Gast
Encontrar filme de 9x12 cm para as câmeras antigas foi fácil. Encontrar porta-filmes e filme de 5x7" também foi fácil, e encontrei facilmente porta-filmes e filme de 13x18 para câmeras “modernas”. Também encontrei alguns pacotes de PL 25 em 6,5x9 cm para a câmera pequena.
Mas 18x24 cm para câmeras de placa antigas é mais difícil — elas não podem usar suportes de filme de 8x10", então essa opção está descartada. Tenho um pacote de MACO UP100c e ainda sobraram algumas folhas. Mas o verão está chegando, e o consumo de filme é alto.
Pior ainda são os problemas que eu mesmo criei agora; com câmeras de placa de 24x30 e 30x40 cm.
Existem filmes “modernos” nesses tamanhos — de preferência não mais rápidos que ISO 50 (minhas lentes grandes não têm obturadores)?
Gast
Olá,
Filmes para 18x24, por exemplo:
FOTOIMPEX (aqui)
Classicpan 200 e 400 (da marca Forte)
Fomapan 100
Efke PL100, 50, 25
Wephota (quase todos os tamanhos) www.wephota.de
NP15 25 ASA, da Efke
NP22 125 ASA, da Foma
NP27 400 ASA, da Forte
Foto Mayr www.fotomayr.de
Ilford Fp4
E, claro, é possível encomendar outros tamanhos
Boa sorte
Otto
Gast
Vi que a Wephota também fabrica os formatos 24x30 e 30x40; o NP 27 é da Forte, e a Forte tem grão grosso e uma emulsão de baixa qualidade, mas nesses tamanhos isso não deve ser um problema.
O NP 22 é da Foma e é um bom filme.
Gast
Claro!
Eu tinha esquecido da Wephota — obrigado!
Eles têm tudo o que eu preciso/quero — como o 30x40 NP15, que é perfeito para uma câmera Pate com lente sem obturador :)