uworischki
O seguinte problema:
Preciso fazer reproduções de imagens em preto e branco para ampliações de grande formato (70 x 100 cm). Para isso, utilizo o Efke R 50.
Normalmente, revelo o R 50 em F09 1:40, por 10 minutos. Assim, obtenho negativos bem definidos com um contraste normal.
No entanto, preciso obter negativos com um contraste muito alto.
Se eu revelar o filme por mais tempo, obtenho uma densidade maior, o que gostaria de evitar; preciso apenas de um contraste mais alto.
Agradeceria muito se pudessem me dar algumas dicas!
Uwe
CPD
Olá,
bom, já que você tem o R09 — ele também pode ser usado como revelador de contraste (e também para revelar papel fotográfico) na diluição de 1:10. Você precisa testar o tempo de revelação; como ponto de partida, eu sugeriria um quarto do tempo da diluição de 1:40. Caso contrário, reveladores para papel também funcionam, talvez um pouco mais diluídos.
Presumo que você use filme 35mm. Se tiver a possibilidade de fotografar com filme plano, recomendo material ortocromático. Ele tem uma curva de contraste bem acentuada e você pode revelar à vista sob a luz vermelha da câmara escura (cuidado: a luz vermelha dá a impressão de contrastes mais altos do que os reais. Um truque do velho Beutler: leve uma boa impressão de calendário ou uma foto bem exposta e revelada para a câmara escura; assim você terá uma referência).
Atenciosamente, CP