heinrich
Olá,
Alguém tem experiência com o uso de ácido cítrico como banho de parada? Minha esposa não suporta o cheiro de vinagre e, como a Duka é parte integrante da casa, acho que terei que passar a usar ácido cítrico a longo prazo.
Por isso, tenho as seguintes perguntas:
Quantos gramas por litro preciso para um banho de parada aceitável?
Por quanto tempo o ácido cítrico permanece em solução antes que fungos e bactérias comecem a se proliferar?
E dá para usar o barato da seção de detergentes ou é preciso comprar o caro na farmácia?
Desde já, obrigado pelas informações
Heinrich
Gast
Olá,
No caso do ácido cítrico puro, por exemplo, o ácido cítrico da Heitmann vendido em farmácias, são necessários 20 g por litro para preparar um banho de parada a 2%, como é habitual em laboratórios fotográficos.
No entanto, eu recomendaria preparar uma nova solução para cada sessão de revelação, já que não há indicador e não dá para saber quando ela perde a eficácia. O produto é tão barato que esse luxo é realmente acessível, e assim você fica do lado seguro.
Boa sorte e abraços,
Taher
Gast
Sou eu de novo,
tinha esquecido de mencionar que a solução mais simples é um banho de parada com ácido cítrico e indicador, por exemplo, este aqui do nosso anfitrião, só para completar...
Atenciosamente,
Taher
cfb_de
Olá, Heinrich,
1 litro de água da torneira, uma ou duas colheres de sopa bem cheias de ácido cítrico (ou seja, cerca de 20 g; antigamente eu pesava, mas agora não faço mais isso) e pronto.
Essa é uma solução em que, mesmo sendo químico, não vou reclamar se não for preparada com exatidão. Basta que seja levemente ácida.
Depois de usar, despeje no vaso sanitário/pia da cozinha/lavatório. Enxágue após trinta minutos. Além disso, sua esposa vai ficar feliz com a redução do acúmulo de calcário nas pias.
Para filmes, use metade da concentração (0,5-1 colher de sopa) e também dá certo. Em lojas agrícolas de confiança, o ácido cítrico custa cerca de 2,50 por quilo; na DM é um pouco mais caro, mas ainda assim mais barato do que, por exemplo, qualquer banho de parada pronto para uso.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá a todos,
Obrigado pela informação; então, 2% é suficiente. É bom saber; eu também poderia ter imaginado isso, já que também preparo o ácido acético a 2%.
Atenciosamente,
Heinrich