PhilippReichmuth
Olá a todos,
por acaso ainda existe algum papel fotográfico panchromático disponível na Europa Central, além do papel Oriental-Panchro, que já foi descontinuado? Tenho um monte de negativos em filmes CN preto e branco com suportes coloridos e, por isso, tenho problemas frequentes com o controle de gradação quando uso papel ortocromático comum.
Que tipo de lâmpada de câmara escura preciso para papel pancromático? Luz vermelha provavelmente não serve.
Philipp
Gast
Olá, Phillip!
Como seus filmes são em preto e branco, você não precisa de papel pancromático; basta usar o de contraste fixo. É claro que, com a máscara laranja, o tempo de exposição será mais longo.
Você só precisa de papel pancromático se tiver negativos coloridos e quiser reproduzi-los corretamente em tons de cinza.
Varicontraste e pancromático não combinam, então a gradação fixa também não é uma desvantagem para você.
Oleksander
fotohuisrovo
O papel pancromático deve ser processado no escuro ou sob luz fraca de lâmpada de vapor de sódio.
Dependendo do tipo de filme preto e branco CN, pode-se usar o papel fotográfico clássico P&B (Ilford XP2) ou, melhor ainda, com um filtro neutro no papel colorido RA-4 (Kodak T-400CN). A máscara laranja do tipo Kodak também é muito mais forte.
Para o XP2, o melhor resultado é obtido com o E.I. em torno de ISO 250 e um revelador C41 padrão, com fotos em preto e branco na gradação 2,5-3. Todos os filmes cromogênicos apresentam um traço bastante suave.
Atenciosamente,
Robert
PhilippReichmuth
Olá, Oleksander, olá, Robert,
obrigado pelas informações.
Com papel de gradação fixa SW, o resultado com a XP2 é muito bom; com os Kodaks e Konica VX400 que costumo usar, o resultado é muito ruim ou nem dá certo. O suporte laranja dos filmes Kodak e Konica CN produz uma luz para a qual, pelo menos meu Fomaspeed, é praticamente cego.
Acho que não vou ter como evitar o uso de papel colorido...
Philipp