camerafreak
Mirko,
Eu estaria interessado no Forte Polywarmtone ou no Adox Classic em rolos; especificamente, a largura de 30,5 cm seria ideal para mim. Dá para fazer alguma coisa, considerando seus bons contatos com os fabricantes?
Ansioso por uma resposta,
Michael
RomanJRohleder
Michael,
Ótima ideia, 30,5 cm x 85 m também é o tamanho que eu gostaria e de que preciso.
No entanto, eu também ficaria satisfeito com o Adox Classic croata — seja lá qual for o modelo —, dependendo do preço e da disponibilidade.
Mirko, como estão as coisas? Recentemente, não descartaram a possibilidade de venda, mas disseram que “não sabem nada concreto”.
Obrigado,
Roman
MirkoBoeddecker
O que você quer dizer com “ADOX Classic croata” ou algo assim? :)
MirkoBoeddecker
Teoricamente, podemos fornecer rolos, mas simplesmente não vale a pena para um único rolo.
E, por favor, não se esqueça: os “fabricantes de marca” costumam vender o papel em folhas a preços milhares de por cento acima dos custos de produção. Já o papel em rolos, eles vendem mais barato para extrair o máximo de lucro do consumidor (ou seja, quem consome muito e está disposto a pagar menos recebe um rolo, e assim eles não se envolvem na política de preços altos dos produtos em caixas e conseguem o preço mais alto de todos).
Nossos preços são todos ORIENTADOS PELOS CUSTOS DE PRODUÇÃO. Isso significa o preço do papel mais 2 a 4 euros pela caixa/embalagem e saco.
Portanto, o rolo NÃO fica significativamente mais barato, pois os 2-4 euros da caixa representam apenas 5-10% de um produto de 40 euros.
Assim, não vale a pena financeiramente comprar em rolo — apenas para quem deseja cortar por conta própria por motivos de formato é que haveria um incentivo à compra.
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
desculpa, mas não consigo ficar calado:
> Isso significa o preço do papel mais 2 a 4 euros pela caixa/envelope e pelo saco.
E de que vocês vivem, então? Por favor, não venha me enrolar com essa de “para vocês, artistas, a gente faz o papel de assistência social”.
Afinal, grande parte do trabalho de embalagem é eliminada. Cortar um rolo jumbo em algumas tiras é muito mais fácil do que transformá-lo em folhas, contá-las, enfiá-las em sacos e depois embalá-las em uma caixa de papelão.
É claro que os preços devem ser orientados pelos custos de produção. Da mesma forma, eles também são orientados pelo mercado, devido à oferta e à demanda. E aí reside a única justificativa para os preços mais altos dos produtos em rolo. Isso é algo que menos clientes querem e, por isso, é mais caro do que deveria ser.
Aliás, eu também teria interesse em PW em 30,5 cm x 85 m. Para mim, pode ser até com menos metros lineares. E sim, mesmo que eu não faça pedidos há muito tempo, isso não significa que eu não compre de vocês ou peça para me trazerem. Ultimamente, tenho recebido mais “trazidos”. Isso economiza custos de envio, estresse com declarações sobre disponibilidade de entrega (só se compra o que está disponível) e, para vocês, os custos de pessoal para a embalagem, bem como os custos de registro e processamento.
Sugestão: nós organizamos o mercado e você faz a oferta. Então, como em toda a vida, negocia-se o preço e, se for o caso, fecha-se o pedido. Você teria a vantagem de esgotar mais facilmente sua cota de compra e, com isso, talvez ficar em melhor situação do que o tio Schröer. Nós teríamos a vantagem de receber a mercadoria pela qual gostaríamos de nos esforçar mais e de não ter que pagar pela dispensa de despesas externas desnecessárias.
Portanto, o seguinte cálculo, para o qual utilizo, a título de exemplo, seus dados e o catálogo — desatualizado — com data de criação em 30/04/05. Quero apenas dar um exemplo, não apresentar logo uma abordagem completa de cálculo.
Uma caixa de Adox Polywarmtone com 25 folhas de 30x40 (ou seja, 30,5 de largura) custa exatamente 26 euros antes do IVA. Isso dá 3 metros quadrados. Incluindo os quatro euros pela película e pela caixa (embora o termo “caixa” seja discutível).
De um rolo de 85 m de comprimento (= 25,5 m?), consigo, portanto, 8,5 caixas. Digamos, oito. Assim, o rolo fica 7 x 4 = 28 euros mais barato apenas pela eliminação da embalagem supérflua. Apenas pela eliminação das embalagens caras. Não está aqui considerada a economia nos custos de confecção devido ao corte das folhas.
Isso representa, portanto, uma diferença de papel em folhas =
RomanJRohleder
Mirko,
estou tendo cada vez mais dificuldade para distinguir os nomes comerciais. Acabei de consultar o catálogo; estou falando do “ADOX Fine Print Vario Classic FB” — um papel muito bonito, embora, no que diz respeito à filtragem, a gente fique um pouco perdido no início.
Quanto à economia — com MCP novo, recentemente cheguei a economizar cerca de 40%. É verdade que tivemos que comprar dois rolos, mas o material estava “fresquinho”, recém-saído do armazém de maturação, e mesmo que fossem um ou dois rolos de barita, uma compra conjunta entre o Michael e eu não seria problema.
Mesmo se vocês estiverem fazendo cálculos tão apertados, as vantagens ainda prevalecem — eu tenho _uma_ única emulsão na cassete por um ou dois anos e não preciso testar uma nova emulsão a cada formato, a cada troca de caixa ou a cada pedido.
Duas caixas de PW14 do mesmo tamanho, compradas há 4 semanas, vieram em dois lotes diferentes — quem trabalha com um analisador reage de forma bastante negativa... pelo menos quando o fabricante entrega algo diferente em tom, sensibilização e comportamento de contraste a cada lote.
Tudo de bom,
Roman
cfb_de
Olá, Roman,
obrigado por me lembrar, em meio a minhas contas, do benefício real para o cliente. Duas caixas de PW-14 no formato 13x18, compradas simultaneamente há poucos dias, apresentam, de fato, dois números de lote diferentes: “4F6113” e “410241”. Isso não me incomoda tanto no formato 13x18; mas, no caso de folhas maiores, onde uma recalibração do Trialux acaba custando caro, é mais do que irritante.
Isso também seria eliminado sem substituição no caso do material em rolo. É por isso que eu estaria disposto a aceitar apenas a vantagem de custo pela eliminação da embalagem e permitir que o Mirko ganhe mais por metro quadrado, por mim. Afinal, não sou um comprador tão ruim assim quando se trata do meu hobby.
Atenciosamente,
Franz
MirkoBoeddecker
Franz,
é claro que não revendemos nosso próprio papel pelo preço de custo.
Em algum outro lugar, eu também já tinha dito que uso essa receita para pagar os salários.
Só precisamos revender produtos de marca quase pelo preço de custo porque o preço de mercado é determinado por terceiros e os fornecedores isolaram os mercados de forma “monopolista”, não permitindo negociações.
Mas isso agora também não é importante, porque não era disso que se tratava.
O que eu queria deixar claro para vocês é que o nosso PREÇO DE CUSTO do papel não é um “preço de mercado”, mas sim um preço de custo (mais o lucro do fabricante). Ou seja, mesmo que vocês comprem uma quantidade maior de uma vez, não podemos baixar muito o preço, porque o papel em folhas já é calculado próximo ao preço de produção.
Por que estou repetindo isso?
Justamente porque é diferente com os outros fornecedores e, por isso, o cliente pensa: “ah, o papel em rolo é tão barato porque é muito mais fácil de fabricar.”
Errado. Ele só é mais barato porque os fornecedores de marca cobram menos por metro quadrado para oferecer aos “grandes clientes” preocupados com o preço, nos mercados profissionais mais competitivos, um valor que eles estejam dispostos a pagar.
Eles podem fazer isso porque têm mais “margem” em seus cálculos.
Veja bem, em todo o setor fotográfico há máquinas por toda parte que operam apenas com uma fração de sua capacidade. Uma vez configurada, uma máquina de embalagem desse tipo prefere, sem necessidade de mão de obra, cortar papel 13x18 ininterruptamente durante uma semana. Isso representaria, mesmo em uma pequena fábrica, provavelmente dez vezes a demanda mundial anual de todos os fabricantes juntos.
E é aí que está o problema: a configuração das máquinas.
Isso custa caro. Configurar as máquinas para produzir seus dois rolos não vale a pena. Deixar a máquina configurada para 24x30 funcionar por mais dez segundos, para cortar mais 8 caixas de papel 24x30, não custa nada a mais.
Portanto, não há “economia” além da eliminação das embalagens, mas sim um fator de custo bastante significativo para o corte separado de um rolo grande em rolos pequenos. Se esses rolos ainda precisarem ser enrolados em menos de um comprimento total, estamos falando de dois funcionários ocupados com isso por um dia inteiro.
Resumindo: se vocês conseguirem reunir demanda suficiente para um rolo grande completo (4.000 m²), receberão um preço excelente. 20 rolos poderiam valer a pena apenas para cobrir os custos; não posso mandar produzir 2 rolos. O preço seria exorbitante.
É mais barato para todos nós se, em vez de um pacote de 24x30, vocês simplesmente pedirem 10 ou 20 e nós concedermos um desconto por quantidade :)
Atenciosamente,
Mirko
MirkoBoeddecker
Acabei de falar ao telefone com o chefe da área de embalagem.
A partir de rolos com 50 metros de comprimento, não há custo adicional para a embalagem e o tubo.
A partir de 10 rolos, podemos produzir de forma razoavelmente econômica.
Preço: cerca de 20% mais barato do que o do produto em folhas.
Há interesse?
Atenciosamente,
Mirko
cfb_de
Olá, Mirko,
O Roman, o Michael e eu provavelmente vamos levar 85 m cada um. Ainda sobram sete rolos para vender. Vamos distribuir esses também entre a galera. E se não der certo, então deixamos os rolos de lado.
Quanto ao preço, com meus 185,00 eu não me saí nada mal, e isso só por ter tirado as caixas da conta :-)
Atenciosamente,
Franz
RomanJRohleder
Mirko,
Muito obrigado, parece que já está indo bem. Vamos divulgar isso por mais algumas semanas; com certeza ainda vamos encontrar interessados.
Para quem precisa, mas não sabe onde guardar o material, um amigo meu tem dois cortadores de rolo Sitte de 1,27 m de largura à venda.
Roman
andreasbrigachtal
Olá, Mirko!
Vocês acabaram de colocar o rolo número três em pré-venda! Se a oferta der certo, eu fico com um! :blink:
Vou perguntar também aos meus conhecidos.
Andreas
cfb_de
Olá, pessoal,
então a lista de pedidos está crescendo...
- Michael
- Roman
- Franz
- andreasbrigachtal (desculpa, mas você é o nº 4)
- Christian também deve querer (ainda não confirmou)
- Walter com certeza também vai querer um (ainda não confirmou)
- o outro Roman talvez também? (ainda não perguntei, já que o envio pode ser um “problema”)
Até agora são quatro confirmados, sete desfocados. Os outros três também vamos conseguir.
No início de julho terei mais notícias de alguns por causa das férias. Sobre a definição de preço entre os valores brutos que você mencionou de €
Gast
Desculpa, Franz, mas infelizmente vou ter que deixar esse “outro romance” de lado — ainda tenho muito Foma Variant em estoque (afinal, ele não dura muito tempo...) e, no momento, pouco tempo para ampliar...
Além disso, quero me concentrar no Foma Variant (para trabalhos “rápidos e simples”) e no Fomatone (para revelar em lith e para copias “sérias”).
Gast
Em princípio, também estou interessado em papel em rolo,
mas a questão é: qual é o tamanho do núcleo do rolo?
Se o papel estiver enrolado com muita força, será difícil desfazer essa torção?
Atenciosamente, Stephan
Gast
Olá, pessoal,
Vou comprar 1 rolo (30,5 cm x 85 m, FB Warm, brilhante).
Atenciosamente,
Detlef Rehn
P.S.: Para Michael, Franz e Roman: bom trabalho!
cfb_de
Oi, pessoal,
Até agora temos 5 confirmados, uma recusa, dois possíveis e uma confirmação condicional.
Mirko, você poderia ligar para a fábrica e perguntar sobre o núcleo do rolo? Assim, talvez cheguemos a 6 compradores.
Mais uma vez, para todos os interessados: o material vem na largura de 30,5 cm. E precisamos de dez rolos como quantidade mínima de compra. Por rolo, isso dá (com um pouco de desperdício) cerca de 200 folhas de 30x40 ou cerca de 415 folhas de 20x30. Portanto, não é uma quantidade tão assustadora a ponto de equivaler a um estoque para dez anos.
Atenciosamente,
Franz
p.s.: @Stephan: Com uma Versamask, a torção do papel durante a exposição não importa :P
Gast
Até agora, são cinco confirmados, uma recusa, dois possíveis e uma confirmação condicional.
Também teria interesse em comprar um rolo. Não por uma questão de economia, mas porque, a partir do rolo, finalmente é possível cortar larguras corretas de KB. Como se sabe, nem 24x30 nem 30x40 têm a “única proporção verdadeira”.
Até breve... Chris Z.
andreasbrigachtal
Olá a todos!
Que droga! Esse quarto lugar ingrato! :o
Muito obrigado, sim! :P
Eu mesmo estarei viajando a trabalho até meados de julho! Mas com certeza quero um rolo! O Mirko deve ter meu endereço de e-mail! Assim que chegar a confirmação, vou fazer o pedido por telefone, como um bom menino. Espero que o envio pelo correio não seja problema, já que não estou em Berlim com tanta frequência!
@ Mirko: reserva uns 20 rolos do Efke 50 pra mim. Vou encomendá-los agora mesmo. E-mail: andreas.brigachtal@t-online.de
@ Franz: não tenho uma câmera AF, mas não tenho fotos desfocadas! ;)
Boa luz
Andreas
P.S.: não consegui encontrar mais ninguém pra comprar outro rolo. :(
RomanJRohleder
Stephan,
no caso do PE — como já mencionei, no meu caso é o Agfa MCP —, o material fica tão liso quanto recém-retirado da embalagem logo após ser desenrolado e cortado.
O papel tem aderência e torção suficientes no rolo para que não se desenrole após a remoção da fita adesiva. Além disso, a Agfa não utiliza tubos de bobina. Quanto ao diâmetro do eixo do meu suporte e do rolo — não faço ideia. Também não abro mais os rolos agora, pois eles se encaixam perfeitamente e não se movem mais nos cones. ,-)
Suponho que com o Baryt seja muito semelhante — o papel também tem aqui na caixa uma certa torção, que provém do armazenamento em rolo — afinal, na confecção, ele também é cortado do rolo.
Contando de novo:
Michael,
Roman,
Franz,
Andreas,
Christian,
Detlef,
> 6 candidatos garantidos.
Stephan e Walter ainda estão na dúvida.
> 8 candidatos no total.
Caso ultrapassemos a marca dos 10, qual é o próximo nível nessa pirâmide? ,-)
Roman