Gast
Olá!
Consegui ficar com um laboratório antigo. Na verdade, tem tudo o que se pode precisar, pelo menos para quem está começando.
Agora, gostaria de saber como posso limpar as bandejas e os frascos, que obviamente já estão usados, sem deixar resíduos nos recipientes?
É que não sei em qual bandeja foi feita a fixação, etc.
Infelizmente, não posso mais perguntar ao antigo proprietário, pois ele faleceu.
O que mais devo levar em consideração ao montar o laboratório? Existem, por acaso, algum erro clássico de principiante?
Atenciosamente, Phil
CPD
Olá, Phil,
Você consegue limpar as bandejas e outros itens com o limpador de dentaduras da vovó. Mas vale a pena? Ou não seria melhor comprar algumas bandejas novas, que afinal não custam os olhos da cara?
Se você estiver trabalhando com papel de conversão de contraste, não deve usar as lâmpadas verdes. Verifique a iluminação do Dukabeleuchtung: coloque algumas moedas sobre o papel fotográfico por alguns minutos e depois revele. Se as moedas aparecerem no papel, significa que há algo errado com a iluminação.
Em seguida, verifique o alinhamento paralelo entre a placa de base e o cabeçote de ampliação. Veja se os insertos em espiral para as caixas de negativos ainda estão em boas condições. Se não estiverem, jogue tudo fora! Caso contrário, você só vai ficar frustrado. Limpe o pó com um pano bem úmido e pronto, pode começar.
Atenciosamente, CP
cfb_de
Olá, Phil,
- Lâmpada *vermelha* para a Dukaleuchte. As lâmpadas de festa não servem; existem lâmpadas especiais com filtro ou lâmpadas específicas (pergunte ao anfitrião aqui).
- Após a limpeza já descrita pelo CP: lave bem as bandejas com bastante água quente. O limpador de dentaduras costuma ficar preso nos pequenos arranhões e, assim, causa efeitos indesejados.
- Compre papel fotográfico *novo*, nada do eBay. Isso minimiza um erro significativo.
- Compre produtos químicos *novos*, o resto veja acima.
- Preste atenção à lâmpada correta no ampliador. As lâmpadas opalizadas parecem lâmpadas incandescentes brancas normais, mas não são (pergunte ao anfitrião Mirko aqui).
- Compre um XP2 ou outro filme P&B adequado para laboratório de grande formato e faça com ele os primeiros negativos. Câmera como de costume, revelação do filme no laboratório de grande formato, se quiser também com cópias (que você usará depois como referência para uma qualidade medianamente modesta. No quinto, você já vai dizer que, mesmo sem nenhuma experiência, é melhor, desde que haja um trabalho consciente :-)
- Compre o livro!!! O “Merz, Das Praxisbuch de Preto e Branco; ISBN 3-9809801-0-3” por
Gast
Olá!
Muito obrigado, antes de mais nada, pelos conselhos detalhados!
Nos próximos dias, pretendo encomendar novos produtos químicos e papel na Impex. Provavelmente também uma nova lâmpada vermelha; quanto aos fermentadores, tenho dois: um da marca “Durst” e outro “Leitz”, que parece um pouco mais antigo. Infelizmente, não consigo especificar os modelos agora, pois o equipamento está na casa dos meus pais. Como sou estudante, tenho espaço limitado...
Além disso, como mencionei acima, há várias bacias, latas, provetas, etc. Todos ainda estão em bom estado (sem rachaduras ou similares), mas provavelmente precisariam ser lavados.
Já tenho pinças novas, assim como clipes para filmes a serem revelados posteriormente.
Também estão incluídas duas prensas de secagem (para papel baritado?), que parecem um pouco gastas, mas acho que os panos podem ser comprados novos na Impex? (Acho que vi algo assim no catálogo)
Pelo que me lembro, não há relógio de temporização nem moldura.
Aliás, também vem um pacote de Ilford ID-11 e vários produtos químicos da Tetenal.
Mas, por mais que tente, não consigo me lembrar de mais nada no momento.
Até agora, realizei a exposição de alguns filmes P&B “normais” e estou bastante satisfeito com os resultados, já que os mandei revelar na Impex e fiz uma digitalização para ter uma ideia geral.
Também mandei revelar alguns XP2 Super no próprio local. Portanto, tenho material suficiente.
@ CP: gostaria de continuar usando as bandejas e outros itens, assim posso usar meu orçamento de estudante para comprar uma lâmpada decente, etc.
Atenciosamente, Phil
Gast
Phil,
As lâmpadas vermelhas não são muito boas; sob a luz vermelha, o contraste é ampliado de forma ilusória e você não consegue ver direito se está tudo certo; é melhor usar outra cor.
Oleksander
skahde
Phil,
Lâmpadas vermelhas não são muito boas; sob luz vermelha, o contraste é amplificado de forma ilusória e você não consegue ver direito se está tudo certo; é melhor usar outra cor.
Oleksander
Olá,
Não dá para avaliar o contraste das cópias de forma minimamente útil sob a luz do Dukalight, independentemente da cor. Isso só funciona razoavelmente bem sob luz branca intensa.
Se você quiser fazer um trabalho realmente bom, precisa de uma iluminação cuja intensidade e cor correspondam aproximadamente à iluminação do local de exposição. Entende-se o motivo desse esforço, no máximo, quando se instala um refletor forte no Duka, as fotos ficam ótimas e, de repente, no local de revelação, todas as fotos parecem cerca de 20% mais escuras.
O andamento do revelamento na bandeja é controlado pelo relógio, não a olho nu. “Revelamento completo” é a palavra mágica. A luz vermelha é excelente para determinar tempos de exposição e similares. O que é realmente irritante é a frequência com que diversos autores reproduzem tais bobagens em seus livros, enquanto já se pode ler no Manual de Laboratório da Agfa de 1939 que o revelamento do papel não deve ser controlado a olho nu.
Mas há um motivo pelo qual se deve dar preferência à luz vermelha, especialmente na situação atual do mercado, em que os papéis da Europa Oriental desempenham um papel muito mais importante: a luz vermelha é a única iluminação com a qual se pode processar com segurança todos os tipos atuais de papel P&B.
Se, por outro lado, se utilizar exclusivamente Ilford e Agfa, pode-se usar sem problemas luz laranja ou âmbar, mas será necessário reformular toda a iluminação caso se queira utilizar outro material que exija luz vermelha.
Atenciosamente,
Stefan
Gast
Stefan,
É, sempre há desculpas esfarrapadas. A Agfa dizia em 1939 para não revelar à luz, mas nos folhetos de 1960 diz exatamente o contrário.
A luz vermelha fraca é péssima, você nem consegue ver a própria mão na sua frente, mas quem precisa de uma desculpa para não comprar dois ou três filtros Duka, por mim, fique à vontade.
cfb_de
N'amd Anônimo,
Não considero de forma alguma que minha iluminação Duka vermelha seja fraca: dá para ler jornal perfeitamente; um medidor de luz manual indica, com 100 ASA, “2,8/25.tel”.
Na verdade, sou preguiçoso demais para trocar o filtro a cada vez que uso papéis diferentes durante uma sessão de Duka e me acostumar com a aparência diferente dos contrastes. Depois de me acostumar com a luz vermelha, tudo funciona de forma mais simples, confortável e melhor. Assim, não preciso mais me preocupar com ciência da iluminação.
Além disso, provavelmente é por isso que nunca tive problemas com papel manchado. Com luz vermelha, tudo funciona bem, exceto papel colorido ou pan.
Atenciosamente,
Franz
SamuliSchielke
A Amaloco tem um limpador de laboratório que, segundo dizem, remove resíduos de qualquer tipo. Não é caro. Mas não sei dizer se funciona bem, pois meu frasco ainda está fechado — até agora, água quente sempre foi suficiente. Aliás, posso confirmar que, mesmo com a luz verde-amarelada, é difícil avaliar corretamente os contrastes. Com a luz vermelha, tudo parece mais escuro do que realmente é, e com a luz verde-amarela, os contrastes parecem mais acentuados do que são, pelo menos com minhas lâmpadas Philips. E o revelamento com PE não demora muito mesmo.
Além disso, aconselho você a levar um pequeno rádio transistorizado para o laboratório; com um pouco de música, o trabalho flui mais rápido.
Boa diversão
Samuli
Gast
Olá!
Na verdade, eu já estava pensando em usar luz vermelha, pois, como o Franz disse, assim consigo revelar todos os papéis sem problemas. Assim, mesmo com o papel Adox, não terei nenhuma surpresa caso me esqueça de trocar o filtro.
Atenciosamente e obrigado pelos conselhos,
Phil
Gast
Mas quem precisar de uma desculpa para não comprar dois ou três filtros Duka, por mim, tudo bem.
Não precisava ter concordado comigo tão claramente assim. :P
cfb_de
Você não está se citando agora?
Atenciosamente,
Franz
skahde
Mas quem precisar de uma desculpa para não comprar dois ou três filtros Duka, por mim, tudo bem.
Não precisava ter concordado comigo tão claramente assim. :P
Desculpa, não estava conectado.
cfb_de
Ah, sim. Mesmo assim, vou continuar com meu filtro vermelho. Laranja, verde-amarelado, verde-escuro e todo esse material fica lá sem uso. Depois que a gente se acostuma com a iluminação vermelha da Duka, acaba conseguindo avaliar a luminosidade e os contrastes assim também.
Minha principal dificuldade é que, normalmente, mostro minhas fotos no trabalho ou em casa. Em ambos os casos, a iluminação é bem forte. À noite, no encontro de fotógrafos no bar, elas muitas vezes parecem bem diferentes e um pouco escuras demais.
No fim de semana, vou de novo à Duka. Até lá, talvez o último Efke do meu lote antigo já esteja cheio e eu tenha testado o “novo” Cord o suficiente.
Atenciosamente,
Franz
CPD
Olá,
no que diz respeito ao revelamento de papel, considero isso extremamente importante.
Durante o ensino médio, fiz um curso de revelação em câmara escura, onde se revelava a olho nu. Nunca fiquei realmente satisfeito com os meus resultados; na verdade, nenhum de nós ficou.
O velho Windisch do meu pai também não me ajudou em nada (tenho a edição de 1940 — ainda hoje). Em algum momento, caiu nas minhas mãos o livro “Dunkelkammerpraxis”, de Beutler, um livro que, embora um pouco antiquado e com imagens de exemplo que não eram exatamente do meu agrado, eu recomendaria. (Minha edição de 1957).
O Sr. Beutler insistia que as fotos fossem reveladas com a face voltada para baixo, de acordo com o tempo. Foi como uma revelação para mim; minhas cópias melhoraram repentinamente.
No entanto, eu não esperava que ainda hoje houvesse técnicos de laboratório que não revelassem as fotos. Isso só traz vantagens. Compare com o estresse que eu tive com meus diapositivos em preto e branco a partir do negativo.
Atenciosamente, CP