MehmetCati
Oi!
Ontem, eu revelei com todo o entusiasmo e descobri, para meu horror, que um dos meus rolos de filme tem uma “mancha seca” que vai do topo até a base. :D
Dá pra fazer alguma coisa a respeito?
Com essa pergunta, não estou tentando evitar que isso aconteça da próxima vez (acho que simplesmente ainda estava muito quente à noite. Não tinha escorrido bem e a água secou rápido demais. De qualquer forma, só afetou um dos seis rolos e foi a primeira vez).
Dá para tirar isso de alguma forma?
E quanto a “minimizar os danos” agora?
Alguém tem alguma dica boa ou experiência com isso????
Atenciosamente,
M.C.
CPD
Olá, Mehmet,
Tente molhar novamente — você vai ver se dá certo.
Quanto à secagem, segue aqui: encha a mangueira com água desmineralizada, com uma concentração de agente umectante um pouco mais fraca do que a indicada pelo fabricante.
Eu não uso raspador, já tive uma experiência ruim com isso.
O melhor é secar no banheiro; antes, deixe o chuveiro quente ligado por alguns minutos e você nunca mais terá problemas com poeira.
E: estenda os filmes na diagonal sobre a moldura da porta ou algo semelhante para secar. Peguei essa dica em um livro, funciona perfeitamente; a água excedente escorre imediatamente para a borda do filme.
Atenciosamente, CP
MehmetCati
Oi, CPD!
Muito obrigado pelo seu conselho.
Vou regar novamente.
Normalmente isso não acontece comigo, ou melhor, ainda não aconteceu.
Uso Mirasol (0,5 ml para 1 l) e faço a limpeza.
Para isso, também não uso água destilada, mas sim água da torneira.
Até agora, sempre com sucesso.
Com poeira também nunca tive problemas.
Ontem à noite fui um pouco descuidado e não retirei a água completamente. Além disso, ainda havia um pouco do calor do dia, cerca de 25 graus, na minha “sala de secagem”. Acho que a água secou muito rápido.
Vou considerar isso um caso isolado...
E: esticar os filmes na diagonal sobre a moldura da porta para secar. Peguei essa dica em um livro, funciona perfeitamente, a água em excesso escorre imediatamente para a borda do filme.
Uau...
Da próxima vez vou tentar isso (mesmo que não ache que seja estritamente necessário, já que no momento está dando certo assim).
Só espero lembrar disso quando voltar para a sala... :D
(afinal, a gente nem sempre presta tanta atenção por onde anda...).
Muito obrigado e
CONTINUEM FELIZES
M.C.
Gast
Olá!
Se enxaguar novamente não adiantar, tente mergulhar o filme em um banho levemente ácido (por exemplo, água com um pouco de ácido acético/banho de parada) para remover as manchas de calcário e, em seguida, enxágue e seque.
Aliás, há algum tempo que não uso mais agentes umectantes (já que todos, mesmo na menor concentração, ocasionalmente causavam manchas; o melhor ainda era o Kodak PhotoFlo, mas ele quase não se encontra mais); meu último banho é com água desmineralizada, depois 1 minuto na centrífuga de salada e, em seguida, secagem — desde então, só ouvi falar de manchas por meio de relatos...
CPD
Olá, Mehmet,
De qualquer forma, você não deve entrar na sala enquanto a película estiver secando. :D
Quanto à água, é o seguinte: de onde eu venho (sudoeste da Alemanha), a gente tinha água calcária duríssima dos poços da própria vila, com resíduos de calcário horríveis; durante a faculdade, usei água do Lago de Constança, que já era melhor; agora moro em Dresden e a água é praticamente inofensiva.
Mesmo assim, continuo usando água destilada; em comparação com a época de trinta e cinco anos atrás, ela é tão barata que realmente não dá para se preocupar com isso.
Comecei a preparar algumas substâncias (reveladores reversíveis...) por conta própria (mas ainda estou na fase de experimentação) e, nesse caso, essa água tem a vantagem de permitir que se dispense os formadores de complexos que, de outra forma, seriam necessários.
Assim, sinto-me simplesmente do lado seguro — seja isso necessário ou não.
Atenciosamente, CP
MehmetCati
Oi!
Então, acho que vou tentar logo com um pouco de ácido acético.
Vou fazer isso numa tigela, já que ele já está cortado em tiras (só percebi as manchas de secagem quando comecei a cortar).
Vamos ver qual a melhor maneira de secar as tiras.
Ácido cítrico também deve funcionar, né?
Eu só não sabia que dá para “tratar” o filme de alguma forma depois da secagem.
Quanto à água:
Acho que sim, a H₂O destilada é sempre a melhor escolha. Como até agora sempre deu certo assim, simplesmente não me dei ao trabalho de comprar essa. Como moro no interior, ir ao posto de gasolina, farmácia etc. é sempre uma viagem até Marte :D e encomendar pelo correio, como faço com meu outro material fotográfico, me parece meio chato.
De qualquer forma, só tenho uma loja de fotografia por perto...
Fora isso, sigo sempre o ditado:
never touch a running system
Enquanto der certo com a dupla "Mirasol" e o rodo...
você não deveria entrar mais na sala durante a secagem do filme.
Bem, mas eu não tenho tantos espaços disponíveis assim.
Normalmente, revelo dois filmes ao mesmo tempo em uma única rodada. Quando os dois primeiros estão pendurados, vem a próxima rodada.
Então eu teria que pendurar esses dois filmes em outro cômodo e assim por diante :P
CONTINUEM FELIZES
M.C.
cfb_de
Olá, Mehmet,
Na verdade, essa regra de “proibido entrar” não é tão rígida assim. Só que ficar abrindo e fechando a porta o tempo todo não é legal. Colocar uma fita nova de vez em quando deve dar certo (pelo menos comigo funciona).
Na manhã seguinte, antes do banho, tirar os filmes, cortá-los em pedacinhos e colocá-los em saquinhos (ok, sou um péssimo exemplo, ainda tenho três ou quatro pendurados na porta).
Não posso deixar de concordar com a dica do Roman sobre a centrífuga de salada. Em breve, meu agente umectante para a secagem com barita vai acabar. Não preciso mais dele para os filmes.
Atenciosamente,
Franz
MehmetCati
Oi!
Claro, aquilo das muitas “salas de secagem” foi só uma brincadeira.
De qualquer forma, eu sempre deixo a porta aberta. É, por assim dizer, a lavanderia lá no porão, bem ao lado da sala onde estou ampliando o espaço.
Não parece haver muita poeira rolando por lá. Pelo menos, nunca ficou nem um pedacinho de poeira grudado no filme.
Já tinha encontrado a dica da centrífuga de salada usando a função de busca, por causa do problema das manchas de secagem.
Vou realmente experimentar isso. Se me agradar, talvez eu não compre mais um Mirasol novo.
É aconselhável, de modo geral, preparar os produtos fotoquímicos com água destilada?
Os fabricantes de diversos reveladores etc. dizem que água da torneira não é problema, mas talvez...
quem sabe?
CONTINUEM FELIZES
M.C.
cfb_de
Olá, Mehmet,
A centrífuga de salada é demais :-) Mas a máquina que você já tem por perto parece ser ainda mais adequada. Se a sua lavadora de roupas permitir selecionar apenas o ciclo de “centrifugação”, essa é a melhor opção. Passe um fio pelo tambor, prenda o rolo de filme nele, coloque em 1.400 rpm e pronto. Depois disso, o filme fica praticamente seco. Talvez seja melhor deixar secar por mais 30 minutos. (Infelizmente, minha nova máquina idiota não consegue mais fazer isso. Provavelmente foi sacrificada em nome da “classe de eficiência energética”.)
Preste atenção a algumas coisas na centrífuga de salada:
- Mecanismo de manivela. Encapsulado devido ao risco de atrito. O sistema de corda não serve.
- Os carretéis devem caber. <G>
- Ela deve ter uma aparência totalmente diferente de todas as outras centrifugadoras de salada usadas na casa. E, de alguma forma, deve estar *claramente* marcada como “peça fotográfica”.
- Antes do primeiro uso, lave na máquina de lavar louça ou lave duas vezes à mão. Remova o revestimento.
Sobre a água destilada: preparo sopas padrão com água da torneira; os produtos líquidos industriais contêm tantos formadores de complexos que a faixa de temperatura 3 não causa mais surpresa. No entanto, isso também explica minha disposição de testar novamente os tempos de revelação após uma mudança para uma região com “água diferente”. Nesse sentido, a água destilada seria boa para isso. Mas sou preguiçoso demais. Na maioria das vezes, preparo um balde na temperatura desejada e trabalho com ele até e incluindo as três primeiras etapas de lavagem da Ilford.
Quando preparo a solução eu mesmo, uso água destilada, porque só tenho “Photocalgon” como formador de complexos e não quero comprar à parte todo o resto de porcaria que pode estar nas receitas.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Eu simplesmente não sabia que era possível “tratar” um filme de alguma forma depois da secagem.
Portanto, não há problema. Negativos antigos às vezes são rehidratados e tratados posteriormente com um banho estabilizador (agente umectante e formalina a 1%).
Em geral, é possível preparar soluções fotoquímicas com água da torneira. Somente em casos de água muito dura é melhor usar água desionizada, e o último banho com o agente umectante é recomendado em água desionizada (ou água) quando a água é relativamente dura.
Atenciosamente,
Fotohuis RoVo
Robert
MehmetCati
Olá, Robert, olá, Franz,
Agradeço a vocês pelas informações adicionais.
Ainda não tive tempo de molhar o filme. Acho que farei isso ainda esta semana e vou ver se dá certo e se consigo tirar as manchas de secagem (ou melhor, a mancha grande).
Quanto à centrífuga de salada, uma pergunta boba:
Não seria melhor colocar as espirais (acho que vou usar duas, a.) por causa do equilíbrio b.) porque geralmente revelo dois filmes ao mesmo tempo) na posição “vertical” (de modo que a parte de cima do filme fique voltada para cima e a água seja ejetada lateralmente)?
Isso dá certo ou fica estável?
Caso contrário, se as espirais ficarem na horizontal, a água do lado interno do filme deveria ficar presa no lado externo.
Bem, provavelmente é muita “teoria”.
Vou simplesmente tentar e depois vejo como fica...
De resto,
VAMOS EM FRENTE
M.C.
Gast
Sim, como os carretéis são colocados de forma que a água seja ejetada, ou seja, com o eixo do carretel apontando para o centro da centrífuga; dois deles são unidos para compensar o desequilíbrio (de preferência por meio de um “eixo” — no meu caso, uma colher longa de plástico).
Gast
Olá,
Hoje de manhã, resolvi comprar um escorredor de salada: caramba! Tem uns modelos de luxo! Até elétricos! CP no País das Maravilhas!
Mas acho que vi um barato no Walmart há algumas semanas — não precisa ser de aço inoxidável, a menos que você use potinhos infantis e queira que tudo combine.
Atenciosamente, CP
cfb_de
Olá, CP,
É a isso que você se refere?
(elétrico)
Ou a versão manual (à direita, por 140,-)?
(manual)
Atenciosamente,
Franz
Gast
Olá, Franz,
Não — isso ainda supera o que eu vi hoje de manhã! Mas acabei de descer ao porão, porque me lembrei de alguma coisa. E o que está lá? Uma centrífuga de roupa com manivela! Na verdade, essa coisa deveria estar no museu de tecnologia, mas vou ficar com ela e, primeiro, dar uma boa limpeza.
Atenciosamente, CP
CPD
Olá, Mehmet,
Você costuma usar as roupas do seu avatar enquanto desenvolve? :D Com esse calor que tá fazendo, deve estar bem quentinho!
Atenciosamente, CP :P
MehmetCati
E aí, CP!
Não, não é roupa; eu sempre tenho essa aparência e, na verdade, meu nome é Bender.
Normalmente, eu só abro aquela aba ali na barriga. Coloco o filme, adiciono a solução reveladora e pronto.
(Você conhece o Bender? É de uma série que passava na TV chamada Futurama. Hoje em dia não tenho mais TV, mas tenho alguns episódios em DVD).
Esse calor tá de dar pra chorar...
No momento, tenho que esfriar meus produtos químicos sempre em banho-maria. Isso é, de alguma forma, mais difícil do que aquecer.
Falando sério, existem mesmo centrifugadoras de salada “incríveis”, como as que vi na casa do Franz.
Aquela coisa elétrica parece exatamente com a centrifugadora de roupa da minha avó.
Isso foi numa época em que já tinha eletricidade, mas as máquinas de lavar ainda não tinham ciclo de centrifugação.
A manual (20 L) talvez valha a pena se eu comprar o tanque adicional da Jobo para 10 filmes :D
VAMOS EM FRENTE
M.C.
strokjo
Olá, Mehmet,
Infelizmente, já não posso te ajudar com esse problema, que certamente já foi resolvido. Afinal, já faz um ano desde a publicação. Mas espero que este e-mail chegue até você mesmo assim (a resposta automática está ativada?). Entre em contato comigo.
Atenciosamente, Joerg
strokjo@yahoo.de :ph34r:
piu58
Eu sempre uso um agente umectante e um raspador. Lavo-o com água quase fervente antes de cada uso. Isso amolece a borracha. Nunca tive problemas: as películas secam muito mais rápido e, com a água da minha região (~15 dH), nunca aparecem manchas de calcário.