Gast
Prezado fórum,
Existem tantos filmes, papéis fotográficos e produtos químicos de marcas diferentes, baratos e caros, que gostaria de saber se todos podem ser considerados equivalentes ou se alguns são, de modo geral, de tão baixa qualidade que vocês desaconselham seu uso?
Como estou apenas começando a revelar em preto e branco, não quero perder logo o prazer disso por ter economizado no lugar errado.
Basta que eu saiba do que devo ficar longe, ou o que é bom e é vendido a preços razoáveis.
Atenciosamente,
Julius
Gast
Olá, Julius,
Hoje em dia, não consigo pensar em nada que seja tão ruim a ponto de ser desaconselhado. Acho que são mais materiais que são específicos demais.
Então: para começar, opte por um papel RC Variokontrast, neutro ou de tom frio. Fomaspeed, Forte/Classic Polykaltton, Tetenal (não me lembro mais o nome, já que o Works agora só vem em gradação fixa). Kodak Polymax, enquanto ainda existir.
Para começar, fique longe de papel baritado, gradações fixas, etc. Ou do papel para documentos extrafino da Foma.
O mesmo vale para reveladores: (frio-neutro-quente) Eukobrom, Moersch Warm e todos os outros. Nada de reveladores especiais de tom superquente, nada de reveladores de glicina ou qualquer outra coisa.
Fique longe, me lembrei agora, de “achados no sótão, 50 caixas de algum papel fotográfico do meu avô, barato porque está vencido, portanto ideal para experimentar”.
Você nunca sabe se está fazendo besteira ou se o material está estragado.
Atenciosamente
Martin
skahde
No caso de filmes como o que recomendo, faça a exposição com metade da sensibilidade nominal e revele-os por um tempo 20% menor do que o indicado pelo fabricante. O resultado é um melhor detalhamento nas sombras, maior tolerância no processamento e um negativo que, no geral, é mais fácil de ampliar e produz melhores resultados. Para começar, eu também não recomendaria filmes com tecnologia de emulsão moderna, como o TMAX 100/400, pois eles exigem um processamento muito preciso.
Quanto ao revelador, é melhor não escolher produtos especiais, por mais elogiados que sejam. Suas vantagens só se tornam evidentes quando se tem o processo sob controle, e eu não partiria desse pressuposto no início. O revelador “errado”, quando aplicado corretamente a um filme, proporcionará, em qualquer caso, um resultado melhor do que o revelador ideal para o filme e a aplicação, mas com tempo de revelação, temperatura, agitação ou diluição inadequados. É melhor aprender primeiro com padrões tolerantes e versáteis e, depois, escolher os produtos adequados às suas próprias exigências e técnicas.
Boa sorte!
Stefan
MirkoBoeddecker
E como nunca é demais repetir: preste atenção à iluminação correta da câmara escura!
Vocês nem imaginam quantos papéis multigrade de iniciantes reclamam que não apresentam “nenhum contraste” (palavras textuais) porque foram revelados sob a velha lâmpada Duka amarelo-esverdeada do vovô (“mas se é uma lâmpada para papel fotográfico, estava escrito ali”).
Boa sorte!
Mirko
mau
É preciso reconhecer que a FOTOIMPEX resolveu isso muito bem no catálogo, com os asteriscos.
Quanto à Duka, só posso repetir o que o Mirko disse. Para o revelamento de positivos, use apenas luz vermelha escura. Não é à toa que a sala se chama câmara escura.