isso da forma mais clara possível.
mirko
heinrich
Olá a todos,
para quem não sabe, por favor, vejam
@cfb_de: o que é um “teste de IA”?
@ Sr. Moersch: o que acontece se eu pingar um pouco de selênio ou enxofre em um papel fotográfico que não esteja totalmente fixado?
Atenciosamente,
Heinrich
Gast
Sobre o Classicpan
existem filmes com granulação bem mais grossa, de 200 ou 400 ASA.
Sim, por favor, quais são? O FORTE 100 “original” já é um verdadeiro deserto de grãos, e o de 400 já é considerado granuloso demais por algumas pessoas que usam GF.
cfb_de
Olá, Heinrich,
“Teste de IA” refere-se ao teste rápido do fixador com solução de iodeto de potássio.
Vou citar o "Junge/Hübner" (embora eu mesmo proceda de maneira um pouco diferente):
<LOS>
É possível obter uma indicação do teor de compostos de prata e tiossulfato de sódio adicionando-se 1 ml de uma solução de iodeto de potássio a 5% a 10 ml de fixador (tubo de ensaio). Se não se formar precipitado, o banho está em perfeitas condições. Se, após uso prolongado, o precipitado amarelado formado, composto de iodeto de prata, se dissolver durante a agitação ou logo em seguida, isso é um sinal de que o teor de prata do banho é suficientemente baixo e a concentração de tiossulfato de sódio ainda é alta o suficiente. Se o precipitado permanecer sem se dissolver ou só desaparecer após agitação prolongada, isso é um sinal de que o banho está esgotado.
<concluído>
Tenho as seguintes observações a fazer sobre isso:
- É claro que isso também funciona com fixadores de tiossulfato de amônio.
- Trata-se de um teste rápido apenas para íons de prata (ou seja, *não* para verificar se ainda há tiosulfato suficiente; nesse ponto, os senhores Junge e Hübner estão equivocados!)
- Com fixadores de filme, esse teste frequentemente falha (filmes de cristal plano); os filmes, por si só, já contêm quantidades absurdas de iodetos.
Atenciosamente,
Franz
WolfgangMoersch
@ Sr. Moersch: o que acontece se eu pingar um tônico forte de selênio ou enxofre sobre um papel fotográfico que não esteja totalmente fixado?
Bem, ele fica manchado — onde não deveria mais haver nada para manchar.
Se nada acontecer, está tudo bem. Se aparecer um tom de cor muuuuito suave, pode ser o véu de base, que fica mais visível (por ser colorido); mas se a densidade (do branco ou cinza claro) aumentar muito claramente, significa que ainda há sais de prata não dissolvidos e se forma seleneto de prata ou sulfeto de prata visível. Se essa impressão fosse tonificada da maneira usual, as bordas da imagem ficariam manchadas. Se não for tonificada, a formação de compostos de enxofre apenas demora um pouco mais. Se detectado a tempo, o problema pode ser resolvido.
De forma suave: refixação
Tratamento radical para os casos mais graves: alvejante (hexacianoferrato) muito diluído por 30 a 40 segundos, enxaguar rapidamente, 15 segundos de fixador e os brancos ficam limpos.
Não posso fornecer informações exatas sobre a diluição das soluções de alvejante disponíveis no mercado, pois as concentrações variam muito. Para esse fim, realizo a diluição de meu alvejante na proporção de 1 para 800. Para soluções puras de hexacianoferrato, 0,25 a 0,5 gramas por litro de água devem ser suficientes. Com uma solução de alvejante “bem” diluída, as luzes ainda não são afetadas.
Para antecipar a pergunta “por que não Farmer”: com uma diluição tão forte, o redutor (hexacianoferrato + tiossulfato) já se esgotaria após a primeira ação, podendo, portanto, já estar ineficaz na próxima impressão.
heinrich
Olá a todos,
Agradeço ao Sr. Moersch e ao Cfb_de pelas informações detalhadas
Atenciosamente,
Heinrich