CPD
Olá,
Gostaria de fazer uma pergunta aos donos de uma Yashica de duas lentes.
Agora tenho a segunda; na primeira, infelizmente, o obturador emperrou — o conserto sairia muito caro, já que no eBay dá para encontrar exemplares em bom estado por um preço mais baixo.
A primeira tinha uma nitidez excelente e um belo contraste, mas na segunda a lente acabou se revelando um verdadeiro lixo. Havia essas variações de qualidade? Visto de fora, a lente parece estar em boas condições.
Será que ainda dá para encontrar gelis adequados em algum lugar? Pode ser que parte da qualidade de imagem insatisfatória se deva à falta deles. Por outro lado, eu também não usei nenhum na primeira Yashica.
Atenciosamente, CP
Gast
Olá!
Eu mesmo tenho duas — uma Yashica Mat “sem número” e uma 124G — e ambas funcionam muito bem, com resultados semelhantes; você já verificou se a focagem está calibrada corretamente? Tente focar pelo visor de tela fosca e compare se a nitidez também é mantida no plano do filme (colocando uma tela fosca na guia do filme). A lente do visor e a lente de captura podem estar desalinhadas uma em relação à outra...
Quanto ao para-sol: teoricamente, os para-sóis de baioneta 1 devem servir — elas são bastante comuns como peças originais da Rollei no eBay, mas muitas vezes não são tão baratas; os para-sol originais da Yashica com baioneta 1 são um pouco mais raros, e um vendedor americano no eBay oferece para-sol com baioneta 1 reproduzidos na Índia, bem como adaptadores de baioneta 1 para roscas de filtro de 46, 49 ou 52 mm.
Mas atenção! As Yashicas têm baioneta 1 apenas em teoria — na prática, o anel da baioneta da minha Yashica Mat é provavelmente algumas centésimas de milímetro mais grosso, razão pela qual meu para-sol original Rollei Baioneta 1 não encaixa de jeito nenhum — na 124 G ele encaixa (mas também só com um pouco de força...)
Considero os para-sol essenciais, especialmente em TLRs, devido às lentes frontais posicionadas bem à frente na montagem e à ausência, em alguns casos, de defletores de luz difusa no interior do corpo da câmera!
cfb_de
Olá, Roman,
Na minha Yashica-D, os filtros Rollei Geli original, Rollei Amarelo/Médio original e BW-Laranja se encaixam perfeitamente. Todos são do tipo baioneta Rollei I. E a lente Yashinon tem nitidez e, a partir da abertura 5,6, é absolutamente impecável.
Não dá para falar em “desvio de alguns centésimos” na baioneta do filtro.
A única desvantagem dessa câmera é o projeto mal feito no que diz respeito à bolsa de transporte. A focagem e o avanço do filme em um único lado, embora sejam ergonômicos para mim, fazem com que a bolsa de couro rasgue justamente no ponto mais fino. Depois disso, a coisa nunca mais fica pendurada direita na frente da barriga. Por que os japoneses não otimizaram isso também? Não faço ideia. Aparentemente, eles ainda não eram tão bons nos anos 70.
Atenciosamente,
Franz
CPD
Olá, Franz,
A Yashica “mora” comigo numa bolsa de ombro do Exército Alemão (acho que se chama “Kampftasche klein”, já faz um tempo...). Acho-a extremamente prática, pois dá para pegar a câmera bem rápido e ainda sobra espaço para alguns rolos de filme, um fotômetro, etc. Além disso, essas bolsas são bem baratas e, se a cor não agradar, dá para pintá-la de preto. Nunca gostei muito de bolsas de pronto-atendimento, independentemente da marca! Alguém já cunhou o termo “bolsa de impedimento de pronto-atendimento”.
Atenciosamente, CP
cfb_de
Olá, CP,
Na verdade, não acho a capa de couro original tão pouco prática assim. A única coisa que realmente incomoda é que é preciso tirar a capa de gel antes de fechar a tampa.
Ao contrário das bolsas de couro para câmeras KB, essa capa de couro tem, porém, uma vantagem indiscutível: a câmera fica protegida e, mesmo assim, pronta para uso após abrir um único botão e levantar o visor.
“Pequena bolsa de combate” está correto, aliás. Eu também gosto bastante de usar uma dessas. Cabem duas Leicas russas, uma 35 mm, um visor de contorno e dez rolos de filme. E ainda cabe algo para comer. Foi assim que fiz meu último exercício militar :-)
Na verdade, só o bom e velho modelo da NVA em “uma risca, nenhuma risca” é mais adequado. Lá, a divisão interna é mais prática para nós, fotógrafos, e, além disso, parece mais “descolado”.
Atenciosamente,
Franz
CPD
Olá, pessoal,
Na minha Yashica atual, ao contrário da minha primeira, dá para ajustar a pressão do filme, o que eu não tinha percebido; por isso, infelizmente, ela estava ajustada para filme de 220. Agora estou curioso para saber se o efeito desfocado se devia a isso.
Quanto à Geli, encontrei agora outra solução: existem adaptadores de BI para M30.5. Isso teria a vantagem de facilitar o acesso a filtros, mas a Geli ficaria com uma seção transversal redonda, em vez da quadrada original, que eu prefiro.
Mas agora notei outra coisa: o ponto de pressão ao disparar é, desculpem a expressão, mas ela descreve melhor a situação, meio fraco. Com um pequeno disparador de fio já fica melhor.
É possível desaparafusar o botão do obturador sem que metade do interior da câmera, na forma de molas, anéis etc., venha para fora?
Atenciosamente, CP
cfb_de
Olá, CP,
- Desaparafusar o adaptador: nunca fiz isso. Nem sei qual seria a vantagem. O “ponto de não pressão” deve ser determinado pelo próprio design.
- Geli/adaptador de filtro: dá pra comprar filtros por um preço bem baixo na El's Filterkiste. A loja vende filtros BW, com prazo de entrega de cinco dias, inclusive no modelo Bajonett-1. Provavelmente o Mirko também pode fazer isso. Pelo meu filtro laranja, não paguei nem vinte marcos.
Ao contrário do adaptador, isso tem a vantagem de que o gel ainda fica fixado do lado de fora, ao redor do filtro, permitindo usar o gel *e* o filtro sem correr o risco de vinheta.
Por esse motivo, tenho a mesma opinião sobre os adaptadores B1-M30,5 que sobre os conversores teleobjetiva ou grande angular de alta qualidade.
Atenciosamente,
Franz
CPD
Olá, Franz,
obrigado pelas dicas. Acabei de dar uma olhada no eBay; os filtros e os gelis não são tão raros assim, e os filtros B I ainda podem ser comprados novos na B&W ou na Heliopan.
Mas essa questão do ponto de disparo ausente é um pouco incômoda (talvez seja só uma questão de se acostumar); com meu disparador de fio em miniatura, no entanto, funciona mais ou menos. O estranho é que na minha primeira Yashica Mat havia um ponto de pressão bem definido. Essa, porém, não tinha rosca para disparador de fio (só dava para usar filme 120), era preciso tirar um anel e aparafusar uma campânula da Leica. De alguma forma, me atrai a ideia de usar a velha Yashica como estoque de peças de reposição para a minha atual.
Atenciosamente, CP
CPD
Olá, pessoal,
Muito obrigado pela ajuda que recebi até agora.
Consegui, e foi bem rápido, um filtro gel original.
Verifiquei o plano de foco seguindo a dica do Roman.
Os resultados estão bem melhores, mas, embora não seja fácil comparar algo assim, não ficaram tão bons quanto os da minha antiga Yashica. MAS: ao usar um filtro amarelo-esverdeado leve, a lente atinge um desempenho de ponta em termos de brilho a partir da abertura 8. Parece, portanto, que existem diferenças entre as lentes Yashica de diferentes épocas (talvez sejam também variações de qualidade dentro de um mesmo lote, o que não é tão raro assim).
Agora, mais uma pergunta: ouve-se sempre dizer que o interior da câmera é bastante suscetível à luz difusa. É possível melhorar isso com um verniz especial para câmeras no interior?
Atenciosamente, CP
cfb_de
Olá, CP,
No que diz respeito à luz difusa no interior da câmera, até agora não tenho nenhuma reclamação sobre a minha -D. Mas, no caso da Yashinon (não só na minha; o Pillendreher, do outro fórum, também me confirmou isso com a dele — ele tem uma lente mais recente), é realmente imprescindível usar a película protetora ao redor. A lente é sensível à luz difusa:

(Sim, até mesmo uma câmera binocular serve para tirar fotos ruins.)
Atenciosamente,
Franz