CPD
Olá,
alguém aqui no fórum poderia me dizer se é possível revelar negativos pré-revelados com Tanol em banho-maria (eventualmente com adição de bórax)? Ou isso prejudica o negativo? O que acontece se o negativo tiver que voltar do banho-maria para o Tanol?
Esse procedimento era feito de vez em quando com RODINAL: alguns minutos na diluição de RODINAL, depois por algum tempo no banho-maria (às vezes com, às vezes sem adição de alcalino) até o negativo ficar bom.
Essa pergunta também está relacionada ao meu revelamento de negativos a olho nu. Isso realmente me incentiva a continuar experimentando! :)
Atenciosamente, CP
Gast
Olá, CP,
A solução de bórax é a opção mais suave; não espero um grande efeito com ela. Originalmente, o Tanol foi pensado como um processo de dois banhos, mas desisti dessa ideia porque quero popularizar o produto, e se for muito complicado, isso acaba afastando os iniciantes.
O que pude constatar com a solução original (A era mais concentrada) foi um aumento bastante significativo das zonas de sombra após o banho alcalino (solução B: 5-10 ml/litro de água). Com a variante atual (A), o efeito certamente será mais fraco, mas vale a pena tentar. É claro que a densidade do véu também aumentará, mas isso só resulta em um prolongamento da exposição durante a ampliação. A mancha não é prejudicada, ela fica mais forte, o que também deve ser levado em conta na avaliação das densidades das luzes.
Quando o filme é colocado de volta no revelador após o banho alcalino, todas as densidades aumentam, pois o álcali absorvido pela emulsão inicia um revelamento intenso (desproporcionalmente nas luzes). Se se quiser evitar isso, é recomendável um banho acidificante e um breve enxágue em água antes de voltar ao revelador. O valor do pH da solução de trabalho é tão alto que o ácido introduzido não deve ter efeitos negativos. Se a concentração habitual (1-2%) não for excedida, pode-se dispensar a lavagem.
No revelamento visual, pode-se repetir todo o procedimento até que o resultado seja satisfatório.
No entanto, os tempos de processamento devem então ser medidos de acordo com os ragas do sul da Índia.
Saudações
wm
CPD
Olá, Sr. Moersch,
Essas informações são muito úteis para mim.
Os tempos de revelação já estão bem além do aceitável :) — mas, de qualquer forma, só vou usar esse processo de dois banhos em casos de contrastes de luz extremos.
Aprendi bastante com as poucas dezenas de filmes planos que revelei à vista; o processo também é extremamente valioso do ponto de vista didático, sem falar na diversão que isso me proporciona.
Mais uma pergunta: encomendei agora Pinakryptol na Inglaterra (na verdade, só para experimentar; a luz fraca já é suficiente, se a gente souber o truque de colocar o dedo atrás do negativo). O Pinakryptol é, na verdade, apenas um corante; devemos esperar algum efeito aqui? O efeito no tempo de revelação às vezes é destacado, outras vezes negado.
Atenciosamente, CP
WolfgangMoersch
Olá, CP,
Com diluições normais do revelador, não notei nenhum efeito.
Somente quando a quantidade de substância reveladora cai para níveis homeopáticos, em quantidades tão pequenas que a capacidade de revelação tende a zero, é que o Pinakryptol tem o efeito de dar uma ajudinha ao revelador.
Ainda não tentei isso com Tanol, nem como pré-banho, nem como aditivo ao revelador.
Talvez eu lance uma variante para a bandeja no outono. Tempos entre seis e oito minutos seriam possíveis para o revelamento N, só que o N-2 ficaria criticamente curto, a menos que se use “slim”.
Para filmes planos, o Tanol também pode ser preparado na proporção 1+1+50, embora a sensibilidade no revelamento em banho único seja um pouco menor.
Atenciosamente
wm