Gast
Olá
Atualmente, estou realizando a exposição com o Fomapan 200 a 125 ASA e utilizando o RODINAL por 8 minutos para a revelação.
Pergunta: Alguém tem experiência em aumentar a sensibilidade desse filme? Até que valor posso chegar? E como isso altera o tempo de revelação?
Obrigado pelas respostas.
Martin
Gast
... O Fomapan 200 não é adequado para revelação forçada, já que mal chega a 160 ASA...
MirkoBoeddecker
Martin,
surge a questão: o que você entende por “puxar” a sensibilidade?
Se você quiser aumentar a sensibilidade efetiva do filme porque não tem luz suficiente (por exemplo, através do revelamento com reveladores que aumentam a sensibilidade, como Promicrol ou Microphen), então você consegue, com alguma dificuldade, levar o Fomapan para 250 ASA.
Sim, e depois há ainda o “pushing” que altera o efeito da imagem, como é praticado, por exemplo, por Koudelka.
Nesse caso, faz-se o “pushing” mesmo havendo luz suficiente, para diferenciar melhor as luzes e comprimir os tons médios, com sombras mais escuras.
No segundo caso (ou seja, quando uma alteração no efeito da imagem não te incomoda ou é intencional), você pode realizar a subexposição de qualquer filme em várias fendas, desde que use um revelador que aumente o gama posteriormente e ajuste o tempo de revelação. Para isso, são particularmente adequados o Promicrol, o Microphen, o ATM49 e outros.
Reveladores menos compensadores, como Emofin ou APH09 altamente diluído.
No entanto, já ouvi o contrário sobre isso (dois dias de revelação estática em APH09 na diluição 1+400 teriam elevado um Efke 25 para 400 — mas eu não vi isso).
O melhor é testar e, eventualmente, trabalhar com uma temperatura um pouco mais alta — mesmo correndo o risco de sua emulsão ficar mais mole (tenha cuidado).
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko
Obrigado pela resposta.
Eu me referia à primeira opção de push. Então, o Fomapan 200 realmente não é adequado para isso :-).
E quanto ao Foma 100 e ao 400? Alguém tem alguma experiência com eles?
Bom fim de semana
Martin
fotohuisrovo
O Fomapan 400 tem o mesmo problema: com a maioria dos reveladores, o "alto" fica na faixa de ISO 250-320.
Neste tópico, estamos interessados no resultado com o Diafine (BKA - Vernon Hills). Alguém já testou esse revelador com a linha Fomapan?
Atenciosamente,
Robert
rherz
:rolleyes:
Olá,
sempre vejo esse tipo de pergunta e fico me perguntando: por que diabos eu iria forçar um filme ISO 200 se posso comprar um ISO 400? Quer dizer, não é como na GF, onde eu poderia decidir isso foto a foto. A sensibilidade ajustada no início tem que ser mantida até o fim. Não dá para pensar de repente: “Agora eu precisaria de mais sensibilidade para esta foto” — não rola. Então, já posso colocar um filme com sensibilidade mais alta.
Enquanto ainda tivermos o Neopan 1600/Delta e o T-Max 3200, dos quais dá para extrair facilmente uns 1200 ASA, não entendo por que eu deveria forçar um desses filmes de baixa sensibilidade.
Ou será que eu deixei passar alguma coisa? ;)
Atenciosamente,
Robert
Gast
Robert,
o grão continua mais fino, mas, na minha opinião, já não faz sentido aumentar a sensibilidade, a menos que eu perceba que, por engano, coloquei o PlusX no lugar do TriX (ou o Fomapan 100 no lugar do 400; não quero fazer propaganda dissimulada).
Roland
Gast
Eu sempre trabalho com material de 400 ASA e, a partir da luz disponível, decido como vou realmente realizar a exposição. Os filmes de alta sensibilidade são muito caros… O TriX e o HP5 podem ser empurrados para 3200, com resultados aceitáveis. Só uso um filme de 3200 quando preciso de 6400 ou mais — ou seja, quando está realmente muito escuro…
SamuliSchielke
Recentemente, usei um Fomapan 400 com revelador ATM49 em sensibilidade 1600. Deu certo, mas os tons de cinza ficaram péssimos. Não recomendo. Então comprei um ADOX CHM 400 (que, pelo que sei, é o Ilford FP5), não tão de grão fino quanto o Foma, pelo menos não com meus reveladores, mas dá para fazer praticamente tudo com ele. O Fomapan simplesmente não é um filme para push. No entanto, o Fomapan 100 e 200 podem ser revelados um pouco acima da sensibilidade indicada, sem que a imagem fique muito diferente, se forem revelados com Fomadon LQN a 30 graus por 2:30 ou 3 minutos (agitar bastante). Mas eu não faço isso para forçar os filmes, e sim para deixar os negativos mais densos e com maior contraste para processos alternativos de impressão. O Fomadon LQN é recomendado para filmes Foma de qualquer maneira.