Gast
;)
Oi!
Ainda sou novato na área do preto e branco, mas já tive algumas experiências com os filmes HP5, FP4, SFX, Cube 400c e Tri-X (reveladores preferidos: Emofin em pó e RODINAL).
Entretanto, experimentei alguns ADOX e Tura (400) e estou bastante satisfeito.
Agora tenho 12 Lucky SHD 400 submetidos à exposição e estou procurando algumas dicas sobre reveladores para esse filme.
Existem outros reveladores além do D-76 com os quais o filme “fica bom”?
Quem tem experiência?
Gostaria de saber os tempos de revelação – apenas como referência.
Até agora, tenho uma indicação sobre o RODINAL:
Em 1+50, 14-16 min.
Li em algum lugar que o Tanol é bom para o Lucky 100.
Só não sei o que é um revelador de manchas!
Alguém pode me explicar esse termo?
Mais uma pergunta de iniciante:
Tenho o sistema de tanques 1500 da Jobo para revelar filmes.
Na minha câmara cabem dois filmes.
Quando calculo a dosagem do revelador, as indicações são sempre para um filme.
No caso do RODINAL, por exemplo, 1+25 para um filme por tantos minutos.
Se eu quiser revelar dois filmes, devo calcular 1+12,5 para a solução (a lata de revelação comporta pouco menos de 500 ml) e usar o tempo indicado para um filme? Ou devo prolongar um pouco?
Se eu comprar a extensão adicional da Jobo, posso revelar um total de 5 filmes de uma vez. Devo simplesmente dividir a diluição indicada de 1+25 por 5 e usar o tempo como para um único filme?
O que preciso levar em consideração?
Com o Emofin foi muito simples:
1 l é suficiente para 15 filmes KB. Eu preparava 1 l conforme as instruções e, com 500 ml na minha câmara, revelava 7 filmes de cada vez.
Funcionou muito bem e sempre fiquei satisfeito.
Bem, espero que alguém possa me ajudar.
Muito obrigado desde já
Atenciosamente
mehmet cati
CPD
Olá, Mehmet,