ChristinaJ
Olá,
Recebi hoje meu pacote.
Entre outras coisas, havia o papel POP e o fixador.
O catálogo diz que vem com um manual detalhado.
Mas não está incluído...
A exposição não deve ser um problema, mas como se aplica o fixador?
Muito obrigada e um abraço,
Christina
SamuliSchielke
Olá, Christina,
Você encontra um manual em www.retrophotographic.co.uk. No entanto, também não há instruções sobre como preparar o fixador. Quando comprei meu pacote de POP, a Impex ainda não tinha o fixador, e o Mirko me vendeu um pacote de Calbe A300 em vez disso. Gostaria muito de saber como o Hypo-Fix se sai e se o A300 é realmente equivalente. Com o A300, a impressão fica bem mais clara e adquire (sem viragem) um tom levemente alaranjado que, por si só, é muito bonito. Mas não sei se isso sempre acontece com o POP ou se o A300 acaba clareando um pouco a imagem.
Aliás, é impossível secar o POP na prensa; a emulsão gruda firmemente em tudo que chega perto. A secagem ao ar livre (eu colo as fotos com fita adesiva úmida em placas de vidro) é a única solução.
Por outro lado, o papel aceita muito bem a tonalização. Nas instruções da Retro, recomenda-se a tonalização dourada antes da fixação. Funciona muito bem. Com tempos inferiores a um minuto, o tom original volta, apenas um pouco mais acastanhado; com uma viragem mais longa, a imagem fica esverdeada. A viragem com selênio depois também funciona bem. Como com o papel normal: uma viragem muito curta torna os pretos mais profundos; mais longa, altera o tom da cor. No entanto, com o POP isso acontece em questão de segundos!
No geral, é um papel excelente; eu ficaria curioso para saber quais foram as experiências de outras pessoas com ele?
Samuli
Gast
Oi,
bem, ainda estou procurando o contraste certo para os negativos. Será que o ponto entre muito claro e muito escuro/suave passa despercebido rapidamente por causa da automascagem?
Ou os negativos precisam mesmo ser supernítidos? (quero dizer, ainda mais nítidos do que, por exemplo, para ciano ou Van Dykes, algo em torno de 2 logD).
Bem, em breve meus Stouffers devem chegar, então vou testar tudo direitinho.
Agradeço pelas dicas
Martin
Gast
Ah, sim, fixador,
escreve o Nigel. 150 g de tiosulfato de sódio para 1 litro de água. O Wolfgang Moersch com certeza já experimentou com ATS também.
Atenciosamente
Martin
Ole
Se quiser branquear, use tiossulfato de amônio! Para o POP, use apenas Na₂S₂O₃...
Os negativos devem ter uma densidade de até 2,1 — “duros como pedra”.
SamuliSchielke
O Calbe A300 é tiosulfato de sódio, mas, claro, não se sabe quais outros aditivos ele contém...
Pela minha experiência, os negativos devem ser bem densos e de alta densidade. Era assim que os fotógrafos do século XIX realizavam a exposição e a revelação das placas. ADOX chm 400/Ilford hp5, exposto a 800 ASA e revelado a 1200 ASA, deu resultados aceitáveis; as cópias ainda ficam um pouco suaves, mas já têm uma boa aparência. Em seguida, vou tentar com um filme de 50 ASA, que costumam ser mais sensíveis. Os melhores resultados eu obtive com uma cópia feita a partir de um filme de raio-X (extremamente denso e sensível).
Boa diversão
Samuli
Gast
Gostaria de dar uma nova vida à minha câmera 6x9 e usá-la para revelar negativos para cópias de contato (cianotipia, impressão salina). No momento, não tenho como revelar filmes e, por isso, gostaria de usar o serviço de revelação da FOTOIMPEX. Alguém aqui tem dicas sobre qual filme (T-Max 100? ADOX?) devo usar, como devo fazer a exposição e como devo mandar revelar (N+1, N+2?)? Como já foi corretamente observado aqui, o filme precisa ser extremamente resistente, especialmente para a impressão salina.
Gast
No outro tópico, Philipp e eu publicamos os resultados dos nossos testes sobre a produção de internegativos em filme de impressão ADOX. Aqui, uma breve observação específica sobre o POP. Também é possível fixar o POP no Calbe a-300 ou em outro fixador à base de tiosulfato de sódio, mas o resultado, pelo menos no meu caso, parece um pouco diferente do obtido com tiosulfato de sódio puro (hypo). Aparentemente, o a-300 contém outras substâncias que clareiam ligeiramente a imagem. O tom muda um pouco para o laranja, o que, por si só, pode ser um efeito muito agradável. O a-300 também tem a vantagem da durabilidade.
Quanto ao hipossulfito, é preciso ter em conta algumas particularidades. O tiossulfato de sódio esfria ao ser dissolvido na água; por isso, deve-se usar água a 30 graus, para que a solução fique com uma temperatura de uns bons 20 graus. E o hipo puro não é estável ao armazenamento, portanto, misture sempre apenas a quantidade necessária para um dia.
Tudo de bom,
Samuli