Gast
Oi!
Acabei de perceber, ao ampliar, que preciso realizar uma exposição mais longa no Fomaspeed na Gradiation Normal do que na Gradiation Hart para obter o mesmo resultado.
Isso não pode ser normal, pode?
O Fomaspeed Normal também me parece meio sem graça.
Será que o Gradiation Normal está sobreposto? (comprei os papéis novos há apenas duas semanas!)
Como posso verificar isso? (o tempo de exposição relativamente longo pode ser um indício de sobreposição?)
Atenciosamente,
Marco
FrankJBeckmann
Oi,
Arranja uma escala de cinza transparente, caso ainda não tenhas uma, e realiza a exposição. Assim, vais ver qual é a amplitude de contraste que o papel consegue reproduzir. O papel que fica guardado por muito tempo fica com a textura bem macia.
Tchau
Frank
MirkoBoeddecker
Marco,
então, se você comprou o papel novo aqui conosco, com certeza ele não está velho. Estamos semanas atrasados na entrega da gradação normal em relação à demanda, porque estamos constantemente com o estoque esgotado.
Se você tivesse dito “suave”… isso já pode levar até um ano.
No entanto, não consigo explicar uma diferença de sensibilidade de 3 stops.
2 perguntas:
1) Tens a certeza de que calculaste em f-stops ou talvez tenhas comparado (por exemplo) 5 segundos com 15 segundos?
2) Como mediste o grau de escurecimento com gradações diferentes?
Em geral: papel fotográfico novo pode facilmente ser 30% mais sensível do que aquele que tem um ano ou mais.
Se somarmos a isso as variações decorrentes da emulsão, podem ocorrer desvios de 50 a 60%.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá,
Fiz várias comparações com outros papéis esta tarde. Entre outros, com o Fomabrom e o Tetenal Work, que, segundo a ficha técnica, apresentam a mesma amplitude de contraste em cada graduação. Depois, ampliei o Ilford Multigrade na mesma proporção.
Em termos de contraste, todos os papéis são semelhantes, com exceção do Fomaspeed, que é visivelmente mais suave.
Para obter com o Ilford Multigrade o mesmo contraste que com o Fomaspeed, eu teria que ampliar com o filtro 0, segundo um cálculo aproximado.
Infelizmente, não possuo uma escala de cinza para poder medir com exatidão a amplitude de contraste.
Como, segundo o Mirko, não é possível sobrepor as imagens, só consigo imaginar que talvez haja uma gradação diferente na embalagem. Será que a Foma colocou acidentalmente a gradação “suave” na embalagem da “normal”?
Atenciosamente,
Marco
cfb_de
Olá, Marco,
"normal", "suave", "duro", "Gradation 3" ou outras designações subjetivas para papéis fotográficos dependem, na verdade, mais do gosto e da preferência do fabricante.
O que exatamente é reproduzido na ISO-R e qual é a amplitude de cópia... Isso você precisa testar. Mesmo entre o Agfa-MCC e o Agfa-MCP há diferenças, e muito menos o Ilford, o Forte, o Kentmere ou o Agfa são comparáveis.
Não é à toa que não há "DIN" ali; além disso, depende do revelador. No NEUTOL, por exemplo, o meu Tetenal-Speed, que uso com frequência, com "Gradation especial" fica muito suave; no Eukobrom, eu gosto do resultado; e no Dokumol, ele fica duro como pedra.
Ou seja, no meu processo, onde um Fomaspeed fica bom, um papel Tetenal ruim foi colocado na caixa com a etiqueta errada, porque na verdade ele é “duro” e não “normal” :-) Entende o que quero dizer?
Além disso, os tempos de revelação/sensibilidades entre “duro” e “suave” não são transferíveis em papéis de gradação fixa. Outra emulsão, outro processo. É simples assim.
Na maioria das vezes, a gente nem percebe isso, já que se revela os papéis até o fim e deixa cinco graus de sobra.
Atenciosamente,
Franz
Gast
Oi!
Eu sei muito bem que, por exemplo, a gradação normal fica um pouco diferente em cada papel e processo, e não é um valor absoluto. Mas se eu tiver, por exemplo, dois papéis com gradação normal e a mesma amplitude de contraste, posso esperar, de forma bastante aproximada, o mesmo contraste em um revelador padrão. Esse resultado também foi confirmado pelo meu teste. Diferentes papéis “Normal” apresentaram, de maneira geral, o mesmo contraste. Apenas o Fomaspeed foi a exceção.
Já usei o Fomaspeed anteriormente e, por isso, sei o que esperar em termos de contraste. Apenas testei diferentes papéis para ter certeza de que a diferença realmente se deve ao papel e não ao revelador,...
Atenciosamente,
Marco