CPD
Olá, pessoal,
Para minha grande alegria, descobri o Adox Microfilm no Catalogus maximus.
Qual é a sua sensibilidade? Pancromática “normal”, com sensibilidade reduzida ao vermelho, com sensibilidade aumentada ao vermelho? Dá para baixar a ficha técnica em algum lugar? — e, ele também existe em filme em rolo? Ou só mais tarde, ou nunca?
Atenciosamente, CP
MirkoBoeddecker
Infelizmente, por questões relacionadas à marca registrada, não posso comentar sobre isso.
No entanto, trata-se de um dos dois microfilmes conhecidos, que só nós cortamos em formatos fotográficos “normais”.
Atenção: esse filme existe em duas versões, e essa é a outra.
Infelizmente, o faturamento anual de 25 € não é suficiente para a elaboração de uma ficha técnica...
Os filmes em rolo requerem um suporte diferente, por isso não podemos cortá-los a partir de um suporte de filme plano.
Atenciosamente,
Mirko
CPD
Olá, Mirko,
Isso de 25 euros de faturamento era mesmo verdade?
Ainda me lembro muito bem do alvoroço que se fez quando o APX25 foi descontinuado e meu revendedor de fotografia me disse que eu era um dos poucos usuários desse filme, pelo qual agora se sentia tanta saudade. – Vale ressaltar que isso não aconteceu em algum lugar no meio do nada, mas sim em uma grande cidade.
Atenciosamente, CP
MirkoBoeddecker
Bem, para um filme de 25 ASA, já temos alguns clientes a mais.
Mas um microfilme com resolução tão alta que nenhuma lente do mundo consegue reproduzir nem de longe, com 12 ASA efetivos, mesmo com toda a magia da química, é praticamente o item mais exótico que temos no catálogo ;-)
Eu, pessoalmente, estou totalmente satisfeito com a resolução do ADOX/efke 50. Não preciso de mais resolução em filme plano e acho que a maioria de vocês pensa da mesma forma.
Atenciosamente,
Mirko
CPD
Olá, Mirko.
Você está, sem dúvida, certo, já que, no formato de filme plano, a resolução de um filme de 50 é suficiente (pode-se acrescentar que até mesmo a de um de 100) — pelo menos, em geral. Em outro tópico, eu mesmo me pronunciei sobre as desvantagens desses filmes técnicos, e o fato de que os “míseros” 12 ASA com um contraste um pouco mais alto ainda estão presentes; tive algumas experiências bem desanimadoras com o Technical Pan, que podem ser tranquilamente esquecidas: chega-se muito rapidamente a tempos de exposição do século XIX.
No entanto, esses filmes exóticos podem fazer todo o sentido. O ADOX Microfilm certamente não se tornará meu filme de uso diário e versátil, mas em algumas aplicações na fotografia de arquitetura, por exemplo, ele pode fazer todo o sentido.
Estou em Berlim esses dias, então vou dar uma passada aí. Espero que vocês tenham em estoque, certo?
Atenciosamente, CP
MirkoBoeddecker
Acabei de ver uma embalagem...