Olá,
Sempre tive a intenção de revelar negativos à vista, agora finalmente fiz isso e funciona perfeitamente.
Os filmes planos são revelados por cerca de 3/4 do tempo de revelação normal (usei Tanol). Em seguida, acende-se brevemente a luz verde e verifica-se o negativo — isso é feito até que o resultado esteja correto. Primeiro, pratiquei com um negativo já revelado e de boa qualidade. Assim, eu sabia como deveria ficar sob aquela iluminação bastante fraca.
Existe um site interessante,
http://www.michaelandpaula.com/mp/index_skip.html
, cujas instruções eu segui.
No Reino Unido também é possível comprar Pinakryptol para aumentar a sensibilidade do filme; pretendo experimentar em breve. Talvez assim eu consiga usar uma lâmpada um pouco mais clara, mas também dá certo assim.
Não quero esconder uma desvantagem: o revelamento folha por folha — ainda não sou tão experiente a ponto de revelar vários filmes ao mesmo tempo — é muito demorado. Fica-se o tempo todo no escuro; um gravador de CD é essencial. Mas nunca tive negativos revelados de forma tão ideal, mesmo com contrastes muito diferentes, e quase não dá trabalho na ampliação. Na minha opinião, é uma ótima alternativa ao sistema de zonas, embora, admito, não valha muito a pena para fotos com contraste normal. Mas — é muito divertido.
Se tiver interesse, é só perguntar, mas na verdade já está tudo no link.
Atenciosamente, CP