A coisa mais curiosa que já vivi nesse sentido foi um achado que recebi em uma herança.
Meu tio era fotógrafo e já havia comprado, por volta de 1950, um freezer para guardar seu material colorido.
Ele manteve seu laboratório até sua morte, há dois anos, e o deixou para mim; o freezer funcionou praticamente durante todos os cinquenta anos (certamente um produto de excelente qualidade), e nele ainda havia, entre outras coisas, 18 rolos de filme da marca Eisenberger (Fábrica de Placas Secas Otto Kirschten, Eisenberg, Turíngia) com 17/10 DIN, data de validade 1952 (!!!), surpreendentemente ainda em ótimo estado e maravilhosamente nostálgicos, com bobinas de metal com núcleo de madeira.
Suponho que ele não gostava desse tipo, ou talvez gostasse tanto que colocou os filmes no congelador, mas não conseguiu ou não quis se desfazer deles; já não pude mais perguntar.
Aparentemente, os filmes não se estragam mais quando congelados; também li sobre as placas fotográficas da expedição ao Polo Norte reveladas após trinta anos.
Atenciosamente,
E. Kuhn
Olá, E. Kuhn,
o artigo já tem 7 anos. Mesmo assim, gostaria de tentar responder.
Os filmes de Otto Kirschten ainda existem?
Eu teria muito interesse. Moro na antiga residência
de Otto Kirschten e estou pesquisando um pouco sobre sua história.
Aqui está também um link sobre o assunto:
http://eisenberg.otz.de/web/lokal/kultur/detail/-/specific/Fruehere-Kirschten-Villa-wird-saniert-828990467
Então, os filmes (ainda) estão disponíveis?
Atenciosamente,
G. Fiedler