Gast
Oi!
Há alguns dias, revelei um rolo de filme em rolo Classicpan 400 no R09 por rotação. À primeira vista, os negativos parecem estar em boas condições. No entanto, ao ampliá-los, percebe-se pequenos pontos pretos isolados, principalmente em áreas homogêneas (como o céu). Acho que a emulsão deve estar danificada. Encontrei algumas dicas no site da FOTOIMPEX: usar banho de parada com ácido acético em vez de ácido cítrico, girar mais devagar ou revelar manualmente, usar aditivo de endurecimento...
Mas não quero testar todas essas opções uma a uma (também não tenho o aditivo de endurecimento em casa e teria que encomendar primeiro...).
Alguém tem experiência com esse problema e sabe a causa concreta ou a solução?
Muito obrigado
Marco
MirkoBoeddecker
Marco,
Pontos pretos no negativo ou no positivo?
Borda irregular ou circular?
Totalmente pretos ou apenas mais claros?
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Os pontos pretos aparecem na imagem positiva. Eles são totalmente pretos e irregulares (ou seja, não são circulares).
Atenciosamente,
Marco
MirkoBoeddecker
Hmmmm... parece ser um problema de aplicação.
Problemas de fundição são bolhas de ar (circulares) ou listras, pois o revestimento é feito horizontalmente sobre uma esteira em movimento.
Infelizmente, não tenho outras sugestões além das mencionadas acima:
Não ultrapasse a temperatura de 20 graus, não use um banho de parada muito concentrado, troque o processo de rotação por uma inclinação cuidadosa e veja se o problema desaparece.
Mirko