Olá a todos,
o que é um fixador único?
Bem, no meu caso é assim: tenho aqui um processador rotativo que está sendo colocado em funcionamento novamente, um
Mafina V50. A máquina revela quatro filmes de 120 ou três de 135 em 600 ml de produto químico e, em seguida, despeja o conteúdo.
Se eu quiser reutilizar o revelador, coloco baldes embaixo, que troco durante o processo. Sou uma pessoa esquecida e, então, a máquina acaba despejando tudo junto. Por isso, quero usar revelador de uso único, colocar um balde grande embaixo e, depois, descartar tudo junto. Revelador de uso único não é problema.
Agora estou me perguntando como preparar 600 ml de fixador para uso único e fixação de 4 rolos e qual deve ser a concentração. Se, como o Robert, eu usar a menor concentração especificada, vou desperdiçar um pouco de capacidade.
No entanto, acabei de refazer as contas e não é nada dramático. Se eu preparar o Adofix na proporção de 1:9, um litro de solução-mãe (10 filmes) custa cerca de 55 centavos. Se eu usar 600 ml para quatro filmes, isso significa menos de dez centavos por filme que estou desperdiçando. Posso viver bem com isso. Eu tinha calculado inicialmente com outros fixadores, mas assim fica mais caro.
Ainda assim, ficaria grato por algumas dicas gerais sobre como a fixação e a capacidade de fixação dependem da concentração do fixador. Posso realizar ainda mais a diluição do fixador se precisar de menos capacidade, ou ele acaba deixando de fixar completamente em algum momento?