Gast
Olá,
Se a gente quiser revelar mais alguns filmes ao mesmo tempo, parece que essa CPE2 é bem prática. Além disso, ainda economiza produtos químicos.
Alguém aqui já tem experiência com essa máquina?
Até agora, sempre revelei meus filmes P&B na lata.
Atenciosamente,
René
ChristianKolinski
Bem, os rolos de filme ainda precisam ser colocados na lata; a CPE2 apenas elimina a necessidade de agitar, pois ela gira a lata. Devido ao movimento contínuo, os tempos de revelação precisam ser ajustados (reduzidos).
As latas adequadas são as das séries Jobo 1500 e 2500; é preciso colocar um ímã no fundo delas.
Fora isso, o revelamento de filmes na CPE2 funciona maravilhosamente bem, afinal, ela foi feita exatamente para isso.
Urnes
Olá, Ren?
Bem, eu não gostaria de abrir mão do meu CPE. A partir de 4x5", no mínimo, já vale a pena em termos de produtos químicos. Manualmente, você precisa de quase 1,5 l; com a máquina, esse consumo cai para 275 ml. Além disso, durante os longos tempos de revelação, você pode até sair para tomar um café e sempre mantém uma temperatura constante, mesmo que a adega fique mais fria no inverno. A propósito, o tempo de revelação não precisa necessariamente ser ajustado; basta adiantar 5 minutos.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Quando tenho apenas alguns rolos para revelar, uso o aparelho CPP ou um ATL 1000 usado. O resultado é muito bom, mas os tempos de revelação precisam ser reduzidos em cerca de 25%. A pré-lavagem também funciona muito bem, especialmente com filmes de baixa sensibilidade, como o Efke 25/50 e o Pan F
O A 49 diluído adapta-se muito bem a esses aparelhos e a marca Rotospeed tem até um produto especial para esse tipo de revelação.
Guy Meurs
Diest
Bélgica