Gast
Olá,
Eu mesmo tenho uma Kiev 60 e estou muito satisfeito com ela em termos de funcionamento, qualidade e preço.
Tenho 40
Gast
Gast
Olá,
Eu também tenho uma Kiev 60 há anos, com uma boa coleção de lentes.
Já fotografei cerca de 400 rolos com ela e continuo satisfeito.
Atenciosamente
Friedhelm
cfb_de
É, então vou me "revelar" também. Na verdade, esse tópico era sobre a técnica ucraniana, e eu não entrei logo de cara.
Também estou satisfeito há cerca de quatro anos com uma K-60 comprada de segunda mão. Eu mesmo ajustei o avanço do filme; fora isso, não tem defeitos. No início, o espelho travou levemente “antes de chegar ao topo”. Consegui consertar sem problemas “no local” com a ponta do canivete suíço; foi um problema pontual e custou uma das treze fotos.
Sim. Treze fotos. Desde que o avanço do filme esteja bem ajustado.
Atenciosamente,
Franz (K-60 é o máximo!)
Godot
Importante: não compre no eBay, lá só tem os modelos mais velhos e ruins; quem tem uma câmera dessas que funciona bem
não vai se desfazer dela tão cedo.
[right][post="3884"]<{POST_SNAPBACK}>[/post][/right]
Hum, mas onde conseguir, então? Nas lojas daqui não dá pra encontrar nenhuma por 40,-
Gast
Olá!
Não é preciso nem dizer que na Ucrânia só fabricamos câmeras excelentes e confiáveis :) !
Oleksander
Schwedenstahl
Olá,
Gostaria de defender a Kiev 88. Não importa em qual fórum você entre, ela sempre sai mal na foto, e acho que as pessoas não vão deixar isso passar. A minha é bem diferente. Tenho-a desde 1992, já fotografei mais de 100 rolos (precisaria contar) e ela nunca me deixou na mão. Ela já esteve no deserto e no extremo norte. Há anos comprei uma segunda, para o caso de a primeira falhar, e o que posso dizer? Essa também nunca deu problema. Não a uso com tanta frequência quanto a primeira, mas já se passaram mais de 10 anos. Além de verificar os parafusos durante viagens por terrenos acidentados e fazer uma limpeza meticulosa, ainda não precisei fazer nada nem mandar fazer nada. Nas lentes, apenas apliquei tinta preta fosca na conexão, pois em algumas havia muitos pontos sem pintura.
Não sei bem, ela realiza a exposição com precisão, mas acho que, depois de tanto tempo, eu deveria levá-la para uma revisão; com certeza fariam o mesmo com uma Hasselblad.
Atenciosamente,
Marwan
PS: Conheço outros proprietários da 88 que também tiveram essas experiências positivas. Mas eu desaconselharia comprar no eBay.
Gast
Eu também já tive uma. Enquanto funcionou, foi uma boa câmera, com a qual dava para tirar fotos excelentes.
Ponto positivo: ela aproveitava o rolo de 120 mm de forma ideal e não desperdiçava meio centímetro de filme nas bordas.
Ponto positivo: lentes muito boas e acessíveis
Mas, infelizmente, o obturador quebrou muito rápido. Pior ainda, depois que a garantia expirou. O revendedor especializado ficou feliz por não ter mais nada a ver com ela.
Depois disso, acabei comprando a Exakta 66.
Ambas as câmeras têm uma coisa em comum: fingem ter uma robustez que não existe.
Embora eu admita que seja mimado pelas câmeras Nikon. Seja no inverno sueco ou nos campos de tabaco de Cuba, só havia um caminho: seguir em frente. Filme após filme, sem qualquer problema.
Minha experiência com a Kiev remonta à época pré-eBay.
Quem compra uma Kiev sabe o que está fazendo e o que vai receber, ou melhor, o que não vai receber. É uma ilusão com uma 50
SamuliSchielke
Concordo com o comentário anterior. Comprei uma Kiev 88 há um ano, por cerca de 100 euros, de um fotógrafo de grande formato que queria se livrar de uma câmera de médio formato que não usava. Desde então, já estive várias vezes à beira de jogar a coisa contra a parede. Ao longo de um ano, investi bastante em
-Reparo da conexão da baioneta
-Reparo do diafragma de mola em duas lentes
-Ajuste do espelho
-Feltro no interior para evitar reflexos...
e vejam só, justamente quando eu já estava decidido a desistir e economizar dinheiro para uma Mamya, minha Kiev começou a funcionar perfeitamente. Só não consegue acertar tempos de exposição menores que 1/250, fora isso, agora é um ótimo aparelho. Conclusão: a Kiev pode ser boa, mas exige muito trabalho. Principalmente por causa das lentes Vega 2.8/120 mm e Mir38 3.5/65 mm, agora sou um proprietário muito satisfeito de uma Kiev. Algo que eu não esperava há seis meses...
SamuliSchielke
Concordo com o comentário anterior. Comprei uma Kiev 88 há um ano, por cerca de 100 euros, de um fotógrafo de grande formato que queria se livrar de equipamentos de médio formato que não usava. Desde então, já estive várias vezes à beira de jogar a coisa contra a parede. Ao longo de um ano, investi bastante em
-Reparo da conexão da baioneta
-Reparo do diafragma de mola em duas lentes
-Ajuste do espelho
-Feltro nas cavidades internas, para que não haja reflexos...
e vejam só, justamente quando eu já estava decidido a desistir e economizar dinheiro para uma Mamya, minha Kiev começou a funcionar perfeitamente. Só não consegue acertar tempos de exposição menores que 1/250, fora isso, agora é um ótimo aparelho. Conclusão: a Kiev pode ser boa, mas exige muito trabalho. Principalmente por causa das lentes Vega 2.8/120 mm e Mir38 3.5/65 mm, agora sou um proprietário muito satisfeito de uma Kiev. Algo que eu não esperava há seis meses...
Schwedenstahl
O que significa que ela não consegue atingir tempos de exposição inferiores a 250?
Será que ela não dispara nessa faixa ou não fecha mais o obturador???
O mecanismo de escape de 1/30 e de 60/1000 funciona de forma independente. Portanto, provavelmente há algo errado com o ajuste acima de 250. Acho que isso se resolve facilmente se, a partir de 250, for mantido apenas o ajuste de 250.
Você tem o manual de reparos???
Atenciosamente,
mawan
cfb_de
Olá, mawan,
> se, a partir de 250, a configuração permanecer apenas em 250ésimos
parece que esse é exatamente o problema.
No entanto, pelos três modelos 88 que conheço, ainda não observei isso. Dois dos três proprietários leem o d.r.f., e um terceiro, o fórum paralelo.
A vida é dura e acaba em morte. E quem ri por último, morre feliz.
Atenciosamente,
Franz
Schwedenstahl
Então, se for esse o caso, acho que se trata de um desajuste no acionamento da segunda cortina do obturador; provavelmente é preciso lubrificar ou ajustar alguma coisa. No momento estou no exterior, mas quando voltar darei uma olhada; não deve ser nada grave, com certeza é fácil de resolver. Eu mesmo não tive esse problema, minhas Kiev não dão trabalho.
Atenciosamente,
Marwan
SamuliSchielke
Acho que não me expressei muito bem há pouco. As velocidades de 1/500 e 1/1000 funcionam na Kiev 88, mas a exposição costuma ficar irregular devido ao obturador de cortina, ou seja, um lado recebe mais luz do que o outro. Isso significa que, pelo menos na minha Kiev, não dá para tirar fotos decentes com velocidades de 1/500 e 1/1000. Em 1/250 e velocidades mais lentas, por outro lado, não há problemas. Nem toda Kiev tem esse problema, mas Hans Roskam, que repara e comercializa Kievs na Holanda, diz que se trata de um defeito de construção que os ucranianos herdaram dos suecos e que praticamente não há nada que se possa fazer a respeito. A Hasselblad já abandonou esse tipo de obturador há muito tempo; na Kiev, temos que conviver com isso.
PhilippReichmuth
As velocidades de 1/500 e 1/1000 já funcionam na Kiev 88, mas a exposição costuma ficar irregular devido ao obturador de cortina, ou seja, um lado recebe mais luz do que o outro.
Existem dois efeitos: um é o “shutter fading” (um lado recebe mais luz do que o outro) e o outro é o “shutter banding” (listras irregulares na exposição). O primeiro se deve ao fato de as cortinas se moverem a velocidades diferentes e pode ser corrigido ajustando-se a tensão da mola. O segundo é causado por obturadores que se movem de forma irregular; não há muito o que fazer, a não ser lubrificar o conjunto com uma quantidade mínima de óleo e torcer para que isso seja suficiente.
Recentemente, surgiram tópicos sobre isso no fórum do Kiev Report:
este (com instruções de lubrificação para Kievs com obturadores de metal) e
este.
Philipp
RomanJRohleder
Samuli,
não é um bug, é uma característica — chama-se “compensação de exposição variável”. Ou também “banding”. ;-)
Esse problema também é conhecido em outros sistemas de obturador de fenda; atualmente, a D200 da Nikon parece apresentar deficiências semelhantes, e também já se ouviu falar disso nas Hasselblad da série 200/2000.
É possível resolver isso – limpando o obturador, a guia do tecido e ajustando com precisão a tensão do tecido ou a tensão relativa entre as duas cortinas.
Minha K88Six da Wiese não apresenta problemas nesse sentido, é discreta; mas eu realmente raramente uso tempos de exposição superiores a 1/30s.
Roman
Schwedenstahl
Para estarmos preparados para qualquer eventualidade, há instruções na internet sobre a limpeza… Talvez com imagens das diferentes etapas do processo??
Atenciosamente,
Marwan
RomanJRohleder
Marwan,
veja a mensagem do Philip.
Você encontra fotos das partes internas no Weiner ou na internet, no manual da Tento e nas instruções de trabalho do Steve Ash.
Roman, viajou de última hora.
Gast
Olá,
Eu tenho o manual, mas nunca consigo encontrar as instruções do Steve Ash. Lá só estão descritas as Kievs baseadas na Contax.
Alguém poderia me ajudar???
Atenciosamente,
Marwan
piu58
Eu também tenho uma Kiev. Quase nunca uso tempos de exposição mais rápidos que 1/125; fotografia esportiva e coisas do tipo, na minha opinião, são mais para o formato 35 mm. Ficam pequenas diferenças de cobertura quando se usa um tempo diferente. Talvez seja possível ajustar, mas isso não me incomoda tanto com filme preto e branco.
Fora isso: muito confiável, menos problemas do que com a minha P6. 13 fotos sem problema.
Mais uma dica: se você tiver fotos sobrepostas e não quiser ajustar, basta girar o rolo um ou dois centímetros atrás do ponto vermelho, e pronto. No entanto, a 13ª foto vai ficar fora de foco.