Gast
Gostaria de trabalhar com o formato médio e estou procurando uma câmera para isso.
O que você acha da Kiev 88 nesse contexto?
Existem outras alternativas?
Quero fotografar apenas em preto e branco.
Ficaria muito grato por uma recomendação!
Atenciosamente, Phil
CPD
Olá, Phil,
antes de mais nada, duas perguntas:
- Você precisa de lentes intercambiáveis?
- Tem que ser necessariamente uma câmera SLR ou uma com visor também seria uma opção?
Dá uma olhada nos leilões do eBay. Atualmente, até Hasselblads estão sendo vendidos por uma pechincha — e não precisa ser necessariamente uma Hasselblad.
Atenciosamente, CP
Gast
Uma SLR seria ótima, mas não precisa necessariamente ter lentes intercambiáveis.
Já dei uma olhada em várias Hasselblad no eBay, e elas realmente são bem baratas em comparação. Mas, no fim das contas, só tenho um orçamento de estudante, o que, aliás, se deve ao fato de eu ser estudante.
Depois das Hasselblad, me deparei com as “colegas” russas e fico me perguntando por que elas são bem mais baratas do que as originais?
Existem defeitos de fabricação evidentes ou algo do tipo?
Se não, seria uma câmera ideal, já que é uma SLR e ainda é muito flexível em termos de distância focal.
Atenciosamente, Phil
CPD
Olá, Phil,
Acho que você vai receber respostas bem informadas sobre a Kiev aqui no fórum. Eu, pessoalmente, nunca tive uma nas mãos.
Câmeras de duas lentes e câmeras dobráveis podem ser encontradas por preços relativamente acessíveis. É claro que, nesse caso, você não terá lentes intercambiáveis (exceto na Mamiya de duas lentes). Se você pretende fotografar apenas em preto e branco, o revestimento das lentes também não é um grande problema. Eu mesmo uso, às vezes, lentes de idade venerável na GF — com bons resultados, na minha opinião.
Atenciosamente, CP
Gast
Olá!
Só posso falar pela minha experiência... também sou estudante e (sempre) estou sem grana... acabei optando por uma Mamiya C220 TLR...Ainda não a tenho há muito tempo, mas até agora não tenho absolutamente nada a reclamar... as primeiras fotos de teste me impressionaram só pela resolução... além disso, tem lentes intercambiáveis e é barata (quase nunca uso macro, então o erro de paralaxe também não me incomoda)...
No total, todo o equipamento de médio formato (C220, Lunasix 3, medidor de luz e Durst M370 com extensão 6x6) me custou cerca de 170 euros (incluindo frete)... acho que não dá pra errar muito com isso :-)
Com esses produtos russos, é melhor tomar cuidado... Eu também me informei e é uma roleta russa se você vai receber algo de bom ou não...
Atenciosamente,
Stefan
Gast
Olá!
Eu definitivamente não me arriscaria com uma Kiev 88 não modificada, é simplesmente muito arriscado; já uma modificada pela Arax, Wiese ou Hartblei é tão cara que dá para comprar outra coisa com esse dinheiro.
Você escreve que quer fotografar apenas em preto e branco — cartuchos intercambiáveis, portanto, não seriam necessários; uma Kiev 60 (muuuito mais confiável do que uma 88) ou uma Pentacon Six TL seriam boas opções, pois também aceitam as excelentes e acessíveis lentes Carl Zeiss Jena (Flektogon, Biometar, Sonnar).
Outras alternativas mais acessíveis seriam, por exemplo, as TLRs Mamiya C220 / C330 com lentes intercambiáveis; os modelos Bronica SQ também já estão disponíveis a preços relativamente baixos. Igualmente muito baratas, mas “apenas” no formato 6x4,5 em vez de 6x6 cm: os modelos Mamiya 645.
É claro que já existem Hasselblads 500 com lente 80 relativamente baratas — mas lentes adicionais acabam saindo caro, e se você não puder arcar com isso, é muito melhor usar, por exemplo, uma Rolleiflex (mais leve, mais fácil de manusear e mais barata).
Que tipo de fotos você quer tirar, afinal? Se você não pretende fotografar especificamente arquitetura e paisagens, onde uma lente grande angular é praticamente inevitável, talvez uma TLR (pode ser uma Rolleiflex, mas também uma “cord” mais barata, uma YashicaMat ou uma Flexaret) seja suficiente; As TLRs são ideais para fotografar de forma rápida e simples em qualquer lugar, sem muito esforço, mas com a máxima qualidade — na verdade, todo fotógrafo deveria ter uma... :blink:
Roman
Gast
Se você quer ter certeza de que as fotos ficaram boas, sem sobreposições ou outros erros causados pela câmera, eu recomendaria, sem dúvida, mudar para uma marca ocidental de qualidade e não hesitar em gastar 30% a mais. Uma Kiew tem um acabamento péssimo e só vai te dar problemas!!! Uma Pentacon Six tem sérios problemas com o avanço do filme. Uma Hasselblad 500c/m ou Mamiya é apenas um pouco mais cara, mas é confiável. Na época do Leste, certamente nem tudo era ruim, mas eles não sabiam fabricar câmeras! Desculpa.
Gast
Olá, Phil, a decisão de adquirir uma Kiev-88 deve ser resultado de uma análise cuidadosa dos mais diversos critérios — gostaria apenas de compartilhar aqui algumas experiências, poucas, mas úteis:
o motivo principal para a mudança para o formato médio é simplesmente o potencial técnico significativamente superior do material fotográfico em comparação com o formato 35 mm — mas a vantagem do formato só se concretiza se a câmera APOIAR ESSA VANTAGEM AO MÁXIMO. É exatamente aí que reside a fraqueza da Kiev-88, que, em seu estado normal de fábrica, pertence à categoria dos conhecidos “produtos banana” (amadurece com o cliente...) e está muito além das tolerâncias de ajuste permitidas para o formato médio. Isso diz respeito, em particular, ao obturador de fenda (a largura da fenda em tempos de exposição curtos não é constante, o que leva a erros de imagem evidentes [“banding”]), problemas com a placa de pressão do filme levam a imprecisões no alinhamento do filme (desfocagens), e o encaixe inadequado do cartucho com o corpo da câmera resulta na temida entrada de luz — sendo que os casos de tolerância descritos são apenas as zonas problemáticas mais frequentes e com impacto direto na imagem.
Uma boa Kiev-88 é um exemplar tratado com conhecimento de causa e ajustado de forma ideal, capaz de atingir o máximo desempenho fotográfico (lentes!) nas mãos de um conhecedor e que, além disso, é ergonômica (tamanho!) e muito divertida de usar — mas essa Kiev-88, além de seu valor, também tem o preço adequado correspondente.
Atenciosamente,
KievUser
Gast
Uma Kiew tem um acabamento péssimo e só vai te dar problemas!!!
...isso pode valer para uma K88 não modificada, mas definitivamente não para uma K60 (ela é tão simples e robusta em sua construção mecânica que quase nada pode quebrar — e, caso algo esteja desajustado, até mesmo pessoas com duas mãos esquerdas e um canivete velho conseguem consertar isso sem grandes problemas.
Sobre a P6 e sobreposições de filme: na verdade, o método 100% seguro para evitar isso já deveria ser de conhecimento geral, mas aparentemente ainda há quem não saiba — então, aqui vai de novo:
http://www.baierfoto.de/Transport.html
É verdade, porém, que já existem câmeras MF ocidentais a preços relativamente acessíveis (especialmente da Mamiya, por exemplo, só que não no formato 6x6, e as Bronicas também não são consideradas tão confiáveis — embora eu não esteja falando aqui expressamente por experiência própria!). Uma câmera do Leste só faz sentido se você tiver um orçamento MUITO limitado (estudantes, etc.), mas, ao mesmo tempo, precisar de lentes intercambiáveis — para isso, é preciso aceitar algumas limitações em termos de conforto de uso e, principalmente, peso, mas, com um pouco de pesquisa prévia, é possível encontrar câmeras bastante confiáveis, adequadas para o dia a dia e que podem ser equipadas com boas lentes. Para alguns, faz diferença se se gasta de 350 a 400 euros por um conjunto de câmera e lentes grande angular, normal e teleobjetiva (por exemplo, uma Pentacon Six com CZJ 50/80/180 mm), ou se gasta de 600 a 700 (Mamiya 645 com 45/80/150).
Roman
Gast
PS: Os erros de digitação na minha última postagem são de graça! :blink:
Gast
...e mais alguns nnnnnnnnnnnnn para o estoque — um teclado barato pra caramba — e que nem sequer é da antiga URSS...
Gast
Muito obrigado, antes de mais nada, pelas inúmeras contribuições de vocês! Muito gentil!
Acabei de dar uma olhada nas Mamiya C220 e C330; gostei muito delas e, além disso, estão bem dentro do meu orçamento.
Além disso, são TLRs compactas que possuem as vantagens de manuseio descritas pelo Roman, mas ainda assim permitem lentes intercambiáveis.
Também gostaria de usar a câmera para fotografar paisagens, mas isso não deve ser problema, dada a variedade de lentes disponíveis.
Acho que vou dar uma “caçada” no eBay...
Muito obrigado por enquanto,
Atenciosamente, Philipp
Gast
Olá,
Vocês nem experimentam as câmeras antes de comprar?
Se você passar um rolo de filme por cada cartucho na Kiew 88, vai saber se ela vale a pena; aliás, permitam-me dizer isso como ucraniano, já que a câmera vem da Ucrânia e não da Rússia.
Na verdade, acho que, das duas, a Zenith 80 é a melhor cópia da Hasselblad.
Mas se agora a escolha é a Mamiya, não preciso sobrecarregar meu alemão com detalhes.
Oleksander
Gast
Opa, desculpa, parece que houve um mal-entendido...
As C-Mamiyas são TLRs versáteis, porque oferecem lentes intercambiáveis, vários visores, matrizes de foco intercambiáveis, etc. — mas não são exatamente compactas e manuseáveis (eu mesmo tenho uma C220, que não é muito mais leve do que uma Kiev 60).
Quando falei em TLRs compactas e fáceis de manusear, na verdade me referia apenas às que têm lente fixa — Rolleiflex e Rolleicord, YashicaMat, etc. — claro que também dá para tirar fotos de paisagem com elas, mas ficam um pouco limitadas por causa da falta de uma opção de grande angular.
Por isso, não quero te desaconselhar a Mamiya C220/C330 — especialmente para paisagens, onde se trabalha com tripé de qualquer maneira, ela é bastante adequada (apenas não como uma câmera “sempre à mão” para fotos espontâneas de rua — para esse fim, eu tinha pensado nas outras TLRs). No entanto, você deve estar ciente de que a lente grande-angular mais ampla para a Mamiya é uma 55 mm (equivalente a cerca de 30 a 35 mm em formato 35 mm), que, além disso, não é muito comum de se encontrar e geralmente custa entre 200 e 300 euros.
Gast
Oi, Phil,
Eu não recomendaria uma Kiev 88 não modificada. Eu sempre tive problemas com sobreposição de campos de imagem em todos os quatro carregadores que usei. Não sei se os cartuchos “otimizados” da Brenner, por exemplo, são bons. Claro que era ótimo ter um filme com exposição diferente para cada situação de contraste em um cartucho extra. Senti falta do bloqueio do espelho; e a Kiev é bem barulhenta ao disparar. De qualquer forma, mudei para a Mam. C330, comprada nova há 12 anos. Hoje, de segunda mão, é ainda mais barata; os estudantes de fotografia vendem suas C330 quando terminam o curso. Se você não pretende se especializar em macro e pode abrir mão dos cartuchos intercambiáveis, eu recomendo. Ninguém pode reclamar das lentes; ainda não precisei de nenhum conserto.
Boa sorte, Ugo
Gast
Olá,
Tenho que entrar nessa conversa. Em 1992, comprei uma Kiev 88 com meu primeiro salário de serviço civil. É claro que foi o kit básico, como a maioria das pessoas. Desde então, adquiri quase toda a gama de lentes. Posso dizer que gasto cerca de 30 rolos por ano; no momento, são um pouco menos, por falta de tempo. Sabendo dos “problemas de qualidade”, comprei uma segunda câmera para não ficar na mão caso alguma coisa desse errado. Bem, o que posso dizer... minha Kiev já esteve no extremo norte, no deserto do Marrocos, no deserto da Jordânia e agora na Arábia Saudita. Sempre com cerca de 10 rolos. Para comparação, levo sempre comigo uma Leica R7 no formato KB e fotografo exclusivamente com filmes diapositivos, além de DW Color (tolerâncias de exposição bastante baixas). Só posso dizer que a segunda caixa está guardada em casa. A câmera nunca deu problemas e, tirando minha própria burrice, erros de medição, filme errado no cartucho errado etc., nunca houve falhas. Os intervalos entre as fotos não são iguais, isso é verdade, com os filmes Orwo antigos, provavelmente. Sei que também existem aparelhos que nunca funcionaram. É apenas a minha experiência com a 88.
Atenciosamente,
Marwan
Gast
P.S.: Quando digo que os espaços entre as imagens não são iguais, quero dizer que são aceitáveis o suficiente para que se possa emoldurá-las sem problemas; no caso da Leica, esses espaços podem ser usados como unidade de medida.
Atenciosamente,
Marwan
Gast
@roman: é verdade... infelizmente, a lente de 55 mm não é tão fácil de encontrar. E gostaria de acrescentar que a C220 não tem visores intercambiáveis... embora, aparentemente, seja possível instalar os visores da C330 sem problemas (basta ter coragem de tentar e depois verificar o foco após a troca... mas também não é tão complicado assim)...
Em termos de peso, ela não me assusta tanto... claro que é mais pesada e maior que minha Canon A-1... mas também não é muito mais pesada que minha T90... cabe na bolsa sem problemas para levar comigo...
Urnes
Olá,
eu também pensei muito antes de me decidir e agora não consigo mais viver sem a minha C 33. Mesmo sendo um pouco volumosa, é possível manuseá-la bem mesmo sem tripé. Mas o que mais me empolga é que, graças ao sistema de foco por fole, consigo chegar até a faixa macro, algo que normalmente só câmeras mais caras oferecem. Quanto à assistência técnica, aliás, não há problema algum em trocar as vedações ou adquirir uma nova mola de pressão na Mamiya em Munique. Além disso, as lentes são praticamente impecáveis; mesmo que a grande angular mais ampla seja de apenas 55 mm, chega-se a 250 mm na extremidade teleobjetiva. Então, acho que se ganha bastante câmera pelo dinheiro gasto. Por isso, abro mão de cartuchos ou obturadores de espelho.
Atenciosamente, Sven.
Gast
Em primeiro lugar, obrigado mais uma vez pelas inúmeras respostas! Elas realmente me ajudaram bastante.
Sempre me interessei pelas câmeras TLR, mas sempre achei que elas fossem limitadas a uma única distância focal.
Eu adoraria ter uma Mamiya C330. Como alternativa, a Mamiya 645 também pode ser encontrada por preços bastante acessíveis, dependendo da versão, do modelo e da idade.
Alguém sabe se 298 euros por uma C330 (profissional) com 135 mm (f4.5) é um preço alto demais? A câmera parece estar muito bem conservada e tecnicamente em perfeito estado. Pelo menos, nas fotos, ela realmente ainda parece estar em ótimo estado.
Existem pontos fracos nas C330/M645 aos quais se deva prestar atenção?
Atenciosamente, Phil