Gast
Com o lançamento da linha ADOX, a FOTOIMPEX oferece filmes, reveladores e papéis para todos os tipos de fotografia.
O que me falta é um filme de 220. A Ilford não o produz mais desde que faliu. A Kodak tem apenas o Tri-X e alguns filmes coloridos na Europa. O Plus X não é comercializado na Europa.
No estúdio e em reportagens, o 220 é sempre uma vantagem, porque não é preciso trocar tão rapidamente.
A Efke não poderia conceber seu 100 com o dobro do comprimento?
Ou, além da Kodak, não há nenhuma fábrica no mundo capaz de fazer isso?
Guy Meurs
Diest
Bélgica
CPD
Também sinto falta do rolo de 220. No entanto, em outro fórum, um funcionário da Ilford revelou qual era a porcentagem de rolos de 220 entre os vendidos: o número foi desanimador, e dá para entender perfeitamente que, diante dessa baixa demanda, nenhum fabricante esteja mais disposto a oferecer esse formato. É uma pena, pois o rolo de 220 oferece vantagens realmente enormes.
Atenciosamente, CP
MirkoBoeddecker
...e, infelizmente, também enormes DESVANTAGENS.
Como nunca me canso de repetir: é incrivelmente difícil manter a qualidade dos filmes SEM que os parâmetros fotográficos caiam no abismo.
Apenas uma fábrica com enormes volumes de produção, da ordem de milhões de metros quadrados, pode arcar com os custos da síntese dessas substâncias químicas. Os novos filmes da Kodak são consideravelmente mais macios do que os antigos. Já posso imaginar o motivo. Na Ilford, o caminho a médio prazo certamente também apontará nessa direção.
Sem o papel protetor como “filme deslizante”, infelizmente existe a possibilidade de o filme 220 se riscar.
O papel protetor para filmes em rolo agora precisa ser fabricado por conta própria — a última fábrica desistiu.
Já temos dificuldade suficiente em evitar a entrada de luz nas bordas (por isso, agora também existem os recipientes pretos como proteção dupla). Com os filmes 220, isso é ainda mais crítico.
Além disso, tudo isso não vale a pena economicamente, pois existem poucas câmeras que podem usar esse tipo de filme e quase nenhuma nova está sendo fabricada. O mercado estaria, portanto, em declínio desde o início.
No entanto, ainda podemos fornecer o KODAK TRIX 320. Esse ainda está disponível no formato 220.
Com o ATM49, o filme também funciona muito bem para fotos de paisagens (na verdade, é um filme para fotos de casamento com curva de grayscale modulada).
Alguns grandes fotógrafos utilizam essa combinação e estão muito satisfeitos.
Atenciosamente,
Mirko
Gast
Olá, Mirko,
Mas não estou entendendo muito bem isso. Nem as placas de chumbo nem os filmes planos têm papel protetor, e mesmo assim não ficam arranhados.
Atenciosamente, CP
Gast
O Tri-X é uma boa alternativa, mas, como o Mirko mencionou, na verdade tem uma reprodução de tons de cinza mais fraca para retratos.
Também não é tão de grão fino assim.
Para minhas outras fotos, uso o 120 (ADOX 50 e 100). Este último é um excelente filme para retratos em estúdio.
No início dos anos 80, eu mesmo usei o formato de filme de 70 mm para reportagens de alta qualidade. Infelizmente, também não se fala mais nisso. É claro que isso também tem a ver com o fato de que poucos laboratórios podiam utilizar o revelador para revelar o filme.
Ou eu mesmo revelava os filmes coloridos nas minhas máquinas de revelação do minilab (Agfa e Fuji) e a cassete deixava de ser usada.
Mesmo com o filme colorido de 220, nem sempre era tão fácil revelá-lo em um minilab sem problemas. Na maioria das vezes, eu mandava revelar os filmes coloridos em um equipamento de revelação suspenso.
Guy Meurs
Diest
Bélgica
Gast
Olá, Guy,
Ainda dá para encontrar alguns itens em filme de 70 mm:
http://aerial.agfa.com/
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller...e.x=7&image.y=7
Só que é imprescindível revelar você mesmo ou encontrar um laboratório especializado no processamento de filme fotográfico para aviação.
Atenciosamente, CP
Gast
Olá, Guy,
Parece que a Foto-Hauck-Werbestudios, em Mannheim, também oferece filme de 70 mm. Dá uma ligada lá.
Atenciosamente
MirkoBoeddecker
A Maco está planejando lançar um filme de 70 mm com perfuração, baseado nos novos filmes da Rollei que estão atualmente em desenvolvimento.
Preço aproximado: 120 € / 30,5 metros.
No entanto, essa informação ainda deve ser considerada provisória ;-)
MirkoBoeddecker
@ CP:
Os filmes 35mm possuem uma perfuração, rolos de transporte e uma guia muito larga em relação à largura do filme.
No formato médio, a proporção é diferente (margem muito estreita) e o suporte do filme precisa “suportar” uma largura de filme significativamente maior, sem que o filme fique frouxo, encoste ou raspe em algum lugar.
Para isso, ele precisa de pressão sobre toda a superfície da janela de imagem por parte da placa de pressão.
Os filmes planos são cuidadosamente inseridos nas cassetes e retirados com o mesmo cuidado.
Isso é algo totalmente diferente do transporte em rolo sob tensão do filme para manter a planicidade e do enrolamento firme da bobina receptora sem incidência de luz.
Nesse caso, o filme precisa esfriar bastante.
É o que é, e essa é uma das razões pelas quais os microfilmes relativamente macios também não estão disponíveis em filmes em rolo...
No momento, porém, estamos experimentando moldagem por injeção de plástico rígido para melhorar os núcleos das bobinas. Talvez isso abra novos horizontes ;-)
Mirko
Gast
Olá,
Em um e-mail, o Maco — eu tinha entrado em contato com ele por causa de filmes de 70 mm com perfuração dupla — me indicou o endereço de uma empresa onde é possível mandar perfurar filmes de 70 mm (já que o Maco já tem alguns filmes sem perfuração à venda). Infelizmente, o preço é um pouco alto.
Se você não tiver os acessórios adequados, como carregador de filme e caixa de filme de grandes dimensões, não faz sentido usar o 70 mm: tive a sorte de conseguir comprar tudo isso, junto com um carregador Habla, por um preço bom há alguns anos (na época ainda havia o FP4 em 70 mm). Mas, apesar de suas vantagens inegáveis, quase não uso mais essas coisas; as quantidades mínimas exigidas são simplesmente grandes demais para mim e provavelmente vou vendê-las no eBay. Pena — mais uma oportunidade perdida. Enrola-se, como era possível na antiga Exakta, de cartucho a cartucho, podendo assim, com pouca perda de material, retirar a qualquer momento o filme parcialmente exposto ou realizar a exposição, no formato 6x6, cerca de 70 fotos seguidas, e nas Linhof 56x72, cerca de 53 fotos seguidas. Ótimo para viagens! Nos EUA, antigamente, havia até cartuchos já prontos. Mas tudo bem — nos sistemas operacionais de computador também não foi o melhor sistema que prevaleceu, e o mesmo aconteceu com o vídeo. Então, vamos comprar o que (ainda) pudermos — e espero que por muito tempo.
Atenciosamente, CP