CPD
Olá,
minha dúvida está diretamente relacionada ao revelamento visual.
Gostaria muito de revelar agora uma pilha inteira de filmes planos, algo em torno de 5 a 6 rolos, de uma só vez.
No revelador, eu manuseio com luvas; quando uma foto está pronta, ela vai para o banho de parada. É claro que não posso colocar a mão no banho de parada para transferir o filme para o fixador 1 (eu fixo em duas etapas), pois o revelador, no qual terei que colocar a mão novamente em seguida, ficaria estragado muito rapidamente.
Considero pouco prático usar uma pinça devido ao risco de danificar a camada. Ou será que meu receio é injustificado?
Daí a minha pergunta: posso juntar os filmes já revelados no banho de parada (a bandeja é coberta com papelão para impedir a entrada de luz) até terminar de revelar todos os filmes e só então fixá-los? Ou uma permanência muito longa no banho de parada prejudica os filmes?
Atenciosamente, CP
cfb_de
Olá, CP,
Em princípio, um ambiente alcalino transforma a querida gelatina em açúcares, sabão e outras porcarias. Por isso, deixar agir por muito tempo não é legal por causa dessas “porcarias”. Além disso, os derivados de hidroquinona/metol/fenilenodiamina também não são exatamente compatíveis com o corpo humano.
Como não quero saber (nem recomendar) o que o teu revelador específico faz com os teus dedos específicos: já pensaste em usar luvas descartáveis bem baratas?
[*Para mim*, isso seria muito trabalhoso. No entanto, também não vou entrar com uma ação judicial contra uma loja de produtos químicos e sou um pouco mais “seguro” no manuseio de produtos químicos no sentido de ter conhecimento. *O que* há no seu revelador?]
Atenciosamente,
Franz
CPD
Olá, Franz,
Em princípio, uso sempre luvas, mas não tenho tempo para trocá-las ou lavá-las toda vez que coloco a mão no banho de parada.
Mas agora fiz as contas: eu sempre trabalho com lotes de contraste igual ou, pelo menos, semelhante ao mesmo tempo; o revelamento também termina quase ao mesmo tempo e o tempo de permanência real no banho de parada provavelmente não será tão longo assim, então vou simplesmente correr o risco.
Você tem razão, dá muito trabalho: MAS — eu me divirto pra caramba, o que é o mais importante, e também não processei tantos filmes planos assim.
Muito obrigado! Abraços, CP
Gast
Olá, CP,
Os filmes planos também podem ser “manipulados” com alicates sem riscar, etc. O truque é cortar os dedos das suas luvas usadas (geralmente o dedo mínimo é o mais adequado, dependendo da espessura das lâminas do alicate), colocá-los sobre as lâminas do alicate de forma que fiquem bem justos, e pronto: você tem um alicate para filmes que não danifica o material. Agora você só precisa de um alicate por banho e nada pode dar errado!
Eu também retiro, entre outras coisas, meus papéis baritados afundados da lavadora Nova Baryt com uma vareta de plástico plana “revestida”. Funciona perfeitamente há muito tempo, sem causar danos.
Aliás, também dá para usar os espátulas de madeira (que têm a largura certa) que os médicos usam para examinar a garganta (estou falando daquelas plaquinhas de madeira engraçadas com as quais eles pressionam a língua para baixo durante o exame) ou os palitos de sorvete chupados (o Magnum tem palitos de madeira bem largos). Pinças de cozinha de tamanho adequado e com formato adequado também servem. Tudo funciona.
Atenciosamente,
Lothar
Gast
Ah, sim,
só para que ninguém interprete mal: os pauzinhos de madeira, as pinças de cozinha etc. também precisam, é claro, ser revestidos com luvas de cozinha!
Atenciosamente,
Lothar
CPD
Olá, Lothar,
Essa é realmente uma ótima ideia. Obrigado!
Mas vou experimentar usar as molduras de aço inoxidável da Kodak para o tanque suspenso.
Atenciosamente
CP