ChristinaJ
Existe papel fotográfico quadrado?
Quero dizer, por exemplo, para não gerar “desperdício de papel” nas ampliações de MF?
Muito obrigada e um abraço,
Christina
MirkoBoeddecker
Christina,
Podemos oferecer o Maco Multispeed em formatos especiais enquanto a Maco ainda tiver estoque ou até que a Tura volte a cortar e a Agfa volte a fornecer.
A desvantagem: o preço por metro quadrado é mais alto do que o dos formatos padrão — no fim das contas, você também pode comprar um papel maior e cortar uma tira de teste.
Isso é necessário de qualquer maneira — especialmente em fotos maiores.
Atenciosamente,
Mirko
FrankJBeckmann
Oi,
A Wephota também oferece alguns tamanhos especiais. Talvez valha a pena ligar para lá.
Tchau
Frank
MirkoBoeddecker
É verdade, eu tinha esquecido — é claro que também podemos fornecer isso, mas gostaríamos de avisar de antemão que, no caso da Wephota, é preciso ser bastante tolerante no que diz respeito à precisão das medidas e ao tipo de embalagem.
Em outras palavras: é certamente a forma personalizada mais econômica, mas não é indicada para pessoas exigentes, e a entrega é feita sob encomenda, sem possibilidade de troca.
Atenciosamente,
Mirko
FrankJBeckmann
Oi,
As embalagens da Wephota são um pouco incomuns, mas como eles mesmos fabricam o papel, podem fornecer praticamente qualquer tamanho. O atendimento por telefone também é muito simpático. E, até agora, eles sempre trocaram qualquer material com defeito que eu recebi. No entanto, os formatos especiais provavelmente não são muito baratos na Wephota.
Tchau
Frank
Gast
É claro que também dá para comprar papel em rolo e, com uma simples tesoura de corte (que se encontra no eBay por uma pechincha), cortar qualquer formato, incluindo quantas tiras de teste quiser e do tamanho que desejar.
Com dois rolos (20 e 30 cm), dá para obter os seguintes formatos (quadrado, 4:5, 2:3, 1:2,4):
14x20, 16x20, 20x20, 20x25, 20x30, 24x30, 30x30, 30x40, 20x48, 30x45, 30x72
e tudo sem desperdício...
Martin
mau
Eu corto o material em folhas usando uma cortadora de rolos. O desperdício não é um problema, já que, de qualquer forma, são necessárias tiras de teste. É claro que o material em rolo oferece maior flexibilidade.
FrankJBeckmann
E aí,
É preciso essa quantidade de tiras de teste? *surpreso*
Tchau
Frank
Gast
Olá, Christina, como você provavelmente não tem nada a ver com papel em rolo, tesouras de corte e coisas do tipo, há uma solução bem simples para o formato de papel que você deseja: a empresa ILFORD fabrica há muitos anos seu papel MGIV RC no formato 10x10 polegadas (25,4x25,4 cm) — talvez essa seja uma solução (mas, pelo que sei, não está disponível aqui na FOTOIMPEX).
Atenciosamente ;)
Quadratix
mau
O Frank parece conhecer bem o meu laboratório fotográfico, já que sabe quantas tiras de teste eu tenho. :-)
Na verdade, nem sequer são necessárias tiras de teste. Basta observar o negativo, estimar a densidade, escolher o filtro e o tempo, e colocar tudo no ampliador.............................................
FrankJBeckmann
Oi,
Quando se recorta cada cópia, gera-se uma grande quantidade de sobras. Por isso, fiquei surpreso ao saber que todas elas devem ser usadas como tiras de teste.
Concordo com você que (exceto para testar um novo papel ou revelador) não são necessárias tiras de teste. Se você consegue determinar as configurações necessárias apenas observando o negativo, você é realmente bom. Eu prefiro confiar em um medidor de luz.
Tchau
Frank