CPD
Olá,
Ontem, fiz diapositivos em Ilford Ortho a partir de negativos 4x5" pelo método de contato.
NÃO FICARAM BONS!!! Pelo menos, não corresponderam às minhas expectativas.
Revelei em RODINAL 1:50.
Fiz o contato sob o ampliador, com a cabeça totalmente levantada, tempos de exposição pelo método de faixas, ainda um pouco curtos demais; vou comprar uma folha de filtro cinza para a gaveta de filtros, embora eu também possa fechar totalmente a abertura durante o contato. Ou há algum problema nisso?
Pronto. O que não está bom? Não consigo captar toda a informação que está nos negativos. Provavelmente o Ortho ainda reage muito intensamente com RODINAL 1:50; talvez seja necessário usar outra solução. Talvez eu também precise realizar uma exposição por mais tempo e realizar a revelação por menos tempo. Por favor, recomendações.
Em contatos em papel/ampliações, a gente faz o revelamento, mas com filme isso não é possível, ou seja, é possível, mas... :D Eu tinha, seguindo uma recomendação antiga do Beutler, colocado um diapositivo pronto e de boa qualidade como referência sob a lâmpada vermelha.
O problema é que, ao contrário das ampliações em papel, ainda preciso levar em conta mais uma variável: o tempo de revelação (e o revelador adequado). Se eu alterar o tempo de revelação, o tempo de exposição também muda — como no sistema de zonas.
Existe alguma maneira de introduzir um pouco de sistemática em todo esse processo de testes?
Atenciosamente, CP
MirkoBoeddecker
CP,
É justamente para casos como esse que temos o filme de impressão ADOX com meios-tons.
Está no catálogo, na página 7, e custa, além disso, uma fração do preço do Ilford Ortho.
Você pode processar esse filme como se fosse papel fotográfico.
Atenciosamente,
Mirko
PS: use sempre um cartão preto como base no processo de contato, caso contrário, pode ocorrer perda de detalhes em áreas claras.
CPD
Olá, Mirko,
obrigado pela dica. O catálogo diz que é possível revelar o filme para impressão como se fosse papel fotográfico comum, sem revelador especial. Posso entender que a revelação é feita com um revelador para papel?
Atenciosamente, CP
RomanJRohleder
Será que dá para organizar um pouco todo esse processo de testes?
Atenciosamente, CP
Claus-Peter,
que tal uma escala de cinza? Se for preciso, posso te emprestar um dos meus Stouffers (T2115) em troca do custo do envio ou te dar uma tira Sensit.
Vantagem: o contraste é imediatamente visível, portanto, as medidas a serem tomadas estão bem à mão.
Roman
CPD
Olá, Roman,
muito obrigado pela sua oferta. Já tenho a escala de cinza.
Também já tinha feito essa pergunta no fórum de grandes formatos e acho que agora descobri o principal problema: as altas temperaturas. Eu sempre revelo à temperatura ambiente, por isso tenho alguns galões de água por perto. Normalmente, controlo a temperatura com o termômetro e, então, prolongo ou encurto o tempo de exposição. Desta vez não fiz isso, já que revelei a olho nu. O tempo de exposição foi muito curto. Então, ajustei novamente o tempo de exposição e o resultado ficou uma bagunça.
Vou esperar por uma noite mais fria e tentar de novo. Também com a escala de cinza.
Atenciosamente, CP
Gast
Não conheço o material que você usa, mas o que é exatamente o Ilford Ortho? Normalmente, usa-se filme positivo para cinema, que tem uma curva de exposição um pouco mais acentuada do que o filme comum, para que a diapositiva fique brilhante.
Sugiro que você compre um filme positivo adequado, como o Swema MZ-3, que é o filme usado para cópias cinematográficas, mas que também está disponível no formato 13x18.
Se você não conseguir encontrar um filme assim, deve haver também da Kodak; só que não se chama MZ-3. Então, experimente diferentes tempos de revelação até que o contraste fique certo e ajuste o tempo de exposição, ou faça a diluição do revelador se for um filme muito duro (para filme fototécnico, talvez 50 ml da solução normal para papel em um litro de água).
Eu expus um filme técnico ORWO por 60 segundos e depois, depois de realizar uma diluição bastante, revelei por 3 minutos.
Você pode fazer assim: exposição de 8, 16, 32, 64 segundos, depois dividir cada folha em três tiras, revelando uma por 2 minutos, a seguinte por 3 e a última por 4 minutos.
Ou usar reveladores com diluições diferentes e um único tempo de revelação.
Oleksander
Gast
O teu filme deve ser bem sensível; o “meu” MZ 3 tem 4-6 GOST, o que equivale mais ou menos a ASA.
CPD
Olá, Oleksander,
O Ilford Ortho é um filme preto e branco ortocromático, ou seja, com sensibilidade reduzida ao vermelho, que pode ser usado sem problemas para fotografar diretamente na câmera. Na verdade, ele não tem uma curva de exposição tão acentuada assim.
Acabei cometendo um erro de revelação: não prestei atenção à temperatura, e nos últimos dias fez muito calor. Por isso, a imagem ficou pronta muito rápido, o que me levou a reduzir o tempo de exposição.
Agora trabalhei com revelador resfriado, os resultados estão muito melhores, acho que vou conseguir controlar isso. Também me recomendaram no fórum de grande formato que tentasse revelar o filme com revelador de papel.
Mas acho que vou esperar alguns dias mais frescos. Manter a temperatura razoavelmente sob controle nessas condições climáticas é tudo menos fácil.
Atenciosamente, CP
CPD
Olá, Oleksander,
Sim, o filme tem 25 ASA. Mas não há problema se você fechar a abertura do ampliador e/ou colocar um filtro cinza na gaveta de filtros.
Atenciosamente
CP