MehmetCati
Oi!
Mais uma pergunta de principiante:
Acabei de testar um novo revelador (Amaloco AM74) com Lucky 400 e Tura P 400.
A recomendação para esse revelador é o seguinte ritmo de agitação:
Agitar continuamente nos primeiros 30 segundos, depois 2 vezes a cada 30 segundos
Agora, meu querido ritmo de 3 segundos já está tão enraizado em mim que, com a recomendação acima, eu ficava tentado a inclinar apenas uma vez e, “mentalmente”, já queria inclinar de novo após 3 segundos.
Isso me deixou quase louco.
Os filmes levaram uns bons 5 minutos. Os resultados também ficaram bons.
Mas, para não me tornar o assassino de gatos dos nossos vizinhos da próxima vez, pergunto-me agora: quantos minutos os filmes precisam no ritmo de 3 segundos?
Provavelmente menos de 5 minutos.
Existem recomendações para algo assim?
Revelar 20% mais rápido ou??
Ou estou totalmente errado?
Alguém pode me ajudar?
Desde já, muito obrigado!
Atenciosamente,
M.C.
CPD
Olá, Mehmet,
Suponho que haja um bom motivo para não serem indicados tempos para o ritmo de 3 segundos. Os tempos de revelação ficariam tão curtos que a reprodutibilidade dos resultados não seria mais garantida.
Estimo que a redução de tempo ficaria em torno de 30% — ou seja, você chegaria a cerca de 3,5 minutos. Com esse tempo, erros no ritmo ou no cumprimento do tempo teriam um impacto maior.
Eu, aliás, estou muito satisfeito com o ritmo de 1 minuto — o ritmo de 3 segundos me levaria a envenenar pombos no parque.
Atenciosamente, CP
CPD
Olá,
Cometi um erro, pois parti do princípio de que era de 1 minuto. Os teus 20% devem estar mais próximos disso.
Atenciosamente, CP
MehmetCati
Oi, CPD!
Pobres bichinhos...... ;-))
Mas, de alguma forma, não consigo parar.
A ficha técnica do AM 74 indica que é possível usar a proporção de revelador 1+19 (eu usei 1+7). Isso prolonga os tempos de revelação.
Assim, eu não teria tempos tão curtos.
Posso usar os teus 30% como base sem me preocupar?
Obrigado e
cumprimentos
M.C.
MehmetCati
Olá de novo, CPD!
Escrevi mais rápido do que li.
Então, 20%?
Só para não dar tudo errado...
Atenciosamente
M.C.
CPD
Olá, Mehmet,
Não — eu já tinha me corrigido: os teus 20% devem estar mais corretos. Sim, experimenta usar a diluição mais alta. Mas, nesse caso, você vai acabar voltando a tempos de exposição mais longos, que não vão diferir muito dos tempos da diluição mais baixa. É só um palpite, não fiz os cálculos.
Atenciosamente, CP