Gast
Olá,
Hoje tentei diluir mais o Negafort da Forte para não ter que lidar com fatores de diluição (que a Forte não precisa indicar) e usá-lo como revelador de uso único.
A solução de trabalho pronta (1 parte de Negafort e 3 partes de água) foi diluída novamente com 2 partes de água, resultando em uma proporção de 1+11 ou 1/12 no revelador.
De acordo com o pimalCalbeA49, parti do princípio de que o tempo seria o dobro da “quantidade padrão”.
Teste nº 1: lata Jobo antiga, 42 cc de revelador em 500 cc de água, 10 min e 30 s, depois agitação a cada 30 s por 5 s, filme SVEMA FN 64 de 35mm
O resultado foi o seguinte: o filme nas bordas, ou seja, na parte superior e inferior, na área de perfuração, foi revelado de forma razoável; no meio, quase não foi revelado, o que se podia ver muito bem no início do rolo.
A princípio, pensei que fosse um defeito de emulsão, embora um pouco estranho; depois, tirei mais 15 fotos em um novo rolo (recortado) e revelei.
Teste nº 2: lata de AP, 33 cc em 400 cc de água, o resto como no teste 1
O resultado foi quase o mesmo, apenas um pouco mais revelado no centro da imagem.
A que isso se deve?
É praticamente impossível que seja um defeito de emulsão, já que revelei dez rolos da mesma remessa sem notar nada parecido; por precaução, vou revelar o restante do rolo cortado em solução-mãe, A49 ou ID 11, para verificar.
No entanto, ocorreu-me o seguinte: talvez tenha sido pouco revelador, ou talvez fosse aconselhável um revelamento por inclinação, pois, de alguma forma, parece-me que isso está relacionado à perfuração, já que o filme foi revelado nas bordas, mas quase não no centro.
Se vocês tiverem alguma ideia melhor a respeito, de qualquer forma, eu queria relatar essa experiência, pois isso me deixou bastante surpreso.
Atenciosamente,
Roland
FrankJBeckmann
Oi,
Provavelmente não vou conseguir te ajudar muito.
Sobre o revelamento irregular, a única coisa que me vem à cabeça é que os orifícios de perfuração na borda do negativo causam uma turbulência maior no revelador. Dessa forma, pode-se concluir que o revelador se esgota muito rápido no meio do negativo. Talvez você possa tentar primeiro com uma diluição menor?
Se isso não funcionar, você poderia verificar quais fatores de prolongamento outros reveladores exigem e usá-los como referência para suas próprias tentativas.
E se isso não der certo, basta trocar o revelador.
Tchau
Frank
Gast
Olá,
Concordo com o comentário anterior: o subrevelamento na zona central durante a revelação por rotação é um sinal de que o revelador se esgota mais rapidamente nessa área do que é reposto (pela agitação). Pela minha experiência, os filmes “antigos”, com camadas mais espessas, são particularmente sensíveis a isso. No processo de agitação, o problema não deveria ocorrer.
Atenciosamente,
GeorgK
Gast
Obrigado, era mais ou menos isso que eu já imaginava. Vou tentar novamente o revelador Kipp e, se isso também não der certo, ou volto a usar o revelador normal, ou deixo de usar esse revelador.
Roland