Gast
Olá,
Como, em breve, meu papel padrão atual (Polymax II RC) não estará mais disponível, estou procurando um substituto. Deveria ser novamente PE e ter um tom de imagem um pouco mais frio.
Agora, minhas perguntas: 1. O Easy Print Vario Cl. tem um tom de imagem semelhante ao antigo Polykaltton PE, ou seja, um pouco mais frio do que, por exemplo, o Agfa ou o Foma?
2. E quanto à iluminação? As informações do catálogo e do site www.adoxfilm.de são contraditórias.
O catálogo diz “apenas luz vermelha”, enquanto o site também permite luz verde para luz laranja. :)
Alguém já experimentou e pode dar sua opinião?
Obrigado e um abraço
Taher
Gast
Olá, Taher,
Infelizmente, a sensibilização do papel é um pouco complicada.
No momento, só podemos aprovar o Vario Classic (Easy e Fine Print) para luz VERMELHA ESCURA (lâmpada de luz vermelha da Phillips).
Na verdade, deveria funcionar também com luz laranja, mas isso está se mostrando mais complicado do que esperávamos.
Estamos trabalhando nisso e avisaremos assim que houver alguma mudança.
ATENÇÃO: A lâmpada AP de luz vermelha clara e a lâmpada Paterson também podem, em certas circunstâncias, causar o acinzentamento do papel!
Por favor, teste sempre que for usar um papel novo!
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
isso confirma o que escrevi recentemente aqui: “Usem uma iluminação Duka vermelha, aprendam a lidar com ela e sejam felizes”. Por que isso é tão difícil, afinal?
No caso do “verde”, na análise Duka, há problemas com as luzes e com contrastes muito suaves. O laranja representa o pior de todos os cenários possíveis. E com o bom e velho “vermelho”, depois de aprender o efeito de contraste, na verdade tudo fica perfeitamente bem.
Aos poucos, começo a me perguntar por que hoje em dia ninguém mais dá ouvidos ao “vovô”, ao “tio-avô” ou mesmo à “literatura”, e todos acham que precisam reinventar a roda quinze vezes.
É assim tão difícil pensar um pouco sobre a transmissão de quaisquer filmes? Será que é tão difícil assim não se perguntar se agora “laranja” ou “laranja escuro” justifica a edição especial de um filtro específico? Ou se a velha “luz vermelha” não basta?
Afinal, o papel fotográfico é provavelmente o único meio de armazenamento de dados que, há 150 anos, é documentadamente compatível com versões anteriores.
Amanhã de manhã vou ler o jornal de novo na minha Duka. Sob luz vermelha. Sem problemas com nenhum tipo de papel (não uso “papéis Pan” e papéis coloridos como única exceção a essa regra básica). A velha “tigela Agfa”, lâmpada de 15 W atrás, filtro antigo. “Claro como o dia” na minha pequena casa de banho (onde não há absolutamente nada com azulejos castanhos ou pretos).
Cumprimentos,
Franz [amanhã em ação com PW14 (velho conhecido), Fomatone (conhecido, popular) e Varycon (meio conhecido, meio popular)]
FrankJBeckmann
Oi,
Estou muito decepcionado com a minha lâmpada AP, que comprei recentemente na Impex, já que ela é anunciada como sendo segura. Ela ainda causa um forte efeito de neblina a 2 metros de distância, mesmo com o Foma Speed Variant. A lâmpada foi, sem dúvida, um investimento totalmente errado. E isso que eu queria jogar pelo seguro, especialmente com o pouco dinheiro que tenho, em vez de simplesmente comprar algo no eBay.
Tchau
Frank
Gast
Frank,
minha lâmpada AP de luz vermelha também funciona com o Vario Classic, mas comprei a lâmpada e o papel (na época, assim como hoje, Efke Varycon) por volta de 1999; atualmente uso Kentmere, talvez agora haja alguma diferença (características do papel, material plástico da lâmpada).
Boa iluminação
Otto
MirkoBoeddecker
Frank,
As lâmpadas AP não causam embaçamento no papel Foma.
Nós as usamos há mais de 10 anos em nosso próprio laboratório.
Se estiverem longe o suficiente do Vario Classic, tudo funciona bem; porém, se ficarem a menos de 2 metros de distância, o Vario Classic apresenta problemas, e até agora apenas a lâmpada de luz vermelha da Phillips passou no teste de 1,50 metro/10 minutos sem causar embaçamento.
Mas isso vale apenas para o Vario Classic.
Você já fez um teste comparativo para verificar se o problema não está na lâmpada, mas sim na luz difusa ou na luz externa?
Até agora, eu não ouvi nada parecido nem notei nada, então presumo que a AP também não tenha cometido nenhum erro de produção. Se for esse o caso, é claro que teremos que dar o alarme na Espanha.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Só por curiosidade, como estão as coisas com as luzes coloridas?
Otto
FrankJBeckmann
Oi, Mirko,
É claramente a lâmpada Ap. Dá até para ver a sombra que os objetos colocados no papel para o teste projetam.
Tchau
Frank
cfb_de
Olá, Frank,
antes que você fique ainda mais irritado:
- Que tipo de lâmpada está lá dentro? 25 W geralmente já é demais.
- Se for o caso, coloque um DC-Fix ao redor ou um refletor LED vermelho. Uma distância de 2 m nunca fez mal.
Meu velho “tambor de metal” da Agfa, com um filtro de vidro vermelho igualmente antigo na frente, também fica embaçado quando coloco uma lâmpada economizadora de 7 W. Com uma lâmpada incandescente “fosca” de 25 W, nada fica embaçado e consigo ler o jornal no banheiro (com azulejos brancos).
Atenciosamente,
Franz
FrankJBeckmann
antes que você fique ainda mais irritado:
- Que tipo de lâmpada está instalada? 25 W geralmente já é demais.
- Se for o caso, coloque um DC-Fix ao redor ou um refletor LED vermelho. Uma distância de 2 m nunca fez mal.
Olá, Franz,
a lâmpada tem potência de apenas 10 W. Já pensei em fazer uma espécie de abajur de papelão preto, para que o papel receba apenas luz indireta.
Que tipo de folha seria adequada? Você já tem experiência com isso?
Até mais
Frank
RomanJRohleder
Frank,
Compre alguns centímetros quadrados de Rubylith ou DCfix, ou seja, uma folha adesiva vermelha. O Rubylith é usado na indústria gráfica para máscaras de proteção e é suficientemente “seguro” — um amigo fez uma moldura e a cobriu com Rubylith; assim, ele protege o computador do laboratório — o monitor fica ligado.
Com a película, você cola então a tampa do seu AP...
Como alternativa, os refletores LED mencionados pelo Franz. Custam uns bons 10 € na Conrad e são úteis para todos aqueles que têm um soquete E27 e duas mãos esquerdas... embora eu tenha “convencido” alguém a soldar para mim 4 bancos de LED de verdade...
Não se irrite com essa coisa do AP — conserte-o ou substitua-o. O plástico envelhece, talvez a tampa tenha ficado com microfissuras.
FrankJBeckmann
Frank,
compre alguns centímetros quadrados de Rubylith ou DCfix, ou seja, uma folha adesiva vermelha. O Rubylith é usado na indústria gráfica para máscaras e é suficientemente “seguro” — um amigo fez uma moldura e a cobriu com Rubylith; assim, ele protege o computador do laboratório — o monitor fica ligado.
Com essa película, você cola na tampa da sua AP...
Como alternativa, os refletores LED mencionados pelo Franz. Custam uns bons 10 € na Conrad e são úteis para todos aqueles que têm um soquete E27 e duas mãos esquerdas... embora eu tenha “convencido” alguém a soldar quatro bancos de LED de verdade para mim...
Não se preocupe com essa coisa da AP — conserte ou troque. O plástico envelhece, talvez a tampa tenha ficado com microfissuras.
Oi, Roman,
o refletor LED parece interessante, é algo para pessoas como eu. Encontrei esse modelo com 20 LEDs no catálogo da Conrad. Minha lâmpada AP é novinha em folha, da FOTOIMPEX, então o plástico ainda não pode apresentar sinais de envelhecimento.
Tchau
Frank
Gast
Voltando à questão do papel, fiz algumas cópias com ele recentemente e estou muito satisfeito. Tem um tom ligeiramente mais frio do que o Foma, com o qual costumo trabalhar, e o branco do suporte é mais puro, o que me agrada bastante. É bastante espesso para um papel PE, o que é uma questão de gosto. As cópias, reveladas com uma mistura de revelador de tom frio da Amaloco e Fomatol PW, ficaram muito bonitas, brilhantes e com bons tons de cinza. No geral, recomendo, mas a emulsão é mais sensível do que a do Foma ou da Agfa: é preciso usar luvas para evitar impressões digitais.
Eu uso uma lâmpada vermelha da Philips, que funciona perfeitamente, mas não é muito forte.
Alguém sabe, aliás, de onde vem o Easyprint VC? Eu moro na Holanda e não posso ir sempre a Berlim (onde é mais barato) para pequenas compras, mas posso ir aos importadores locais da Forte e da Efle.
Samuli
MirkoBoeddecker
Olá, pessoal,
Infelizmente, estamos enfrentando dificuldades de entrega no momento, pois só poderemos moldar o material novamente quando os testes de sensibilidade à luz forem concluídos. Estamos fazendo experiências com diferentes sensibilizadores e precisamos aguardar os resultados dos testes de armazenamento.
Receio que só haja produtos novos novamente em setembro.
Até lá, por favor, usem a luz vermelha escura da DUKA ou desliguem completamente a luz.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
Isso também se aplica à versão em barita? É algo interessante para quem encomenda rolos.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Franz,
talvez eu consiga mandar cortar rolos com a cor da fundição de maio, mas, como já disse: vermelho escuro, nem mesmo o vermelho brilhante da AP.
Para isso, porém, eu precisaria da aprovação de todos.
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
Então a versão com barita também está incluída. Nessas condições, pelo menos não vai ter a minha aprovação :-)
Acho que todos nós podemos esperar até setembro, já que será depois da grande onda de férias. Vou escrever agora mesmo no outro tópico.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Franz,
essa emulsão, com essa sensibilidade ao vermelho, está no mercado há mais de 15 anos e também tem sido vendida com sucesso por outras empresas.
Nós aprimoramos o papel, conferindo-lhe, entre outras coisas, maior brilho. Agora, gostaríamos também de melhorar a sensibilização.
Portanto, não é que esse lote esteja de alguma forma “comprometido”. Acontece apenas que o papel agora está disponível para um público mais amplo do que antes e, por isso, as “reclamações” estão se acumulando. É sempre a mesma cantilena: o papel da Ilford não funciona com essa luz, logo, o papel está com defeito e não é a luz que está forte demais.
É por isso que insisto tanto nisso. Estou simplesmente cansado de contar a mesma história todos os dias e de ouvir constantemente comentários idiotas de pessoas que acham que sabem mais do que eu...
Conclusão: o papel está impecável (como sempre) e produz resultados maravilhosos quando se sabe o que se está fazendo, mas não é realmente adequado para um público mais amplo devido à sua relativa sensibilidade à luz vermelha clara, laranja clara e amarela.
Por isso, esperamos poder oferecer no futuro uma versão um pouco menos sensível.
Até lá, não quero mandar produzir a versão antiga de novo.
É por isso que as coisas estão um pouco paradas.
É assim que as coisas estão... :)
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
(Vou copiar ao contrário agora :-)
Olá, Mirko,
obrigado pelo esclarecimento. Na tua primeira descrição isso não tinha ficado tão claro e, aparentemente, eu já tinha trabalhado com essa emulsão (numa embalagem amarela-alaranjada).
Agora, não me importaria se o antigo fosse cortado em pedaços ou se fosse o novo. Mas acho que é mais conveniente para vocês usarem o novo. Certamente basearam o planejamento do antigo na venda de papel em folhas. Não gostaria que os compradores de papel em folhas tivessem que esperar porque estamos “tirando” o papel em rolos deles.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Mirko,
Como já mencionei, em 1999 comprei de vocês um “pacote de amostra” com 100 folhas de Vario Classic Baryt 18x24 e uma lâmpada AP; não fica nenhuma mancha, nem mesmo a uma certa distância, mas também não deixo meu papel exposto.
Retiro a folha, volto a dobrar a embalagem e pronto.
Otto