Gast
;)
Oi!
Ainda sou novato na área do preto e branco, mas já tive algumas experiências com os filmes HP5, FP4, SFX, Cube 400c e Tri-X (reveladores preferidos: Emofin em pó e RODINAL).
Entretanto, experimentei alguns ADOX e Tura (400) e estou bastante satisfeito.
Agora tenho 12 Lucky SHD 400 submetidos à exposição e estou procurando algumas dicas sobre reveladores para esse filme.
Existem outros reveladores além do D-76 com os quais o filme “fica bom”?
Quem tem experiência?
Gostaria de saber os tempos de revelação – apenas como referência.
Até agora, tenho uma indicação sobre o RODINAL:
Em 1+50, 14-16 min.
Li em algum lugar que o Tanol é bom para o Lucky 100.
Só não sei o que é um revelador de manchas!
Alguém pode me explicar esse termo?
Mais uma pergunta de iniciante:
Tenho o sistema de tanques 1500 da Jobo para revelar filmes.
Na minha câmara cabem dois filmes.
Quando calculo a dosagem do revelador, as indicações são sempre para um filme.
No caso do RODINAL, por exemplo, 1+25 para um filme por tantos minutos.
Se eu quiser revelar dois filmes, devo calcular 1+12,5 para a solução (a lata de revelação comporta pouco menos de 500 ml) e usar o tempo indicado para um filme? Ou devo prolongar um pouco?
Se eu comprar a extensão adicional da Jobo, posso revelar um total de 5 filmes de uma vez. Devo simplesmente dividir a diluição indicada de 1+25 por 5 e usar o tempo como para um único filme?
O que preciso levar em consideração?
Com o Emofin foi muito simples:
1 l é suficiente para 15 filmes KB. Eu preparava 1 l conforme as instruções e, com 500 ml na minha câmara, revelava 7 filmes de cada vez.
Funcionou muito bem e sempre fiquei satisfeito.
Bem, espero que alguém possa me ajudar.
Muito obrigado desde já
Atenciosamente
mehmet cati
CPD
Olá, Mehmet,
não, você não pode alterar a concentração do Rodinal; ela permanece em 1:50 ou 1:25, independentemente da quantidade de filmes que você revele. O tempo de revelação também permanece o mesmo. No entanto, existe uma certa quantidade mínima de RODINAL por filme que você precisa usar. De acordo com as especificações do RODINAL, acho que são 10 ml, mas aparentemente também é possível reduzir para 5 ml. Em outro fórum, essa quantidade mínima já foi discutida acaloradamente. Como o RODINAL não é caro, o assunto nunca me interessou muito. Em diluições muito fortes, pode acontecer de sua caixa de revelação ficar pequena demais para a quantidade mínima de RODINAL. Por exemplo, 1:200 — para atingir a quantidade mínima de 10 ml, você precisa de 2 litros de solução. Portanto, você precisa de uma caixa maior ou não diluir tanto.
Atenciosamente, CP
Gast
Olá, Mehmet,
Não posso te dar uma resposta sobre os tempos de revelação com o Rodinal, porque eu uso o A 49, mas se você tiver uma diluição de 1+25, o cálculo é o seguinte:
1+25 = 26 partes; 500 ml : 26 = 19,2, ou seja, cerca de 19 ml. Então, você usa 19 ml de revelador e 481 ml de água.
Os tempos permanecem os mesmos quando o revelador é usado uma única vez. Você faz exatamente o mesmo quando usa a lata grande. Embora eu ache que ela não seja muito boa para despejar. Você só precisa tomar cuidado se reduzir a concentração do revelador, por exemplo, para 1+50, e prolongar o tempo de revelação, para que ainda haja uma quantidade mínima de revelador por filme. O valor fica em torno de 10 ml por filme, dependendo do revelador, se bem me lembro.
Atenciosamente, Sven.
Gast
;)
Olá a todos!
Bem, talvez eu tenha me expressado de forma um pouco complicada.
Se, por exemplo, eu preciso de 19 ml de revelador para um rolo (veja o cálculo do Sven), então eu precisaria de 38 ml de revelador para dois rolos, certo?
Ora, eu tenho os dois rolos na mesma lata.
Se, por exemplo, o tempo de revelação para um rolo com RODINAL for 1+50, 20 min.
e para 1+25, 13 min., então eu poderia, segundo minha ideia, preparar uma solução de 1+25 por 20 min. para minha lata de 500 ml.
Seria como se cada filme tivesse recebido uma solução de 1+50 — em termos leigos.
Ou seja, uma parte de revelador e cinquenta partes de água.
Se eu quiser revelar mais filmes de uma só vez, não teria que aumentar a concentração do revelador de acordo com a quantidade?
Não posso usar uma solução de 1+25 em 500 ml, independentemente de quantos filmes forem revelados nessa solução?
Não importa qual revelador eu use: se o fabricante especifica uma determinada concentração (adequada para um filme), como devo proceder se eu revelar não um, mas dois filmes na lata de 500 ml (eu sempre encho a lata até 500 ml)?
Como devo proceder se eu revelar cinco filmes em uma lata maior (talvez 1 l ou algo assim)? ?
A questão do manuseio com uma lata grande não é tão problemática se você agitar em vez de inclinar.
Bem, espero não estar incomodando muito com minhas perguntas.
Atenciosamente
Mehmet
:)
CPD
Não hesite em perguntar! Não existem perguntas bobas, só respostas bobas.
Então: para um rolo, você precisa de 10 ml de RODINAL concentrado; para dois, vinte, e assim por diante. Dilua como o Sven descreveu acima e use o tempo de revelação da lista. Não é preciso prolongar nada e a diluição também permanece a mesma. Por exemplo: sua lata tem capacidade para 500 ml e você quer realizar a diluição do RODINAL na proporção de 1:50; 500 ml : 50 = 10 ml (provavelmente isso daria para dois rolos, mas acho que a Agfa indica 10 ml como mínimo por rolo), então você precisa usar uma lata de 1 litro, onde terá 20 ml de solução. Mas, como disse, eu não levaria isso tão a sério; os 10 ml de concentrado na lata de meio litro provavelmente NÃO seriam suficientes para dois filmes ao mesmo tempo, NEM mesmo um após o outro. O RODINAL oxida muito rapidamente e, por isso, foi concebido como revelador descartável; além disso, a solução é tão barata que você pode jogá-la fora com a consciência tranquila após um único uso.
Com uma diluição elevada e latas de revelação correspondentemente grandes, você poupa-se, aliás, de ir a uma academia de musculação ;) .
Saudações, CP
CPD
Ah,
sobre o Tanol, você encontra várias informações neste fórum na seção "Efke R50 no MZB"
Atenciosamente
FrankJBeckmann
Oi,
se um ovo precisa cozinhar em uma panela por três minutos, quanto tempo dois ovos precisam cozinhar na panela?
Mais uma vez, 1:50 é 1:50 e continua sendo 1:50. 10 ml de RODINAL em 500 ml de líquido resultam em uma concentração de 1:50. 20 ml de RODINAL em 500 ml de líquido resultam em quanto? Sim, exatamente, isso resulta em 1:25, ou seja, não 1:50, independentemente de haver um filme flutuando nela, dois filmes flutuando nela ou se não houver nenhum filme lá dentro.
Isso significa que, com uma quantidade mínima de 10 ml de RODINAL por filme em uma Jobo 1520, só é possível revelar um filme por vez. Se você quiser revelar dois filmes ao mesmo tempo em uma Jobo 1520 com uma diluição de 1:50, restam apenas 5 ml de RODINAL por filme. Mas isso também funciona.
Se um Jobo 1520 estiver equipado com apenas um carretel de filme 35mm e o carretel estiver posicionado bem no fundo do tubo do eixo (como, na verdade, sempre deveria ser), então ele não precisa ser sempre enchido com 500 ml. Basta que o carretel esteja totalmente coberto pelo líquido. Isso dá 250 ml.
Se você girar a lata, valem outras quantidades mínimas. Elas estão impressas na lata. Mas essa é apenas a quantidade mínima de líquido necessária para que o filme seja totalmente molhado. Ela não diz nada sobre a quantidade de revelador que o filme precisa para ser revelado. Agora você tem duas indicações de quantidade. Por um lado, a quantidade mínima de líquido que a lata precisa e, por outro, a quantidade mínima de revelador que o filme precisa. Sempre o maior dos dois valores é o correto.
Mais dois exemplos para quem não entende tão facilmente:
A quantidade mínima segura de RODINAL por filme é de 10 ml. Com uma diluição de 1:50 (o que é idêntico a 1+49), você chega a 500 ml de revelador. Um filme na lata precisa de pelo menos 250 ml de líquido para ficar totalmente submerso. 500 ml são mais do que 250 ml, portanto, você deve usar 500 ml.
Um rolo de filme precisa de pelo menos 100 ml de A49 para ser totalmente revelado. Com uma diluição de 1+1 (o que é idêntico a 1:2), você chega a 200 ml. Um rolo de filme na lata precisa de pelo menos 250 ml de líquido para ficar totalmente submerso. 200 ml são menos do que 250 ml, então você deve usar 250 ml. Isso significa que, com uma diluição de 1+1, você deve usar 125 ml de A49.
Existem duas formas de indicar a diluição: a com o “:” e a com o “+”. “:” significa completar o volume total com a quantidade indicada. Portanto, 1:50 significa pegar uma parte de revelador e adicionar água até atingir 50 vezes o volume. “+” significa que se somam os volumes. Portanto, para uma diluição de 1+1, é preciso adicionar 100 ml de água aos 100 ml de revelador.
Você não deve agitar o RODINAL. É um dos poucos reveladores em que faz diferença se você o inclina ou agita.
Até mais
Frank
FrankJBeckmann
Olá,
Gostaria de dizer que o Tanol é um revelador altamente recomendável. A nitidez dos negativos é a mesma dos revelados com RODINAL, mas com um grão muito mais fino. Quando um filme é revelado com Tanol, a gelatina muda de cor dependendo da quantidade de prata revelada. Isso significa que a coloração é mais intensa nas áreas claras, o que suaviza o grão nas partes claras do céu nas fotos.
Você encontra mais informações sobre o Tanol no site de Wolfgang Moersch:
http://www.moersch-photochemie.de/index.php
. O Sr. Moersch também é muito simpático e prestativo ao telefone.
O Tanol já se tornou meu revelador padrão. No entanto, é importante observar que os filmes no Tanol (assim como na maioria dos outros reveladores) não atingem a sensibilidade prometida pelo fabricante. O Lucky SDH 400 atinge 250 ASA no Tanol.
Até mais
Frank
Gast
Uau...
Em primeiro lugar, muito obrigado pelas várias respostas rápidas.
Provavelmente, parti de uma premissa errada.
Do jeito que o Frank descreve, com o ovo ;-)), é diferente do que eu pensava.
Mas, correndo o risco de incomodar... :
Eu simplesmente pensei que o produto químico (aminofenol, no caso do RODINAL. Acabei de dar uma olhada no manual de instruções do RODINAL) reagisse com o brometo de prata do filme. O brometo de prata é reduzido a prata (nos pontos que contêm grãos de prata).
É aí que o produto químico se esgota. Então, pensei que, se um filme precisa de uma certa “quantidade de moléculas” para esse processo, dois filmes precisariam do dobro (simplificando).
>>Mais uma vez, 1:50 é 1:50 e continua sendo 1:50. 10 ml de RODINAL em 500 ml de líquido resultam em uma concentração de 1:50. 20 ml de RODINAL em 500 ml de líquido resultam em quanto? Sim, exatamente, isso resulta em 1:25, ou seja, não 1:50, independentemente de haver um filme flutuando nele, dois filmes flutuando nele ou se não houver nenhum filme lá dentro.
Isso significa que, com uma quantidade mínima de 10 ml de RODINAL por filme em um Jobo 1520, só é possível revelar um filme de cada vez. Se você quiser revelar dois filmes ao mesmo tempo em um Jobo 1520 com uma diluição de 1:50, restam apenas 5 ml de RODINAL por filme. Mas isso também funciona.
<<
Sim, isso já está claro!
Isso significa, então, que na diluição 1+25 há o dobro de RODINAL do que na diluição 1+50. Por isso, posso revelar dois filmes.
Se eu quiser revelar cinco (ao mesmo tempo), preciso, segundo as contas, de 50 ml de RODINAL (10 ml por filme).
(A questão dos 10 ml não consta no manual de instruções do RODINAL. O cálculo é feito como o Sven descreveu e chega-se a 19 ml de concentrado por filme)
Para a rotação, é preciso menos. Os cálculos acima foram apenas exemplos.
O fato de eu sempre ter usado pouco menos de 500 ml de líquido total por filme se deve ao fato de que li uma vez que bolhas de ar podem se formar rapidamente e que seria melhor ter o recipiente cheio de líquido ao incliná-lo.
Não faço ideia se isso é verdade.
Obrigado pela dica de que não se deve agitar o RODINAL!
Até agora, eu sempre apenas inclinei o recipiente.
Pensei que, se fosse comprar um extensor, uma lata maior seria mais fácil de manusear ao rolá-la.
Sobre o Tanol, encontrei algumas coisas interessantes aqui no fórum (o que é um stain, etc.).
Obrigado.
Já encontrei o site da Moersch também.
Obrigado pela dica!
>>
O Tanol já se tornou meu revelador padrão. No entanto, é preciso observar que os filmes no Tanol (assim como na maioria dos outros reveladores) não atingem a sensibilidade prometida pelo fabricante. O Lucky SDH 400 chega a 250 ASA no Tanol.
<<
Aaargh..., agora o problema da sensibilidade levanta novas questões.
O que faço com meus Lucky expostos a ISO 400 se quiser experimentar o Tanol?
Provavelmente é melhor usar o D-76 indicado pela Lucky na embalagem.
Saudações e obrigado
Mehmet
CPD
Olá, Frank,
Existem opiniões muito divergentes sobre a agitação do RODINAL. Na revista Schwarzweiss Magazin, o Sr. Jangowski testou diversos reveladores, incluindo o RODINAL em diferentes diluições, e, em uma das vezes, também o agitou. As diferenças foram aparentemente mínimas, supostamente mesmo com diluições diferentes, o que, porém, NÃO coincide com minhas experiências. A propósito, eu continuo agitando, em parte com diluições fortes e, no final, com revelação quase estática. Pode ser que haja um pouco de superstição nisso, mas até agora isso não prejudicou meus filmes.
Os métodos de teste (imagem com faixa de contraste normal) já foram criticados no fórum Phototec. Mas, na verdade, é claro que se obtém resultados quase idênticos com reveladores adequados — trata-se, afinal, de um “ajuste fino”.
Vou testar o Tanol exaustivamente em breve; o que ouvi sobre ele até agora realmente despertou minha curiosidade.
Atenciosamente, CP
FrankJBeckmann
Oi,
A partir do “número de moléculas”, como você diz, calcula-se a quantidade mínima necessária de revelador. A diluição, por outro lado, também afeta a definição das sombras e o contraste da imagem revelada.
Com Tanol, seus negativos já expostos não ficarão ótimos. Você pode então realizar a exposição dos próximos rolos com um pouco mais de intensidade. Você pode revelar seus rolos com RODINAL.
Tchau
Frank
CPD
Olá, Mehmet,
O teu Lucky também terá 2-3 DIN a menos no RODINAL. As especificações da fabricante nas caixas de filme geralmente devem ser interpretadas com cautela. Não há como evitar fazer tuas próprias experiências, pois há fatores como o tipo do teu equipamento de ampliação, o teu ritmo de revelação, a tua lente e também o teu gosto pessoal, entre muitos outros, que influenciam o resultado. Tenta usar metade da sensibilidade e reduzir o tempo de revelação em 25% — assim, você vai chegar um pouco mais perto do resultado ideal e terá muito menos estresse na hora da ampliação. — Mas experimentar também é divertido.
Atenciosamente, CP
FrankJBeckmann
Oi,
Dá para aprender muito com o Martin, mas ele nem sempre é unanimidade. Muito depende do gosto pessoal e do conteúdo da imagem.
Tchau
Frank
MehmetCati
Olá,
>>
A partir do “número de moléculas”, como você diz, calcula-se a quantidade mínima necessária de revelador. A diluição, por outro lado, também afeta a definição das sombras e o contraste da imagem revelada.
<<
Opa, eu não sabia disso!
Até agora, sempre segui os valores padrão e fiz algumas experiências com os tempos de revelação. Eu também sabia da influência da agitação etc., mas quanto à diluição...
>>
Seu Lucky também terá 2-3 DIN a menos no RODINAL. As especificações da fabricante nas caixas de filme geralmente devem ser interpretadas com cautela. Não tem como evitar fazer suas próprias experiências, pois fatores como o tipo do seu equipamento de ampliação, seu ritmo de revelação, sua lente e também seu gosto pessoal, entre muitos outros, entram em jogo. Tenta com metade da sensibilidade e reduz o tempo de revelação em 25% — assim, vais chegar um pouco mais perto do resultado ideal e terás muito menos estresse na hora da ampliação. — Mas experimentar também é divertido.
<<
Já sei que é preciso experimentar. Mas preciso sempre de alguns pontos de referência (pontos de partida para as experiências).
Sou simplesmente muito “novo” na fotografia em preto e branco e, por isso, muito inseguro. Por isso, prefiro ouvir algumas experiências de outras pessoas e também seguir as orientações dos fabricantes.
Mas experimentar é tão divertido que essa é uma das razões pelas quais, desde setembro de 2004, fotografo 99% em preto e branco.
>>
Muito depende do gosto pessoal e do conteúdo da imagem.
<<
Sem dúvida!
Encomendei aqui na FOTOIMPEX meus primeiros Luckys, porque tinha lido que ele costuma sobreexpor e que não converte cores diferentes em tons de cinza.
Achei isso ótimo e quis simplesmente experimentar.
Depois, fui direto de férias para a Toscana e não tive oportunidade de fazer alguns “testes” com esse filme antes.
As características do filme indicadas me “cativaram” tanto que tirei uma grande quantidade de fotos de paisagens e também de cidades com suas ruelas usando o Lucky.
Estou curioso para ver como ficaram.
Mas, por enquanto, acho que vou revelar primeiro meus Turas, Cubes e SFXs e só depois começar com os Luckys.
Com os filmes acima, simplesmente acumulei mais experiência prática.
Ok, mais uma vez, muito, muito obrigado pela ajuda de vocês!
Atenciosamente
Mehmet
MehmetCati
Oi!
Para todos os interessados no Lucky:
Entrei em contato com a Tetenal para perguntar se eles poderiam informar os tempos de revelação do Emofin em pó para o Lucky 400 NEW ou para outro revelador da marca.
Aqui está a resposta, caso alguém se interesse:
>>
Prezado Sr. Cati,
não há tempos de revelação disponíveis para os filmes Lucky, nem para o Emofin nem para outros reveladores da nossa marca.
Em nossa avaliação, o tempo de revelação deve ficar entre 4 e 5 minutos.
Caso trabalhe com esses tempos, verifique se atinge a gradação 2 - 3. Se precisar da 4, o tempo deve ser prolongado; se estiver na 1, o tempo deve ser reduzido.
Atenciosamente,
TETENAL AG & CO. KG
Walter Buddelmann
Serviço Técnico
Tel.: ++ 49 (0) 40 - 521 45 273
Fax: ++ 49 (0) 40 - 521 45 132
mailto:walter.buddelmann@tetenal.com
http://www.tetenal.com
<<
Bem, então!
Atenciosamente,
Lucky Mehmet
FrankJBeckmann
Oi,
mais uma observação: as embalagens da Tura contêm filmes da Agfa.
Para experimentar com o Tanol, recomendo o FP4+ (80 ASA) e o HP5+ (200 ASA).
Tchau
Frank
MehmetCati
Oi!
Sim, o Tura P 400 deve corresponder ao Agfa Apx 400. É o que consta no catálogo da FOTOIMPEX.
Obrigado pela dica sobre o Tanol. Vou experimentar e realizar a exposição do HP 5 a 200 ASA.
Até agora, sempre adorei a combinação do pó Emofin com o HP5.
Estou realmente curioso para ver como fica com o Tanol.
Entretanto, substituí o HP5 pelo ADOX CHM correspondente. Dizem que é o mesmo filme.
Quantos rolos de filme dá para revelar com os 200 ml de Tanol?
Atenciosamente,
Mehmet
FrankJBeckmann
Oi,
O Emofin aumenta a sensibilidade do filme e produz um grão muito fino. Por outro lado, as imagens não ficam incrivelmente nitidas. O Tanol não aumenta tanto a sensibilidade do filme e não compensa tanto, mas os negativos ficam incrivelmente nitidos, além de terem um grão muito fino e serem muito detalhados.
O filme 35mm precisa de pelo menos 3 ml de cada um dos dois concentrados. Assim, você pode revelar 33 rolos com a embalagem.
Tchau
Frank
MehmetCati
Oi!
>>
O Tanol não tira tanta sensibilidade do filme e não compensa tanto, mas, em contrapartida, os negativos ficam incrivelmente claros, além de terem um grão muito fino e serem muito detalhados.
Um filme 35mm precisa de pelo menos 3 ml de cada um dos dois concentrados. Assim, você pode revelar 33 rolos com a embalagem.
<<
Obrigado pela informação.
Atenciosamente,
M.C.
Gast
Ah, isso já está claro!
Isso significa, então, que na diluição 1+25 há o dobro de RODINAL do que na diluição 1+50. Por isso, posso revelar dois rolos.
Se eu quiser revelar cinco (ao mesmo tempo), preciso, segundo as contas, de 50 ml de RODINAL (10 ml por filme).
(A questão dos 10 ml não consta no manual de instruções do RODINAL. O cálculo é feito como o Sven descreveu e chega-se a 19 ml de concentrado por filme)
Olá, Mehmet,
segundo meus cálculos, você chega a 19 ml para uma solução de 500 ml; não importa se você coloca um ou dois rolos na lata, já que a quantidade é essa. Isso só se torna relevante quando você fica abaixo da quantidade mínima devido a uma diluição muito alta. Normalmente, a diluição de um revelador é indicada de forma a ser suficiente. No entanto, é possível aumentar a diluição, especialmente no caso do RODINAL ou do HC-110, se você estiver buscando um resultado específico; nesse caso, é preciso prestar atenção à quantidade mínima, que não é indicada, e confiar nos valores empíricos que circulam. Você precisa de uma determinada quantidade para iniciar a reação. Caso contrário, também não seria possível reutilizar o revelador várias vezes, prolongando o tempo de revelação.
Atenciosamente, Sven.