Olá a todos,
Gostaria de saber se é possível revelar o filme colorido Minox no processo C41 usando a caixa de revelação à luz do dia da Minox. Alguém já tentou isso? Os cerca de 50 ml de produtos químicos são suficientes e a temperatura consegue se manter constante o suficiente com essa quantidade reduzida?
Atenciosamente,
Marwan
Eu já fiz isso. Dá certo, mas se eu tiver que fazer isso de novo no futuro, provavelmente vou comprar um dos carretéis Jobo modificados.
Os 50 ml são suficientes, pelo menos com o kit Dilucolor que usei. Um filme Minox tem menos de 1/4 da área de um filme KB. E esse precisa de 140 ml na Jobo 1510. Portanto, 50 ml são mais do que suficientes.
A melhor maneira de manter a temperatura é colocar a lata até a “borda” em um banho-maria.
O mais difícil é movimentar o revelador. Com a bomba de termômetro, não se vai muito longe no C41. Encontrei uma vez em um fórum na internet a dica de usar um pouco mais de revelador e “bombear” com uma seringa, o que funciona muito bem. E se um pouco de revelador derramar, não importa, a lata está no banho-maria mesmo ;)
O tempo também é um fator importante: o tanque de luz natural demora uma eternidade para encher e esvaziar, se bem me lembro, algo em torno de 30 segundos para os 50 ml... É preciso levar isso em conta na revelação.