MirkoBoeddecker
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
€
€
Você já colocou um rolo de filme plano em uma câmera de 35 mm?
Isso costuma causar emaranhamento do filme, mas com o ADOX CMS 20, você pode transferir a resolução de um filme de 4x5 polegadas com 100 ASA para um rolo de filme 35mm e, assim, superar facilmente a resolução de qualquer câmera digital em várias vezes.
Com o novo revelador ADOTECH III, isso ficou ainda mais fácil. Muitas melhorias foram incorporadas à terceira geração.
A supressão de manchas em grandes áreas cinzentas homogêneas foi aprimorada ainda mais, o que agradará especialmente aos usuários dos filmes em rolo e planos CMS 20 II.
A estabilidade foi significativamente melhorada. Assim, não é mais necessário reabastecer os concentrados abertos com água, o que elimina os cálculos complicados na preparação, e a solução de trabalho preparada agora pode ser armazenada por até quatro semanas. Dessa forma, não é mais necessário revelar sempre dois filmes ao mesmo tempo para aproveitar a capacidade total do revelador (4 filmes com 100 ml).
O ADOTECH III agora pode ser diluído de forma diferente para ajustar a quantidade de solução de trabalho aos diversos tanques.
Estamos entusiasmados com as inúmeras vantagens desta versão mais recente.
Nunca a fotografia de alta resolução foi tão fácil de manusear como com o ADOTECH III.
€
Até 1º de maio de 2016, os pacotes estão disponíveis pelo preço antigo (4 filmes mais produtos químicos pelo mesmo preço unitário que o pacote de 6 tinha anteriormente).
https://www.fotoimpex.de/?/adox-cms-20-ii-13536-pacote-de-4-uma-garrafa-de-ADOTECH-iii-100-ml-para-4-filmes em rolo.html
https://www.fotoimpex.de/?/adox-cms-20-rollfilm-4er-pack-plus-uma-garrafa-de-ADOTECH-iii-100-ml-para-4-filmes em rolo.html
€
PhilippeGrunchec
Olá, Mirko!
?
É possível revelar o Wephota FO5 no ADOTECH III como filme de meio-tom?
?
Desde já, muito obrigado
MirkoBoeddecker
Isso é possível, mas não vale a pena.
?
Atenciosamente,
€
Mirko
PhilippeGrunchec
Por que isso?
AntiLynd
só a minha opinião:
?
@Philippe: Mirko provavelmente está se referindo ao preço do ADOTECH, que é bastante alto em comparação com outros reveladores disponíveis para compra ou de fabricação própria – em relação aos resultados esperados.
?
No entanto, vejo isso de um jeito um pouco diferente: já há muito tempo me pergunto como os muitos adeptos do CMS20 aqui conseguem pagar pelas câmeras e lentes necessárias para usar esse filme (e, na minha opinião, também o Wephota) de forma sensata – e, por isso, acho que quem faz parte desse grupo dificilmente teria problemas em investir o equivalente a 16 centavos por foto na compra do revelador.
?
Portanto: experimente...
?
Boa sorte
Nils
MirkoBoeddecker
Já faz tempo que me pergunto como é que tantos adeptos do CMS20 conseguem comprar as câmeras e as lentes necessárias para usar esse filme (e, pelo que me diz respeito, também o Wephota) de forma adequada
?
Bem, uma boa Nikkor ou Rokkor dos anos 80 com abertura inicial de f/2 em uma FM2 ou FG20 antiga não custa nem 100 euros. Com isso, já dá para aproveitar 80% do filme 35mm (devido à difração nos tons de cinza, as resoluções se aproximam e o restante garante um contraste de detalhes de tirar o fôlego, dada a alta resolução de pares de linhas).
?
Muito mais importante é usar um tripé!
AntiLynd
Ah, tudo bem... Eu não sabia que lentes nessa faixa de preço já eram boas o suficiente para o CMS. Eu achava que seria preciso gastar muito mais. Mas, se me permitem ser um pouco exigente: uma câmera com espelho móvel e as vibrações que isso acarreta não seria exatamente a primeira coisa que me viria à cabeça para esse filme :)
Tandemfahren
Ah, então você vai ter que acionar o espelho antes, ou, Deus me ajude, investir numa Olympus 35SP ou algo do tipo e mandar fazer uma revisão no OM-Doktor. Ou uma coisa ou outra. Quem não viu, não acredita. Não dá para comparar com nenhum filme convencional, nem mesmo com o Tmax e similares.
Frank
AntiLynd
Todas as câmeras que ainda uso não têm espelho ou têm um espelho fixo. Por isso, se eu quisesse usar o CMS, não precisaria nem disparar antecipadamente nem comprar outra câmera de visor de medição.
€
Mas, de qualquer forma, eu não faço realmente parte do público-alvo do CMS. Sou antiquado. Para mim, (1) a tonalidade (e uma ampla margem de manobra para controlá-la) é mais importante do que a resolução pura (mais de 500 megapixels?) e penso que (2) se já estou carregando um tripé (ou seja, abrindo mão do verdadeiro ponto forte do KB, que é a espontaneidade), então posso muito bem usar formatos de filme maiores e aproveitar suas vantagens, imbatíveis até mesmo pelo CMS (nas áreas que são importantes para mim). Isso, é claro, não significa nada contra o CMS em si, que certamente é uma excelente câmera para documentários e, quando bem configurada, certamente também é a escolha certa para certas pessoas com certas prioridades no que diz respeito ao uso fotográfico.
MirkoBoeddecker
Para mim, (1) a tonalidade (e uma ampla margem de controle sobre ela) é mais importante do que a resolução pura
?
A faixa de exposição do CMS (ADOTECH III) é agora melhor do que a do Tmax. A curva é quase tão linear.
A controlabilidade, naturalmente, não é alcançada.
A ausência prática de granulação resulta em belíssimas superfícies planas e uma alta plasticidade de detalhes, mesmo que a resolução não seja aproveitada.
Também é divertido dirigir um Porsche quando se respeita o limite de velocidade. Não é preciso necessariamente levá-lo ao limite.
sputnik
€
<blockquote class="ipsBlockquote">
Para mim, (1) a tonalidade (e uma ampla margem de controle sobre ela) é mais importante do que a mera resolução
€
Também é divertido dirigir um Porsche quando se respeita o limite de velocidade. Não é preciso necessariamente levá-lo ao máximo.
?
</blockquote>
€
Comparação genial.
E o que resta de fascínio no CMS se eu não consigo apreciar — ou não consigo realmente usar — a mania dos megapixels, conhecida no mundo digital e, aos meus olhos, completamente absurda, associada à ausência de granulação?
De qualquer forma, vejo isso exatamente da mesma forma que o Nils e espero que muitos outros também vejam assim, para que os filmes clássicos continuem conosco no futuro.
Se eu quiser um visual digital, compro uma DSLR; se quiser experimentar, um kit de química; se quiser fotografar, Tri-X. :-)
Wolf_XL
... e encomendei o CMS nos tamanhos 135 e 120 e vou simplesmente experimentá-lo — assim, posso formar minha própria opinião e não preciso ficar dando palpites. É só manter as coisas simples... :-)
sputnik
É só manter as coisas simples... :-)
?
Exatamente. E o que é mais simples do que abrir o freezer para pegar aquilo que sempre te dá o que você quer? ;-)
?
O Irgendo tinha uma assinatura em um fórum que dizia: “Você já está fotografando ou ainda está testando?”. :-)
MirkoBoeddecker
De qualquer forma, concordo plenamente com o Nils e espero que muitos outros pensem da mesma forma, para que os filmes clássicos continuem a existir no futuro.
A comparação é desnecessária. A fotografia de alta resolução, como um nicho dentro de um nicho, certamente não pretende substituir os filmes em preto e branco comuns. É um enriquecimento.
Muito pelo contrário: se isso conseguir trazer os fãs de alta resolução de volta do digital para o analógico, isso gera faturamento para a máquina de moldagem e, assim, contribui para garantir o abastecimento geral.
TiMo
As pessoas que conheço e que gostam de usar o CMS (incluindo eu) não o utilizam diretamente por causa da alta resolução. Elas gostam da forma como o CMS reproduz as imagens. A resolução, é claro, contribui para a qualidade da imagem, mas não é o principal motivo para usá-lo (não somos do tipo que fica olhando cada pixel ou contando linhas).
TR
E o que resta de fascínio no CMS se eu não consigo ver graça alguma — ou não consigo realmente aproveitar — nessa mania dos megapixels, tão conhecida no mundo digital e, na minha opinião, completamente absurda, associada à ausência de granulação?
Para as minhas necessidades, isso faz sentido quando se fazem ampliações muito grandes (por exemplo, paisagens) e, assim, pode-se, por assim dizer, “entrar na imagem” — ou seja,
explorar detalhes minúsculos e bem definidos à distância. Para retratos, por exemplo, esse tipo de filme também não seria nada para mim.
highscore
Oi
?
Ótima discussão!
Eu também comprei esse rolo.
E por quê?
Boa pergunta.
Quero usar o rolo “Frei Hand”.
Em um dia ensolarado, com uma abertura de f/5,6 ou f/8, deve ser possível usar uma velocidade de 1/60 ou 1/125. Sem tripé.
Por um lado, em uma câmera 35 mm normal.
Por outro lado, em formato meio.
É claro que assim nunca vou atingir o limite do filme.
Mas ampliações de detalhes sem grãos ou com pouca quantidade de grãos, a partir de negativos que de outra forma seriam talvez banais, têm seu charme para mim.
E retratos nítidos, onde se pode ver cada poro da pele, são motivos bastante interessantes para mim.
Ah, sim, e fotografia de rua, quando os objetos se movem o mínimo possível.
?
Atenciosamente,
Highscore
sputnik
€
Se conseguirmos trazer os fãs da resolução digital de volta ao analógico...
€
... vou te indicar para o Prêmio Right Livelihood na próxima oportunidade. ^_^
AchimBauer
€
<blockquote class="ipsBlockquote" data-author="Mirko Boeddecker" data-cid="19631" data-time="1460917781">
<div>
€
Se isso conseguir trazer os fãs da alta resolução de volta do digital para o analógico, ...
</quote>
€
... vou te indicar para o Prêmio Right Livelihood na próxima oportunidade. ^_^
€
</div>
</blockquote>
Olá, Sputnik,
se você tivesse simplesmente escrito “Prêmio Nobel Alternativo”, eu não teria precisado procurar na Wikipedia.
€
Atenciosamente, Achim
€
PS.: Pode-se discutir sobre o sentido e o absurdo do CMS, bem como sobre o absurdo de usá-lo para fotos noturnas; eu experimentei e vou continuar usando, por quê? Porque dá para tirar fotos incríveis.
UdoH
Olá, Achim,
Você poderia falar um pouco mais sobre as fotos noturnas tiradas com essa câmera? Ou até mesmo mostrar alguma?
Obrigado e um abraço, Udo