MehmetCati
Oi!
Comprei o Kodak D-76 para testar.
O pó é para uma solução de 1 litro.
Alguém sabe para quantos rolos de filme (solução-mãe) dá esse litro?
(não está escrito na embalagem)
Atenciosamente,
M.C.
CPD
Olá, Mehmet,
Não conheço muito bem o D-76, mas recomendaria que você o usasse em diluições de 1:1 a 1:3 como banho único.
Normalmente, a cada dois filmes, aumenta-se o tempo de revelação e, depois de tantos e tantos filmes, é preciso reabastecer com o replenisher (não me lembro da palavra em português) e, após algumas semanas, o revelador já está impróprio para uso.
Li em um livro que, ao usar a solução-mãe, o valor do pH variaria constantemente em amplitudes generosas, etc. Nunca verifiquei isso.
Mas, pelo que me lembro, prevalece a opinião de que o D-76, ou seu irmãozinho inglês ID 11, quando submetido à diluição, é muito mais estável no processo, com grãos ligeiramente mais grossos, mas com um resultado mais opaco.
Atenciosamente
CP
CPD
www.jackspcs.com/dskodak.htm
Lá você encontrará alguns links interessantes para aprofundar o assunto
Atenciosamente
Gast
Mehmet,
os ingleses escrevem 10 filmes por litro, cada um 10% mais longo que o primeiro; ou seja, o primeiro tem 100%, o seguinte 110%, depois 120% e o décimo 190%. Não se multiplica, sempre se soma.
MehmetCati
Olá a todos!
Encontrei uma informação da Kodak.
Ela diz que é possível revelar 4 rolos (Kb) por litro ou 2 rolos na proporção de 1:1.
Acho que vou experimentar a diluição de 1:1.
(Já tinha perguntado em outro post sobre experiências com o rolo Lucky. Entretanto, experimentei o AM74 e o RODINAL com ele. Vamos ver como ele se sai com o D-76).
Pelo que entendi da informação da Kodak, deve-se prolongar o tempo em 10% para dois filmes ao mesmo tempo (como escreve o oleksander).
Obrigado pela ajuda e
Atenciosamente,
M.C.
Gast
Mehmet,
Estou um pouco surpreso com a informação da Kodak: o Ilford ID 11 e o Kodak D76 são praticamente iguais, mas o Kodak rende 4 rolos e o Ilford, 10 por litro?
Você me entendeu mal: no caso do Ilford, cada litro permite revelar mais 10% de um rolo.
Portanto
1º filme 100%
2º filme 110%
3º filme 120%
4º filme 130%
5º filme 140%
6º filme 150%
7º filme 160%
8º filme 170%
9º filme 180%
10. Filme 190%
Se você sempre usar dois filmes, então (não é oficial, vi em uma revista de fotografia)
1+2 100%
2+3 120%
4+5 140%
6+7 160%
8+9 180%
10 190%
ou solução de meio litro (uso isso porque não consigo encontrar latas de um litro)
1 100%
2 122,5%
3 145%
4 167,5%
5 190%
Em princípio, você sabe que são 1 filme por 100 ml; isso significa que 1 l dá 10 filmes, 0,5 l dá 5 filmes, 2,5 l dá 25 filmes e 3,8 litros dão 38 filmes.
O primeiro revelador é sempre 100%; para o último rolo, acrescenta-se 90% a mais. Portanto, você calcula: 90% : (n rolos - 1) e obtém a extensão por rolo.
Atenção: isso só vale para o ID 11 Kodak 76 e outros que vieram depois; para outros reveladores, a regra é diferente.
Gast
minha fórmula está distorcida pelo programa
90 dividido pelo número de filmes possíveis, diminuído em 1, e obtém-se o fator de prolongamento
Desculpe, meu alemão não é bom o suficiente para expressar isso
CPD
Olá, Mehmet,
O Oleksander está certo. Você pode revelar no máximo 10 rolos de filme em um litro. Revelar apenas quatro rolos seria realmente muito caro.
Eu dei uma olhada na ficha técnica do D-76. É realmente um pouco confusa, mas você também pode usar a do ID-11. Como o Oleksander escreveu, os dois reveladores são praticamente idênticos; quimicamente, eles provavelmente diferem um pouco (formadores de complexos diferentes, possivelmente diferenças na composição percentual?). Na prática, porém, isso não importa — você mesmo terá que descobrir o tempo de revelação correto.
Atenciosamente, CP
Gast
Olá,
Ao usar o D76 como revelador de uso único, de acordo com a ficha técnica, é possível revelar no máximo 16 filmes por galão de solução concentrada, ou seja, cerca de 4 filmes por litro de solução concentrada ou cerca de 250 ml de solução concentrada por filme. Na diluição 1+1, isso equivale a 250 ml de D76 mais 250 ml de água.
Quem achar que 100 ml de solução-mãe de D76 por filme são suficientes vai ter uma surpresa desagradável. Eu já fiz isso porque também achava que o D76 e o ID11 eram idênticos. O resultado foram negativos bem fracos e subrevelados.
Atenciosamente,
Heinrich
CPD
Olá, Heinrich,
Informação interessante!
Procurei receitas do D-76 em vários livros de receitas e sites da internet. Em alguns casos, elas diferem bastante umas das outras. E o que a Kodak coloca no seu D-76 ou a Ilford no seu ID 11, provavelmente não vão nos revelar.
Atenciosamente, CP
MehmetCati
Olá!
Obrigado a todos pelas informações úteis!!!!!!!
Entretanto, tive um tempinho para usar o computador e encontrei na Kodak a ficha técnica do revelador D-76.
Pelo que entendi, um litro realmente dá apenas para 4 rolos.
Existe também a embalagem maior para a solução de 3,8 litros. Encontrei em um catálogo a indicação de 16 filmes. Portanto, a estimativa de 4 filmes por litro bate bem.
A Kodak indica 16 filmes para um galão (no momento, não sei quantos litros isso equivale. Provavelmente 3,8).
Por falta de tempo, ainda não tive oportunidade de experimentar o D76, mas acho que vou seguir a indicação de 4 filmes.
Talvez eu compre o ID 11 e teste meus filmes com ele.
De resto,
CONTINUEM FELIZES
M.C.
Gast
Quem achar que dá para se virar com 100 ml de solução-mãe de D76 por filme vai ter uma surpresa desagradável. Eu fiz isso porque também achava que o D76 e o ID11 eram idênticos. O resultado foram negativos bem sem graça e subrevelados.
Olá,
Como usuário do D76, estou um pouco surpreso. Para o Tri-X, uso 1+1 com apenas 125 ml de solução concentrada. Afinal, não cabe muito mais do que 250 ml na caixa JOBO simples. As fotos não parecem subreveladas. Devo usar mais revelador no futuro?
Atenciosamente,
Andre
heinrich
Olá, André,
As informações que forneci foram retiradas da ficha técnica da Kodak, onde consta o seguinte:
Se você usar o revelador D-76 diluído na proporção de 1:1,.....é possível revelar um rolo de 135-36 (80 polegadas quadradas) em 473 mL (16 onças) ou dois rolos juntos em 946 mL (um quarto) de revelador diluído. Na minha postagem, simplesmente arredondei os 473 para 500 ml.
Na minha busca pelo sistema de zonas, meus próprios testes involuntários revelaram o seguinte:
1 rolo de filme 120 em 400 ml de solução D76 1+1 = contraste e sensibilidade ok (gama 0,54, Zona I com 0,14 logD)
2 rolos de filme 120 em 400 ml de solução D76 1+1 = contrastes mais fracos e sensibilidade menor (gama 0,47, Zona I com 0,07 logD, muito baixa)
Condições do teste:
Tempo de revelação 8:30 a 20 °C e ~70 rpm (rotação, Jobo CPA)
Exposição: como 200 ASA, série de aberturas da Zona 1 à 10
Filme: HP5plus
Câmera: Linhof Technika IV 6x9 (Baby Linhof), lente Symmar 5,6/105 mm
Não me julgue estritamente pelo valor de gama; eu o medi com um fotômetro Hauk-Trialux na projeção; com um densímetro, os valores devem ser um pouco diferentes.
Se você tem bons resultados com 125 ml de solução-mãe (ou seja, 250 ml de 1+1) e consegue os tempos indicados na tabela da Kodak, então não mude nada. Se você usar mais revelador, os negativos ficarão mais duros e você precisará reduzir os tempos de revelação de acordo para obter o contraste habitual.
Eu só percebi isso por um mero acaso. Para verificar o resultado do primeiro teste, revelei outro filme de teste junto com um filme de férias (deve-se sempre confirmar os resultados de um experimento com um teste de controle, velha regra da biologia), e o resultado foram os negativos sem brilho mencionados. Uma repetição do teste com apenas um filme em 500 ml de 1+1 resultou novamente em um gama de 0,54. Só li a ficha técnica ficha técnica só depois do segundo teste.
Não fiz um teste semelhante com o ID11, portanto não posso dizer como o teste com o ID11 teria resultado. Na ficha técnica do ID11, no entanto, são indicados 100 ml por rolo de filme, e presumo que as especificações da Ilford estejam corretas.
Atenciosamente,
Heinrich
heinrich
/b
Gast
Heinrich, Andre,
Será que a aproveitabilidade é determinada pela espessura da camada?
Roland
cfb_de
Olá, Roland,
Certamente que não. A “quantidade utilizável” (ou melhor: “a menor quantidade que ainda tenha sentido aplicar”) depende exclusivamente dos seguintes fatores:
- Quantidade total de prata reduzida disponível na emulsão.
- Quantidade desejada de prata reduzida. (*Esse* é o fator essencial e é exatamente para isso que o agente redutor adicionado — também conhecido como “revelador” — deve ser dosado adequadamente.)
Ou, resumindo: depende da quantidade de prata na emulsão (emulsões de camada fina com tecnologia de cristais planos geralmente têm um pouco mais por m² do que as tradicionais), da intensidade da exposição e da densidade com que os negativos devem ser revelados. Tudo isso normalizado em relação à proporção de halogeneto de prata por área.
É assim que a química funciona no revelamento, e nenhuma crença, seja ela qual for, muda isso.
Atenciosamente,
Franz
skahde
Procurei receitas do D-76 em vários livros de receitas e sites da internet. Em alguns casos, elas diferem bastante umas das outras.
E o que a Kodak coloca no seu D-76 ou a Ilford no seu ID 11, provavelmente não nos vão revelar.
Olá,
As fórmulas D76, D76h e D76d, quando preparadas na hora, diferem mais no papel do que em suas propriedades resultantes e variam em apenas 10% em sua atividade, mas apresentam divergências significativas após algumas semanas de armazenamento. No D76, de acordo com a fórmula publicada, a atividade aumenta significativamente; no D76h, diminui; e no D76d, aumenta apenas ligeiramente.
As composições do D76 embalado da Kodak e do ID da Ilford são facilmente verificáveis nas MSDS. O D76 da Kodak é tamponado com bórax e, portanto, muito semelhante ao D76d. O ID11 corresponde à fórmula original. A ambos são adicionados, diferentemente das receitas originais, formadores de complexos contra a dureza da água.
Fonte, entre outras:
http://groups.google.de/group/rec.photo.da...00290747c?hl=de
Atenciosamente,
Stefan
skahde
Na minha busca pelo sistema de zonas, meus próprios testes, realizados sem intenção, revelaram o seguinte:
1 rolo de filme 120 em 400 ml de solução D76 1+1 = contraste e sensibilidade satisfatórios (gama 0,54, Zona I com 0,14 logD)
2 rolos de filme 120 em 400 ml de solução D76 1+1 = contraste mais fraco e sensibilidade menor (gama 0,47, Zona I com 0,07 logD, muito baixa)
Olá, Heinrich,
0,54 vs. 0,47 está de acordo com a informação da Kodak na ficha técnica: “Para ampliar a capacidade útil do revelador D-76 diluído 1:1 — ao revelar dois rolos de 36 exposições em um tanque de 16 onças — aumente o tempo recomendado em cerca de 10%.”
Com base em minhas próprias experiências, passei a testar não apenas uma diluição para um filme e tempos diferentes, mas também a diluição do revelador para os volumes totais de um e dois filmes. O teste decisivo é então a comparação entre uma tira curta de sensitômetro e um filme completo com tira de sensitômetro exposta nas últimas fotos não reveladas.
Resultado interessante: ao alterar a quantidade da solução-mãe ou o comprimento do filme, ocorrem quase sempre desvios — exceto no revelamento em volumes de balde de limpeza. Contudo, desde que se consiga atingir gammas elevadas sem perda de detalhes nas áreas claras por meio do prolongamento do tempo, é possível compensar isso sem problemas.
Em resumo: somente a perda de detalhes nas áreas claras (a curva gama/tempo se achata) indica que se exigiu demais do revelador. Na verdade, é sempre necessário compensar quando se utilizam quantidades diferentes de solução-mãe. No revelamento manual comum, porém, essas diferenças estão dentro da margem de variação habitual (+/- 10%). Somente quando se leva tudo muito a sério, munido de um revelador rotativo e um densitômetro, é que se vê claramente o que está acontecendo.
Atenciosamente,
Stefan
skahde
A “utilização” (ou melhor: “a menor quantidade aplicável que faça sentido”) depende exclusivamente dos seguintes fatores.
Formulações tão absolutas são, naturalmente, sempre um convite :)
Dependendo do revelador, não se pode esquecer a oxidação pelo ar. Se a solução de trabalho contiver pouco sulfito, basta agitar por tempo suficiente para mandá-la para o outro mundo. Com o Pyrocat, já consegui isso várias vezes. O comprimento do filme era uma tira de sensitômetro, cerca de 20 cm de filme 35mm.
Assim, dependendo do método de revelação (tanque, 1 minuto de inclinação, rotação) e do oxigênio incorporado durante o processo, é possível revelar diferentes quantidades de filme por volume.
Eu precisava desabafar isso :D
Atenciosamente,
Stefan