Gast
Olá!
Recentemente, comprei e utilizei papel Forte Polywarmton (FB, VC, brilhante) em vários tamanhos (nova remessa após o caso de falência; a entrega do formato 30x40 ocorreu em março de 2005, e a do formato 18x24, em maio de 2005). Ambos os tamanhos foram revelados no mesmo dia com o mesmo revelador (Forte Neutralton), fixados da mesma forma e secos ao ar.
Notei o seguinte:
O papel 18x24 é mais espesso que o 30x40 e tem um tom de imagem mais neutro, enquanto o 30x40 tende a um tom marrom acentuado mesmo no revelador de tom neutro.
Perguntas:
Como isso se explica? Não deveria ser a mesma emulsão em ambos?
Será que a Forte simplesmente reembala parte do produto e depois o envia?
Com qual revelador tenho mais chances de obter um tom de imagem preto-oliva quente em vez do marrom?
Agradeço antecipadamente pelas respostas!
Atenciosamente.
Johannes
MirkoBoeddecker
Johannes,
Até a semana passada, ainda podíamos fornecer o 18x24 Classic PW14 em suporte Museumsweight. Acho que a Forte também ainda tinha um estoque considerável do 18x24.
Portanto, ainda é o papel antigo da última produção, em julho de 2004.
Isso explica a diferença no suporte e também causa uma diferença no tom da imagem, já que o novo suporte tem uma cor de fundo diferente.
Não vendemos o revelador Forte. Infelizmente, não posso dizer nada a respeito. Você tem o da Brenner?
Possíveis causas para a variação de tons são, por exemplo, tempos de revelação e temperatura do revelador diferentes. Só se você mantiver tudo constante com termômetro e cronômetro é que obterá resultados reproduzíveis.
Para um tom marrom esverdeado, eu recomendaria o Fomatone. O Forte é mais marrom/marrom.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Obrigado, Mirko, pela sua resposta!
O que você escreve parece plausível, pois a diferença entre as emulsões é considerável — como já disse, a de 18x24 tem tom neutro, enquanto a de 30x40 é marrom.
A diluição, a temperatura e o tempo de revelação foram absolutamente idênticos (eu sempre uso termômetro, cronômetro de laboratório, etc.!).
O revelador Forte eu realmente comprei na Brenner! Não sei se é bom, só tinha um estoque sobrando que ficou armazenado por cerca de meio ano em local escuro, com o frasco cheio e protegido com Protektan (e, na minha opinião, funcionou perfeitamente). Você pode me dizer algo sobre o revelador (qualidade, etc.)?
O que me chamou a atenção foi a durabilidade incrível (diluição 1:9, depois de 8 horas na bandeja ainda estava como novo)!
Atenciosamente,
Johannes
Arthur
Pergunta: FORTE Polywarmtone = ADOX Polywarmton?
Encomendei papel baritado ADOX Polywarmton (24x30) e também notei que
- A espessura do papel é semelhante à do Agfa MCC, não é mais pesado como eu esperava
- O tom do papel fica visivelmente mais acastanhado mesmo no revelador de tons neutros (NEUTOL NEUTOL)
MirkoBoeddecker
Se você NÃO quiser o tom quente do Polywarmton, o Moersch Blue fica muito bonito.
Como alternativa, é claro que se recomenda o Vario Classic, já que ele NÃO tem um tom quente.
Como substituto/alternativa/produto de comparação para a Agfa, essa seria a minha sugestão. Mas NÃO é idêntico. O Vario Classic tem uma sensibilidade menor que a Agfa, um teor de prata mais alto, uma emulsão mais espessa e deve ser processado sob LUZ VERMELHA (ou seja, também tem uma sensibilização diferente). Tempo de revelação: pelo menos 4 minutos até que o último resíduo de prata seja reduzido.
O novo suporte Forte/Classic/ADOX é mais pesado que o suporte padrão de 180 g de peso duplo — mas isso não é necessariamente perceptível ao “tocar”.
Pelo que sei, a Agfa utiliza um suporte de 180 g, mas se eles tiverem mudado isso, tanto melhor, pois assim o fornecimento desse suporte pelo menos está garantido :)
Atenciosamente,
Mirko
Arthur
Obrigado, Mirko! Agora todas as dúvidas foram esclarecidas. :)
Talvez eu experimente o Vario Classic também, mas a iluminação da minha cozinha é laranja...
FrankJBeckmann
Oi,
O Mirko está com luz vermelha (por favor, não me interpretem mal :-) ), eu também pedi isso há pouco.
Quanto tempo leva para revelar o Vario Classic PE? Também são quatro minutos?
Tchau
Frank
MirkoBoeddecker
Frank,
Embora o PE e o barita sejam revelados na mesma máquina, que funciona cerca de 25 vezes mais devagar do que a da Agfa, o suporte PE não consegue absorver tanta emulsão de prata quanto o suporte de barita.
Por isso, na versão de barita, o resultado é “maior”.
Após 2 a 3 minutos, o PE deve estar revelado.
Atenciosamente,
Mirko
VARIO CLASSIC SOMENTE COM LUZ VERMELHA!
Só funciona com um tom específico de laranja. O laranja da Ilford NÃO funciona.
Por favor, nem tente. Fique longe disso ;-)
FrankJBeckmann
Olá, Mirko,
Obrigado. Então, em termos de tempo de revelação, fica mais ou menos no meio entre o Foma Speed Variant e o Polywarmtone.
Infelizmente, minha linda lâmpada de vapor de sódio também não funciona com alguns tipos de papel. :-(
Até mais
Frank
PS: O software de vocês envia faturas engraçadas. :-)