Arthur
Olá!
Já fiz várias tentativas para deixar minhas impressões em papel barita bem lisas, mas, infelizmente, sem sucesso até agora. :P
Agora estou pensando em encomendar uma prensa de secagem Bäcker de 30 x 40 cm na FOTOIMPEX.
Talvez alguém aqui tenha uma prensa dessas e possa me contar como foi a experiência?
- Já me recomendaram várias vezes o método de deixar o papel secar durante a noite e, se possível, colocá-lo na prensa de secagem ainda levemente úmido. Esse método é recomendável e realmente funciona?
- Além disso, li que uma prensa de 30x40 cm, na verdade, não é suficiente para papel de 30x40 cm; para isso, seria necessária a prensa de tamanho imediatamente superior. Isso é verdade?
Estou realmente procurando uma solução definitiva para obter impressões lisas. Estou disposto a gastar algum dinheiro para isso. Não quero comprar em leilões no eBay, pois nunca se pode ter certeza de que não há resíduos químicos no linho. Mas quero evitar comprar um aparelho caro e depois não conseguir os resultados desejados...
Obrigado,
Arthur
Gast
Olá, Arthur,
Trabalho há anos com uma prensa Bächer de 50 x 60, que comprei usada de um antigo mestre fotógrafo (na época, por 100 marcos alemães). Embora essa prensa ainda não tenha termostato, dá para trabalhar muito bem com ela, e da seguinte maneira:
- Após o trabalho, coloque os papéis baríticos em uma tela de secagem e deixe secar durante a noite (não coloque diretamente sobre um radiador ou similar), para que sequem uniformemente.
- No dia seguinte, aqueça a prensa por 5 minutos na posição três e, em seguida, ajuste para a posição um. Coloque os papéis na prensa e deixe-os lá por 1 a 3 minutos, dependendo do tipo de papel. Pronto. Você obterá papéis absolutamente lisos. Esse método funciona e é o método de secagem ideal. No entanto, como já mencionei, a prensa deve ser um tamanho maior do que o seu maior formato de papel.
Sobre a questão dos produtos químicos e dos panos de fixação: os panos de fixação podem ser removidos e lavados, ou você pode encomendar panos de reposição na Bächer. Eles ainda existem, mesmo para a minha prensa antiga (aliás, muito bonita com alças de madeira, também visualmente, uma visão esteticamente agradável).
Aliás, eu não lavei minhas telas de tensão na época (até hoje) e as cópias continuam, mesmo depois de anos, impecáveis. Portanto, comprar uma no eBay, se não for muito cara, não é problema. O principal é que a parte elétrica esteja em bom estado; tudo o mais pode ser encomendado como peça de reposição na Bächer a um preço “relativamente” acessível.
Muito sucesso
Lothar
Gast
Olá, Arthur!
Dois métodos com os quais, até agora, consegui deixar qualquer papel baritado totalmente liso:
1. O método da fita adesiva molhada (veja também:
http://www.artgrey.de/barytpapier_trocknen.pdf).
Em alguns casos, isso não funciona; como as bordas laterais às vezes ficam onduladas, eu uso o seguinte método:
2. As impressões já desidratadas são mergulhadas em Sistan conforme as instruções e, em seguida, colocadas em um ambiente o mais livre possível de poeira (de preferência sobre papel de rolo de cozinha). Após cerca de 2 a 3 horas (as impressões não devem mais parecer “pegajosas” no lado da emulsão), coloco-as entre cartões de secagem (disponíveis em papelarias, às vezes apenas sob encomenda, usados principalmente em museus para secar documentos, etc., devem ser, em qualquer caso, livres de ácido!!!, e, claro, podem ser reutilizadas quantas vezes for necessário!) e coloco peso sobre elas, por exemplo, primeiro com uma placa de aglomerado revestida, sobre a qual coloco um ou dois galões cheios até a metade com água (são galões de 25 litros, nos quais é vendida a água destilada que uso para preparar os reveladores). Após dois dias, se necessário, reorganizo as camadas, deixo secar por mais dois dias e, depois, se necessário, pressiono novamente, mas sem as caixas de separação, apenas as impressões agora secas umas sobre as outras, com um papel de arquivo de proteção na parte superior e inferior para evitar danos mecânicos.
As impressões ficam super planas e não ondulam mais. E poupo-me de ter que comprar uma prensa de secagem (que, aliás, eu nunca compraria usada — quem sabe o que poderia haver de resíduos químicos no pano, que depois acabariam nas minhas impressões...).
Com carinho!
Johannes
Arthur
Lothar,
Obrigado, gostaria de fazer exatamente como você descreveu. B) No entanto, me deixa na dúvida o fato de que a prensa 30x40 não é realmente adequada para papel 30x40, e a prensa 50x60 é muito cara para mim... Talvez eu procure uma usada, maior, se ainda houver cordas de reposição disponíveis, mesmo para modelos mais antigos. Dou uma olhada no eBay de vez em quando, mas me parece que a maioria das prensas oferecidas lá são modelos mais baratos e de qualidade não tão boa; livros são raros, e muitas vezes é preciso ir buscar a prensa pessoalmente, o que é um pouco difícil para mim, já que moro na Áustria.
Johannes,
Obrigado pelo link. Já tinha ouvido falar do método da fita adesiva molhada e provavelmente vou experimentar agora, mesmo que me custe um pouco cortar o papel. E, no geral, é claro que é bem mais trabalhoso do que usar uma prensa. Mas para formatos maiores, já consigo imaginar como funcionaria.
Atualmente, estou usando o método que você descreveu com cartolina, mas, de alguma forma, não está funcionando como deveria... Suspeito que o papel não esteja secando completamente entre as cartolinas, mesmo deixando-o lá por vários dias. Quando o retiro, ele está bem liso, mas depois de alguns minutos volta a ficar ondulado. :P
De qualquer forma, obrigado pelas informações!!!
Gast
Olá, Arthur,
Não entendi muito bem essa questão das ondulações depois de retirar o papel das caixas de cartolina. Talvez seja porque, durante o processo de tratamento, por exemplo, ao enxaguar e molhar, você não segura o papel com cuidado suficiente por um canto, mas sim, por exemplo, pela borda lateral inteira; o papel então se deforma e, ao secar, não volta à sua forma original, e nos pontos esticados ele acaba formando ondulações. Na minha opinião, isso depende muito de como as impressões são manuseadas quando molhadas, inclusive durante a hidratação — uma máquina de lavagem, na qual as impressões ficam praticamente em pé, é melhor do que a hidratação em bacias, na qual as imagens precisam ser transportadas para frente e para trás com mais frequência; isso aumenta o risco de elas se deformarem. Se suas impressões secas apresentarem ondulações e irregularidades principalmente nas bordas, essa pode ser a causa (que, no entanto, é difícil de corrigir mesmo com uma prensa de secagem!).
Além disso, constatei que o banho final de Sistan, além do efeito conservante, também evita ondulações excessivas.
Após serem retiradas das caixas de cartolina, minhas imagens apresentam, após alguns minutos, uma leve tendência a enrolar-se pelo lado mais curto, mas basta colocar novamente toda a pilha de imagens com papel de proteção na parte superior e inferior, entre placas de aglomerado, e sobrecarregá-la adequadamente (no meu caso, são cerca de 20 kg no total) e tudo fica bem.
Sobre a prensagem a seco: É verdade, claro, que existem panos de substituição (não tinha pensado nisso!). Mas: muitas vezes a superfície se altera, e pessoalmente gosto muito mais dela quando seca ao ar livre; além disso, pela minha experiência, a tonalidade também pode mudar — talvez tenha a ver com a temperatura de secagem!?
Com carinho da Áustria!
Johannes
Urnes
Olá, Artur,
também tive o mesmo efeito depois da secagem. Primeiro ficaram lisos e depois ondulados. No entanto, as impressões também tinham ficado na prensa antes (mas é apenas uma pequena, de 30x40). Depois, coloquei as impressões sob pesos por dois ou três dias. Tudo ficou bem liso, as impressões foram para a caixa para serem guardadas e, na manhã seguinte, estavam onduladas. Suspeito fortemente que as impressões tenham secado 100% na cave e que a umidade residual só tenha sido eliminada quando foram guardadas na caixa.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Mais uma suposição boba sobre o tema das ondulações:
Com a prensa, mas em parte também com o papel de separação, as impressões ficam mais secas do que o ar ambiente.
Depois disso, elas voltam a absorver um pouco de umidade.
Também no meu caso, as impressões voltam a enrolar com o tempo, mesmo quando já não apresentam ondulações.
Atenciosamente
Martin
Gast
Secar papel barita é uma ciência à parte; ao optar por uma secagem sem ondulações, além da fixação segura do papel, é preciso levar em conta o tempo de secagem e a temperatura. Em hipótese alguma o papel deve ficar muito seco, pois, caso contrário, ele absorverá umidade do ambiente e ficará ondulado.
Minha experiência com a prensa de secagem Büschner. Um produto de construção muito sólida; eu a utilizo para a secagem de alto brilho com uma folha de cromo (chapa). Na prensa 30x40, seco cópias 30x40.
Para acabamento fosco ou natural, prefiro o método da fita adesiva úmida.
Na secagem de barita, não existe uma solução definitiva, apenas experiências pessoais, muito secretismo e, infelizmente, também inveja.
Alguns secam na tela e prensam; outros secam na tela primeiro e depois entre folhas de separação; há o método com fita adesiva úmida em várias variantes e a secagem no varal seguida de prensagem plana.
Tudo isso é bobagem?
Experimentar tudo?
Eu teria cuidado com tudo em que a impressão entre em contato com outro material. A palavra “sem preocupações” não é garantia da segurança de arquivamento da cópia.
Se a segurança de arquivamento não for uma preocupação, pode-se poupar o trabalho do processamento de barita e usar um bom papel PE.
heinrich
Olá,
Só posso concordar com o Sr./a Sra. Trocknen: existem (demasiados) métodos para alisar o papel baritado. Nenhum deles funciona para todos nem é aplicável em todas as situações. A menos que se tenha um laboratório profissional onde o processo é praticado há gerações, a única solução é a tentativa e erro.
Depois de muita frustração, acabei optando pelo seguinte método; os resultados nem sempre são 100% satisfatórios, mas estou contente com os 80% alcançados:
- Remova o excesso de água do papel, de preferência com uma esponja limpa e sem poeira (nada de esponja de borracha ou, pior ainda, limpador de para-brisa, pois isso deixa listras pretas feias)
- Coloque o papel com o lado revestido para baixo sobre uma tela de secagem e deixe secar muuuuito devagar, nunca perto do aquecedor, caso contrário, o papel ficará com ondulações enormes
Se você não tiver uma tela de secagem ou tiver muitas impressões, também pode colocar o papel com o lado revestido para baixo no chão (espero que esteja limpo) por 1 a 2 horas (não sobre carpete), assim que o papel começar a enrolar e a gelatina não estiver mais pegajosa, coloque o papel com o lado revestido para baixo sobre papel de jornal, cubra com outra folha de jornal e deixe secar completamente durante a noite.
Após a secagem (demora entre 12 e 24 horas), o papel fica levemente ondulado. Em seguida, pressione o papel com os jornais entre duas placas de pressão. Coloque sobre as placas de pressão 1 a 2 baldes cheios de água ou aperte as placas com grampos de parafuso.
Se tudo correr bem, no dia seguinte você terá impressões maravilhosamente lisas. No entanto, essas impressões nunca ficam permanentemente planas comigo. Variações na umidade do ar fazem com que o papel se curve levemente com o tempo. O lado da camada fica então geralmente dentro da curvatura; suponho que a gelatina se expanda menos do que o suporte de papel devido à umidade do ar absorvida. A única solução é prensar novamente. As impressões só ficam permanentemente planas quando as coloco sobre cartolina.
Se o papel secar muito rápido (por exemplo, no inverno, devido ao ar seco do aquecimento), o processo deixa de funcionar satisfatoriamente. Após a secagem, o papel apresenta ondulações enormes, que não conseguem ser corrigidas por mais que se pressione; geralmente, pequenas ondulações permanecem nas bordas. Às vezes, molhar novamente e secar de novo ajuda, mas infelizmente nem sempre.
Conclusão
O papel baritado é para masoquistas, mas enquanto houver torcedores do VFL Bochum, também haverá adeptos do papel baritado.
Atenciosamente,
Heinrich
Gast
Olá, Heinrich,
É isso mesmo, melhor usar PE. Também defendo isso e estou começando (que idiota eu sou) com a Edeldruckerei. E lá estavam eles de novo, meus três problemas: secagem, ondulação e curvatura.
No entanto, parece que a gelatina agrava consideravelmente o problema.
O Vario Classic ou, pior ainda, o POP dançam rumba em comparação com o Arches Platin. Isso funciona relativamente bem: secar sobre uma placa de vidro até cair, colocar no livro de papel de secagem e prensar, e depois esticar bem rápido. Mas também é o único papel de aquarela (que eu tive nas mãos) que ainda se lembra da sua forma depois do banho. Até mesmo os outros Arches 300 são complicados.
No entanto, a experiência nos ensina uma coisa: qualquer movimento que cause deformação quando molhado (basta levantar no meio da borda) fica gravado nessa porcaria.
Atenciosamente
Martin
heinrich
Olá, Max
... não, sou um torcedor assumido do VFL; só uso papel fotográfico (PE) quando preciso de rapidez, para depois revelar as fotos mais bonitas novamente em papel baritado...
É curioso: quando comparo diretamente, sempre gosto mais das minhas impressões em papel baritado do que da mesma foto em papel fotográfico (PE); talvez seja porque, inconscientemente, trabalho com menos cuidado quando uso o PE......talvez seja tudo apenas imaginação...
Não se deve transformar isso em dogma. É um hobby, onde cada um pode tranquilamente realizar suas excentricidades.
Atenciosamente,
Heinrich
mau
Não, não é imaginação: o barita é realmente um pouco melhor. No entanto, também é possível obter resultados excelentes com o PE.
O método com tela (uma tela mosquiteira) também é bastante confiável se for feita uma prensagem posterior. No entanto, desaconselharia o uso de papel de jornal em particular, ou de qualquer papel cuja composição não seja conhecida. Existem opções melhores para isso. Seja cartolina para passepartout de qualidade museológica, a moldura Ilford Galerie Lichtrahmen ou material testado pela PAT.
Gast
Olá,
meu método para alisar até mesmo os papéis mais grossos, do tipo cartolina:
Depois de molhar, pendure-os em um prendedor de roupa de plástico bem barato e deixe secar durante a noite. O papel geralmente acaba enrolando.
Para alisar, uso uma prensa a seco Büscher 50x60 bem antiga (modelo pré-guerra!, pesando pelo menos 40 kg).
Antes de colocar o papel, passo rapidamente o verso de cada cópia sobre uma chaleira elétrica; assim, elas absorvem um pouco de umidade e ficam mais fáceis de alisar.
Em seguida, coloco-as por cerca de 10 minutos na prensa de secagem aquecida a 60 graus, colocando as cópias entre duas folhas de cartolina de passepartout para museus.
Isso sempre funcionou até agora e, para mim, resulta em uma superfície suficientemente brilhante.
Atenciosamente
Dony
Gast
@mau,
acredite ou não. Eu continuo achando que você
-jamais vai conseguir uma superfície/brilho idênticos entre o PE e o barita.
-mesmo pequenas alterações na fórmula e lotes diferentes nas emulsões podem causar diferenças abissais.
- a “impressão de branco” entre o papel baritado e o PE já é diferente devido ao que mencionei acima e à diferença de substrato.
- o processo tem que ser diferente de qualquer maneira (começa com o revelador que se esgota mais rápido e termina com a lavagem e o tratamento térmico durante a prensagem)
- a vida útil média de uma impressão com os PEs atuais depende em 96% do tratamento a que ela é submetida. O PE, por exemplo, não apresenta rachaduras nas bordas da gelatina.
No fim das contas, o resultado será diferente em qualquer caso. “Melhor” é uma questão de gosto ou um preconceito antiquado.
Atenciosamente
Martin
Cada um como quiser, de preferência se souber fazer.
MirkoBoeddecker
Olá, pessoal,
infelizmente, temos que fazer um pequeno aviso neste momento:
A Bäcker está entregando os pedidos com um atraso de cerca de 6 meses.
Portanto, quem quiser ter uma prensa debaixo da árvore de Natal deve fazer o pedido agora!
Nós também poderíamos guardar o produto em estoque e só enviá-lo quando o bônus de Natal fosse recebido, mas precisamos saber isso agora!
Atenciosamente,
Mirko
chriwurz
Olá, Mirko,
Será que li certo: 6 MESES, e não semanas? Será que isso vai dar tempo para o Natal?
Bem, não importa, de qualquer forma vou encomendar em breve uma prensa para papel fotográfico de vocês. Só mais uma pergunta: posso secar impressões de 30x40 com a prensa de 32x42? No fórum, parece haver opiniões diferentes sobre isso... Meu orçamento é apertado, ou seja, a resposta que espero para minha pergunta seria simplesmente: sim! – desde que seja realmente possível secar fotos 30x40 nas rodas sem perda de qualidade.
Muito obrigado desde já pela sua resposta e a todos os outros que talvez tenham alguma sugestão útil sobre o assunto!
Christian
MirkoBoeddecker
Olá, Christian,
É verdade, esqueci de postar o texto completo da newsletter no fórum.
Então, a Böscher deu a sua palavra de honra de que lançaria algumas impressoras em novembro. Portanto, podemos fazer os pedidos agora e gritar “novembro! novembro!” na esperança de que nos atendam.
As prensas 30x40 já são grandes o suficiente para impressões 30x40, mas a física é a física e, como há perda de calor nas bordas, eu também preferiria secar minhas impressões 30x40 em uma prensa 50x60...
Atenciosamente,
Mirko
oliverdienst
Olá, Arthur,
Nos últimos dias, fiz algumas experiências.
Aqui você pode ver um dos resultados (ADOX FC 30x40):
ADOX 30x40 FB
. Segui os seguintes passos:
- Após a lavagem, deixei a impressão “secar” com um pano de linho
- pré-secagem por cerca de 1 hora no varal (a emulsão não “gruda” mais)
- cerca de 1 dia neste “livro de secagem” (papel de cozinha) com a emulsão voltada para o lado do papel pergaminho
- cerca de 15 minutos na prensa de secagem a 30 °C
- cerca de 3 dias no “livro de secagem”
Coloquei uma placa de madeira sobre o “livro de secagem” e, sobre ela, placas de granito.
Por enquanto, estou bastante satisfeito com o resultado.