Gast
Olá,
Que bom que existe este fórum. Depois de muitos anos, estou voltando a me dedicar ao laboratório de revelação analógica. Gostaria de trabalhar com o Opemus 6 da minha esposa. Não tenho o manual de instruções desse aparelho. Ele está disponível na internet em formato PDF?
Como pretendo processar fotos de formato médio e 35 mm, gostaria de saber se existem condensadores diferentes para o Opemus 6. Caso seja o caso, como posso distinguir o condensador para 35 mm do condensador para formato médio?
Alguém pode me ajudar?
Atenciosamente,
Uwe
cfb_de
Olá, Uwe,
Para que serve o manual de instruções? Subir/descer na coluna é intuitivo, o ajustador de foco também, assim como o filtro vermelho. Como lâmpada, uma de 75 ou 150 e pronto. Esqueci algum elemento de controle de um Opemus com condensador? Sim. Scheimpflug, se ele for capaz.
Lente para KB: 50 mm, tubo apontando “para dentro do ampliador”, para MF uma 80 com “tubo apontando para fora”. É isso. A correção de Scheimpflug está melhor explicada em muitos livros de fotografia do que no manual, assim como o uso de filtros multigrade. Dica: nunca gostei muito da gaveta de filtros, tirei o filtro vermelho e coloquei os filtros em cima dela.
Não há muito o que ajustar na 6x6 e isso também não está explicado no manual. Pelo que sei, não existem condensadores diferentes; na minha 5x6, o que vinha com condensador MF e lâmpada de 75 W já era um pouco claro demais para MF e servia bem para KB. Só para cabeçotes coloridos é que existem caixas de mistura diferentes, mas a caixa 6x6 também serve para KB.
Mais perguntas? Faça-as aqui, não vai conseguir resposta mais rápida do que essa.
Atenciosamente,
Franz (em viagem com Durst M605/cabeçote colorido e condensador Opemus-5/P&B + cabeçote colorido)
Gast
Olá, Franz,
obrigado pela sua resposta detalhada e rápida. Este fórum é ótimo :-).
Por “tubo”, você certamente se refere à “placa da lente”, que é um pouco curvada. Certo? Se for isso mesmo, minhas dúvidas sobre o condensador e a óptica estão esclarecidas. Obrigado pela dica sobre a gaveta de filtros.
Atenciosamente, Uwe
cfb_de
Olá, Uwe,
Sim. “Tubus” = “placa da lente”.
Boa diversão
Franz